Garotinha inclui amigo com paralisia cerebral em desenho da família: “Eles se entendem no olhar”

Allice incluiu Vitor, que tem paralisia cerebral, no desenho que fez da sua família. Essa linda amizade floresce a cada dia e nos ensina sobre generosidade e acolhimento.


Garotinha inclui amigo com paralisia cerebral em desenho da família: “Eles se entendem no olhar” 1
PUBLICIDADE ANUNCIE

Gente, queremos contar a vocês uma linda história de amizade entre duas crianças especiais, Allice e Vitor, que tem paralisia cerebral, ambos de 4 anos.

Allice começou este ano a frequentar uma escola de educação infantil em Várzea Paulista (SP). Desde o primeiro dia de aula, ela chegava ansiosa para contar à mãe, Ana Paula Argenton, como foi o seu dia ao lado de Vitor. “Ela dizia, ‘mamãe, eu amo o Vitor’. E nos desenhos que ela acostumava fazer da família, começou a incluí-lo”, afirmou.

Ajude uma mãe que cuida de quatro filhos com paralisia cerebral

Até que um dia, finalmente, a mamãe Ana Paula foi apresentada ao Vitor e eis a surpresa: “Descobri que o Vitor era cadeirante, e que por ter paralisia cerebral, não andava e nem falava. Mas foi uma surpresa linda, saber que pelos olhos da minha filha não existem diferenças, mas muito amor e carinho pelo amiguinho”.

desenho família
Vitor já faz parte da família da Allice. Foto: Ana Paula Argenton/Arquivo pessoal
menina abraçando colega paralisia cerebral
É muito amor e carinho! Foto: Ana Paula Argenton/Arquivo pessoal
menina ao lado colega paralisia cerebral
Foto: Ana Paula Argenton/Arquivo pessoal

A Ana Paula atua como enfermeira no materno-infantil de um hospital, e disse que diariamente vê casos como o do Vitor e que muitas vezes essas crianças não são incluídas em atividades do dia a dia e em brincadeiras, e ver que a sua filha proporciona outra realidade para o Vitor, é um presente!

“O Vitor é muito experto, ele se expressa no olhar, no sorriso. Quando ele vê a Allice, já fica agitado. Acompanha ela com os olhinhos e brincam juntos. Ela não enxerga uma cadeira de rodas, sabe? Ela não questiona”, afirmou Ana Paula.

Ajude uma mãe que cuida de quatro filhos com paralisia cerebral

PUBLICIDADE ANUNCIE

“Foi a primeira vez que o convidaram para brincar”, disse a mãe do Vitor sobre essa linda amizade

A mãe do Vitor, Andrea Fazan, relatou que quando recebeu o desenho da Allice, ficou muito emocionada!

É simplesmente amor. O que me tocou muito é que ele estuda nesta escola desde os oito meses, mas ele nunca teve uma amizade assim, sabe? E quando a mãe dele o convidou para brincar, fiquei surpresa, pois nunca o convidaram para brincar. Eles nos abraçaram de uma maneira especial”, disse.

“O meu filho tem uma luz que não sei explicar. Ele não fala uma palavra, mas de tanto que ele se expressa, eu até esqueço que ele não fala“, acrescenta.

menina brincando colega paralisia cerebral
Amizade verdadeira! Foto: Ana Paula Argenton/Arquivo pessoal
menina brincando colega paralisia cerebral
Allice e Vitor se divertem juntos! Foto: Ana Paula Argenton/Arquivo pessoal

Ajude uma mãe que cuida de quatro filhos com paralisia cerebral

Quando a ficção imita a realidade: o curta “Cuerdas” é sobre a amizade entre uma garotinha e um menino com paralisia cerebral

A história do Vitor e da Alice parece que saiu do curta-metragem espanhol “Cuerdas”, do diretor Pedro Solís Garcia, que traduzindo significa Cordas. O cenário do filme é a amizade entre a pequena Maria com o seu colega Nicólas, que tem paralisia cerebral.

curta metragem Cuerdas linda história de amizade
Foto: Reprodução

Porém, o curta é inspirado na relação de carinho e amor entre os filhos do diretor. Inclusive, foi vencedor do Prêmio Goya 2014 na categoria “melhor curta-metragem de animação”.

Da mesma forma que a Allice e o Vitor nos ensinaram sobre igualdade, solidariedade e amor, e que somos todos iguais, o filme também nos traz esses valores. É lindo, vale assistir!

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

pai filha cantinho bambu prêmios programa tv

 

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar