Mãe comemora que filho autista foi à farmácia sozinho e relato viraliza


mae celebra conquistas filho autista ensina diagnostico nao fim
PUBLICIDADE ANUNCIE

Atravessar a rua, dançar numa festa, ir a uma farmácia, enfim, realizar todas essas ações, sozinho, sem depender de alguém, pode não significar tanto quando se tornam um hábito, mas para a Raphaella Jesus de Oliveira, 33 anos, de Serra, Espírito Santo, mãe do Davi de Oliveira Garcia, de 10 anos e autista, é motivo de muita celebração!

Recentemente, ela publicou em seu Instagram um relato muito emocionante sobre o filho ter ido à farmácia sozinho, enquanto ela o observava da varanda de casa emocionada. Ficamos tão tocados com o seu relato que decidimos conversar com a Rapha.

A publicação mexeu com muitas pessoas e, inclusive, ajudou outros pais de filhos com autismo, entendendo que o diagnóstico não é o fim!

[Aos 23 anos, o Julio, que tem autismo severo, precisa ser amarrado em momentos de crise. Também por falta de tratamento ele parou de falar há muitos anos e precisa de um acompanhamento em clínicas e psicoterapeutas. Queremos custear um tratamento pra ele e comprar moveis para a família em Fortaleza (CE) viver um pouco melhor. Contribua aqui.]

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar) em

“Mais uma vez, obrigada por todo esse carinho, esse repost de vocês com a história do Davi nos deu mais forças para seguir em frente, receber o carinho e palavras de amor de várias pessoas é gratificante”, relatou toda emocionada!

Diagnóstico

A Rapha nos contou que, há quatro anos, o Davi foi diagnóstico com autismo e que, diariamente, celebra as conquistas do filho. Uma delas é o diálogo. Até 2018 o Davi não conversava.

“Isso me deixava assustada, com medo, apreensiva em não saber o que se passava com ele enquanto estava na escola ou na casa da babá, ficava agoniada. A fala ainda é embolada, mas ele agora conta como foi o dia dele. E isso pra mim, é mais que uma vitória, é ter ganhado na loteria, mesmo sem jogar!”, disse.

mae celebra conquistas filho autista ensina diagnostico nao fim
Davi foi diagnosticado com autismo há quatro anos

Desafios

Ela contou também que a rotina deles é bem puxada, na semana, o Davi tem consultas com psicólogo, neuropsicólogo, fonoaudiólogo, entre outros, mas que tem aprendido e evoluído muito desde o diagnóstico.

“Os aprendizados são maravilhosos, ele tem ganhado mais independência e autonomia, isso é maravilhoso. Os desafios ainda são muitos, principalmente porque as terapias são em bairros diferentes, então, a correria para poder ir de um lugar para outro e chegar no horário é um pouquinho cansativo, mas o resultado é motivador.”

Na semana passada, a Rapha publicou mais uma conquista do filho: Davi foi com ela num chá de bebê, e além de se divertir, dançou!

“No meio do autismo isso é uma evolução muito grande, a criança sair da zona de conforto e se envolver com as coisas ao seu redor, estou completamente feliz com mais esse avanço na vida do meu Anjo Azul”, comemora.

Confira abaixo o vídeo do Davi só no passinho!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Davi O Garcia (@daviogarcia06) em

PUBLICIDADE ANUNCIE

‘Legoterapia’

Outra curiosidade que a Rapha nos contou é a relação do Davi com o Lego. Ele adora, fica entretido e se desenvolve através do brinquedo! A mãe costuma chamar de ‘legoterapia’.

“O Lego tem sido fundamental no desenvolvimento do Davi, ajuda muito na coordenação motora, no raciocínio lógico, na concentração, paciência e principalmente na fala. Toda vez que ele constrói algo, pergunto a ele o que fez, então, vou corrigindo os erros e estimulando o diálogo. Pergunto para que serve, vou elogiando e com isso dando mais motivos pra continuar a conversar”, explica.

mae celebra conquistas filho autista ensina diagnostico nao fim
O Lego tem sido fundamental para o desenvolvimento do Davi
mae celebra conquistas filho autista ensina diagnostico nao fim
Além de entreter, com o Lego ele desenvolve a criatividade e o diálogo
mae celebra conquistas filho autista ensina diagnostico nao fim
Raphaella costuma chamar de ‘legoterapia’ e Davi se diverte
mae celebra conquistas filho autista ensina diagnostico nao fim
O brinquedo ajuda o Davi na coordenação motora, no raciocínio lógico, na concentração, paciência e, principalmente, na fala

Ela contou também que é divorciada desde que o Davi tinha apenas dois meses de vida e que ele é o parceiro dela de aventuras e da vida. “Somos só nós dois, sou eu por ele e ele por mim”, disse ela.

mae celebra conquistas filho autista ensina diagnostico nao fim
Muito amor e cumplicidade entre mãe e filho

Acessibilidade

A Rapha aproveitou a entrevista para fazer um desabafo pela falta de informação sobre o autismo e como as pessoas e servidores públicos, no geral, estão despreparados para lidar com o assunto.

“Infelizmente, aqui no meu estado, a falta de informação e inclusão do autista ainda é muito grande. Nós que dependemos de transporte público passamos o maior sufoco em transportes lotados. Muitas das vezes, passamos as tardes inteiras em terapias, quando voltamos para casa, os ônibus estão sempre lotados, e mesmo mostrando a carteirinha do autista, eles fecham a cara e falam: ‘mas ele não tem cara de autista’”, lamenta.

“Hoje, liguei para Ceturb, informaram que irão abrir uma solicitação. Quando perguntei quais os quesitos para incluir o símbolo do autista, a atendente começou a fazer várias perguntas a respeito, perguntando qual linha eu mais utilizava. Informei quais eram e reforcei que era relativo, porque outras pessoas usam linhas diferentes, depois ela informou que depende também da quantidade de solicitações que tem.”

A Rapha compartilha diariamente em seu Instagram @daviogarcia06 as conquistas do filho. O diagnóstico não é o fim!

Leia também: Aluno com autismo escreve livro e dá exemplo de superação

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

mae celebra conquistas filho autista ensina diagnostico nao fim

crédito das fotos: Raphaella Jesus de Oliveira/Arquivo pessoal

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar