Com próteses 3D, médico resgata autoestima de pessoas que perderam partes do rosto

Desde 2002, o médico anaplastologista Paul Tanner vem usando uma mistura única de arte, ciência e tecnologia para fazer próteses faciais para pacientes que perderam partes do rosto devidos à doenças como o câncer ou a malformações congênitas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Combinando impressão 3D e técnicas convencionais, Paul já ajudou milhares de pessoas nos Estados Unidos e em outros 20 países.

As próteses são oferecidas pelo Huntsman Cancer Institute, da Universidade de Utah, que é especializado em próteses hiper-realistas.

View this post on Instagram

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A post shared by Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar)

Muitas vezes, a cirurgia pode reconstruir partes ausentes do rosto. Mas esse procedimento pode não ser a escolha certa para todos. Uma prótese facial leva menos tempo, custa menos dinheiro e tem menos riscos para a saúde do paciente.

Segundo Paul, uma prótese é útil de diversas maneiras. Primeiro, elas trazem a correção estética do rosto que foi alterada por alguma doença ou malformação, resgatando a autoestima dos pacientes.

View this post on Instagram

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A post shared by Paul Tanner (@paultanner_prosthetics)

Além disso, certas características faciais de um paciente voltam a funcionar como antes, um conceito médico conhecido como “função de restauração”.

Fantástico, né? ❤️

Trabalho minucioso

Paul Tanner cria próteses de aparência real que combinam com a cor e a textura da pele de cada paciente.

Esse serviço oferecido pelo Huntsman Cancer Institute usa impressão 3D para criar a forma ideal, de tamanho exato, da prótese necessitada.

“Nós nos encontramos com o paciente várias vezes para garantir que a prótese se encaixe e se pareça com ele ou ela. A prótese pode ser fixada no rosto usando cola, ímãs ou outros métodos”, explicou o anaplastologista.

“Se o paciente optar por obter uma prótese, voltará várias vezes para que possamos ajustar, projetar e finalizá-la. Nosso objetivo é fazer a prótese e o método de fixação que funciona melhor para o paciente”, complementou.

Tão realista que passa despercebida

Para Paul, a maioria das pessoas não presta muita atenção às características faciais mais minuciosas de outra pessoa. Logo, é raro que elas notem uma prótese bem feita. “Fazemos a prótese sob medida para combinar com a cor e a textura da sua pele o mais próximo possível”, explicou, acrescentando que elas ficam muito bem fixadas o dia todo, sem risco de cair.

O mais legal é que o paciente pode nadar e praticar esportes sem se preocupar.

prótese facial feita em impressão 3d

“A prótese fixa-se com muita força e geralmente não se desprende ao nadar ou praticar qualquer atividade esportiva”, garantiu o anaplastologista.

Olha que sensacional esse trabalho! 🤩

Imagina a qualidade de vida e a autoestima que ele traz de volta para as pessoas…

Anaplastologia

A Anaplastologia é uma área da Medicina bastante recente dedicada à criação de próteses realistas para pacientes que apresentam características ausentes ou deformadas devido a cirurgia, lesão ou defeitos congênitos.

Seu principal objetivo é reabilitar o paciente, inclusive por meio da substituição anatômica das regiões do corpo afetadas, possibilitando a recuperação funcional e estética, e devolvendo muita da auto-estima aos pacientes.

prótese facial feita em impressão 3d

O tratamento é cada vez mais utilizado como alternativa à reconstrução cirúrgica, quando o médico diagnostica que o procedimento é impossível para o caso.

A área de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) possui um setor especializado na confecção de próteses faciais.

prótese facial feita em impressão 3d

Fotos: Reprodução / Instagram: @paultanner_prosthetics

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,539SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Messi corta 70% do salário e anuncia ajuda para funcionários do Barcelona

Lionel Messi e seus companheiros de Barcelona aceitaram um corte salarial de 70% durante a pandemia de coronavírus. Além disso, o craque argentino anunciou em...

Nestlé usa borra de café para gerar 25% da energia total consumida em fábrica de SP

A unidade fabril da Nestlé localizada em Araras (SP), responsável pela produção de café solúvel da marca, e tem como subproduto a borra de...

Jovem do RN se forma em Medicina graças à mãe: ‘Fazia faxinas para me ajudar na faculdade’

Com a ajuda e apoio incondicional da mãe, que fazia faxinas para garantir a continuidade dos seus estudos na faculdade, a estudante Raiane Oliveira...

Pela primeira vez robô é usado para retirar um ‘tumor inoperável’ de menina de 6 anos

De todos os avanços que a tecnologia pode trazer para as nossas vidas, talvez na área da saúde seja um dos mais importantes e...

Estudantes em Divinópolis (MG) criam perfil para informar e acolher mulheres vítimas de violência: “Assunto nunca é falado nas escolas”

O ‘Moça, você não está sozinha’ mostra a mulheres vítimas de violência que do outro lado tem alguém para apoiá-las!

Instagram

Com próteses 3D, médico resgata autoestima de pessoas que perderam partes do rosto 2