Andador virtual e bengala com laser melhoram a vida de pacientes com Parkinson

Novas tecnologias estão melhorando a qualidade de vida de pacientes portadores de doenças graves, como o Parkinson, que provoca tremores e dificulta a coordenação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É o caso do andador virtual GaitAid, descoberto a partir de uma pesquisa realizada na NASA com pilotos de helicópteros. Os pacientes que testaram o andador tiveram uma melhora significativa, com apenas duas semanas de treino, e sessões diárias de cerca de 30 minutos.

Resumidamente, os óculos simulam um caminho virtual que coordena o ritmo da passada do paciente. Segundo os especialistas, o dispositivo reestrutura o funcionamento do cérebro para contornar as áreas afetadas pela doença de Parkinson.

Leia também: Medicamento revolucionário contra a doença de Parkinson chega ao Brasil

O advogado brasileiro Jayme Cavalcanti comprova os benefícios do andador virtual. “Depois de duas semanas de uso do equipamento, voltei a andar melhor”, diz ele, que treina meia hora por dia, sete dias por semana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Facilitar o dia a dia dos pacientes é fundamental, pois estamos longe da cura definitiva”, afirma o neurocirurgião Erich Fonoff, do Instituto de Psiquiatria do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP, e um dos maiores especialistas no tema.

Já a bengala LaserCane permite que o paciente dê passos mais longos, através de uma linha vermelha projetada no chão. “A pista visual incentiva o paciente a interromper os episódios de congelamento, aumentando, assim, o comprimento das passadas”, afirma a Dra. Carolina Souza, fisioterapeuta do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6 milhões de pessoas convivem com o Parkinson em todo mundo, e esse número deve dobrar em 20 anos, por causa do envelhecimento da população. Os dois equipamentos, o andador virtual e a bengala, são comercializados no Brasil pela Delta Medical.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,258,127SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Starbucks doará toda comida não vendida para pessoas necessitadas

Mais de 48 milhões de norte-americanos nem sempre têm o que comer: um a cada sete norte-americanos passa fome.

Coletivo desafia os brasileiros a repensarem a educação inclusiva no País

Você sabia que no Brasil 30% dos jovens entre 14 e 15 anos com alguma necessidade especial de ensino desistem da escola? Muitas vezes,...

Idoso de 81 anos retorna ao trabalho após meses de isolamento: ‘A gente tava morrendo de saudade do senhor’

No início desta semana, o Sr. Antônio, 81 anos, pôde voltar ao trabalho presencial na Drogaria Vila Guarani, em São Paulo (SP), após um...

No Pará, há mais de 40 anos existe um bloquinho infantil que homenageia os animais da Amazônia

Cada vez mais os blocos carnavalescos estão inovando e usando e abusando da criatividade, mas o que falar deste bloquinho infantil, do interior do...

Bombeiro que conversou em Libras com vítima de acidente pinta casa com alfabeto de sinais

Se ser bombeiro já é algo louvável, já que esta é uma profissão movida pelo desejo de salvar vidas, o brasileiro Walker Souza é...

Instagram