Andador virtual e bengala com laser melhoram a vida de pacientes com Parkinson

Novas tecnologias estão melhorando a qualidade de vida de pacientes portadores de doenças graves, como o Parkinson, que provoca tremores e dificulta a coordenação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É o caso do andador virtual GaitAid, descoberto a partir de uma pesquisa realizada na NASA com pilotos de helicópteros. Os pacientes que testaram o andador tiveram uma melhora significativa, com apenas duas semanas de treino, e sessões diárias de cerca de 30 minutos.

Resumidamente, os óculos simulam um caminho virtual que coordena o ritmo da passada do paciente. Segundo os especialistas, o dispositivo reestrutura o funcionamento do cérebro para contornar as áreas afetadas pela doença de Parkinson.

Leia também: Medicamento revolucionário contra a doença de Parkinson chega ao Brasil

O advogado brasileiro Jayme Cavalcanti comprova os benefícios do andador virtual. “Depois de duas semanas de uso do equipamento, voltei a andar melhor”, diz ele, que treina meia hora por dia, sete dias por semana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Facilitar o dia a dia dos pacientes é fundamental, pois estamos longe da cura definitiva”, afirma o neurocirurgião Erich Fonoff, do Instituto de Psiquiatria do Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP, e um dos maiores especialistas no tema.

Já a bengala LaserCane permite que o paciente dê passos mais longos, através de uma linha vermelha projetada no chão. “A pista visual incentiva o paciente a interromper os episódios de congelamento, aumentando, assim, o comprimento das passadas”, afirma a Dra. Carolina Souza, fisioterapeuta do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6 milhões de pessoas convivem com o Parkinson em todo mundo, e esse número deve dobrar em 20 anos, por causa do envelhecimento da população. Os dois equipamentos, o andador virtual e a bengala, são comercializados no Brasil pela Delta Medical.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,269,708SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Professora vibra com aluno autista participando pela primeira vez da aula de educação física

“Eu sei que ele tem potencial. Só que ele precisa ser estimulado”, afirma a professora de apoio do Thomas.

Casal mostra que a diferença de altura jamais foi uma questão para o amor deles

O amor não vê diferença de tamanho e quem disser o contrário é por que não conhece a história da Lívia Vasconcelos e do João...

Foto de policial confortando cavalo atropelado emociona a web

Semana passada, a foto de um policial americano abraçando uma égua ferida após ser atropelada por um caminhão em Houston, no Texas (EUA) comoveu a...

Porque toda mulher deve ser tratada com dignidade e respeito, mesmo quando puta

Jean Wyllys denuncia na Comissão de Humanos e Minorias a violência contra profissionais do sexo na cidade de Niterói, RJ. Assista ao vídeo:  

Estes ovos “fakes” de tartaruga marinha estão ajudando a quebrar o mercado ilegal

É impressionante tudo o que a tecnologia pode fazer por nós! Infelizmente ainda existem muitas pessoas que roubam os ovos de tartarugas marinhas para...

Instagram

Andador virtual e bengala com laser melhoram a vida de pacientes com Parkinson 3