Angela Merkel, líder alemã por 16 anos, se despede da política com música de ídolo punk dos anos 80

Após 16 anos à frente da Alemanha, Angela Merkel, 67 anos, deixou o cargo de primeira-ministra em grande estilo: ela pediu para a banda militar do país tocar “Du hast den Farbfilm vergessen” (Você Esqueceu o Filme Colorido, em tradução literal), da cantora Nina Hagen, símbolo do punk que fez sucesso nos anos 1980.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Angela conduziu a nação mais poderosa da Europa por diversas crises ao longo da década, tomando decisões polêmicas, elogiadas por alguns e criticada por outros, como ter acolhido milhares de refugiados da Síria e do Iraque que fugiram de seus países, tomados por conflitos e guerras sangrentas.

Angela Merkel, líder alemã por 16 anos, se despede da política com música de ídolo punk dos anos 80

Como mulher mais poderosa do mundo, a chanceler, carinhosamente chamada de “Mutti” (Mamãe, em alemão) era considerada a “líder do mundo livre”, por personificar uma frente que pregava valores democráticos em oposição a líderes avaliados como autoritários e pouco transparentes.

Antes de ingressar no mundo da política, Merkel conquistou o doutorado em Química com uma tese sobre química quântica e atuou como pesquisadora em uma universidade da antiga Alemanha Oriental, onde se inspirou a lutar pela democracia e princípios básicos de toda nação livre.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Despedida

Antes de entregar o cargo para Olaf Scholz, novo chanceler alemão, Angela participou de uma cerimônia com a banda militar local. Ela pôde escolher 3 canções, que foram tocadas pelos oficiais.

Todas elas foram lançadas em sua juventude, como “Du hast den Farbfilm vergessen” (1974), da ídolo punk Nina Hagen, uma das grandes vozes femininas da Alemanha Oriental antes da queda do Muro de Berlim.

Na canção, Nina reclama de seu namorado por ele ter trazido apenas um filme preto e branco para as suas férias, pois ela queria ver um filme colorido. A letra é uma crítica velada ao governo da época, que censurava os artistas com mão de ferro.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com o jornal “New York Times”, Merkel disse que a música a faz lembrar de sua adolescência. “Essa música foi um ponto alto da minha juventude, que, como todos sabem, aconteceu na República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), e, de fato, (a letra) se passa em uma região que era no meu antigo distrito eleitoral”, disse.

Ouça abaixo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Mensagem final

Em seu último discurso antes da transferência de poder, a chanceler defendeu a vacinação contra o novo coronavírus.

“Peço-lhe mais uma vez, com insistência, que levem a sério este pérfido vírus. A nova variante ômicron parece, precisamente, ainda mais contagiosa que as anteriores. Vacinem-se. Não importa se é uma primeira dose ou uma [dose de] reforço. Qualquer vacinação é útil”, disse.

Ao final, exaltou a democracia e a liberdade conquistada pelos cidadãos da Alemanha.

Aposentadoria

Questionada sobre sua aposentadoria, Angela Merkel disse que deseja fazer uma pausa em meio a tantos compromissos, e que só quer descansar.

Talvez eu tente ler algo, aí os meus olhos vão se fechar, porque estou cansada. Depois vou dormir um pouco, e depois vamos ver onde reapareço“, brincou. Para ela, é um momento de refletir sobre “o que realmente me interessa” – coisa que teve pouco tempo nos últimos 16 anos.

Fonte: Radio Rock
Fotos: Reprodução / Radio Rock

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,253,471SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Rapaz desempregado encontra jovem que lhe deu R$ 100 por engano no ônibus

Em um gesto de solidariedade, Jefferson Roberto Daniel, 24 anos, emprestou seu Bilhete Único a uma mulher que não tinha o cartão ou o...

Vítima perdoa homem que tentou matá-lo, paga advogado e hoje é seu amigo

O que pode demonstrar mais a empatia de uma pessoa por outra do que essa história? Em agosto do ano passado um homem foi...

Genro e sogra se unem, dão a volta por cima após perderem seus empregos e abrem restaurante juntos

Essa é uma bela prova de que a convivência entre genro e sogra não só pode ser boa, como também próspera. Depois de perderem...

Garoto de 10 anos viraliza ao jogar com volante de papelão e gamers famosos prometem doar acessórios

João Pedro tem 10 anos e como todo menino da sua idade, ele ama games! E foi sua paixão por um jogo que o...

Mulheres indígenas lançam Vinho de Mandioca em mercado de Santarém (PA)

Após anos estudando fora, na Universidade de Brasília, duas mulheres agricultoras e indígenas retornaram à comunidade onde nasceram para pôr em prática tudo aquilo...

Instagram