fbpx

Prefeitura de Curitiba proíbe carroças puxadas por animais


PUBLICIDADE ANUNCIE

Escrito por Débora Spitzcovsky, do The Greenest Post

Quem nunca presenciou a situação? Burros ou cavalos carregando pesadas cargas, no meio da rua, debaixo do sol, sem direito a água, sombra ou comida. Pelo menos em Curitiba, cenas como essa estão com os dias contados. A prefeitura sancionou lei que proíbe o uso de veículos de tração animal na cidade.

A fiscalização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que contará com o apoio da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito. O cidadão que for pego submetendo um animal a tais condições, esteja ele montado ou não no bicho, será autuado por maus-tratos e perderá a guarda do animal.

“Curitiba dá, mais uma vez, uma demonstração de inovação e sustentabilidade. Há situações, como esta dos animais, em que é preciso dar um basta e avançar. Esta lei é fruto da cidadania, da consciência e da mobilização da sociedade”, diz o prefeito da cidade, Gustavo Fruet, à Agência de Notícias Municipal.

PUBLICIDADE ANUNCIE

A única exceção a nova regra são os guardas civis e militares, que continuam tendo permissão para andar pelas ruas da cidade montados em cavalos. Alguém avisa que as bicicletas estão aí para isso?

A lei, que deve entrar em vigor em 90 dias, prevê ainda a criação de um grupo de trabalho que ajude a reinserir no mercado profissional as pessoas que, atualmente, dependem de transporte de tração animal para gerar renda, como por exemplo os catadores de papelão.

Curtiu? Outras capitais do Brasil, como Vitória e Recife, já possuem leis semelhantes. No entanto, o país ainda está longe de adotar uma proibição nacional, como aconteceu em Israel, o primeiro país do mundo a proibir carroças puxadas por animais. Quem sabe um dia chegamos lá?

LEIA TAMBÉM: 42 marcas de cosméticos do Brasil que não testam em animais

Para conhecer outras iniciativas inspiradoras, acesse o The Greenest Post! 🙂

PUBLICIDADE ANUNCIE

PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar