Aparelho inventado por mecânico diminui drasticamente os riscos na hora do parto

Mesmo com todos os avanços da medicina ao longo dos anos, o parto ainda é uma condição de risco para todas as mulheres. Principalmente para as que vivem em locais pobres com médicos que não tem acesso ao treinamento necessário para tal tarefa. Cerca de 90% das mães que perdem a vida durante o parto vivem nessas condições.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nesses casos, a lógica nos diz que pesquisas na área serão feitas para diminuir cada vez mais os riscos inerentes ao problema supracitado, certo? Não nesse caso.

odon2

Na Argentina, em 2006, um senhor muito simpático, pai de cinco filhos que chegaram ao mundo por cesariana, dono de uma oficina mecânica, almoçava com seus colaboradores. Um deles jurava que conseguia tirar uma rolha de uma garrafa sem quebrá-la. Na mesma noite, o senhor Jorge Odón acordou de madrugada e pensou: “e se a garrafa fosse um útero e a rolha um bebê?

Com isso na cabeça, Odón procurou um amigo engenheiro para contar sobre a ideia que teve. Carlos Modena, cético, perguntou ao amigo o que ele entendia sobre recém-nascidos ou partos em geral sendo um mecânico. Mesmo com dúvidas e incrédulo, Modena acompanhou Odón em uma visita a um obstetra. O médico, espantado, ficou maravilhado com a ideia de Odón e deu o aval para o início de uma sociedade para o desenvolvimento do produto.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Entre trocas de óleo, balanceamentos e ajustes de motor, os dois amigos fechavam-se no escritório para tentar tirar uma boneca de uma jarra de vidro. Com o tempo, encomendaram um útero de vidro a um artesão e prosseguiram com os testes, buscando cada vez mais aliados no campo médico.

Depois de muitas portas fechadas e “nãos”, os dois seguiram em direção a um evento da OMS (Organização Mundial da Saúde) em Buenos Aires. Depois de muita insistência, conseguiram conversar com o doutor Mario Merialdi, médico italiano responsável pela Equipe de Reprodução Humana da OMS.

O encontro, que demoraria 10 minutos, levou duas horas. Ao final da reunião, Merialdi tornou-se o principal apoiador da ideia do OdónDevice. O aparelho foi aprovado e passou a ser testado em 30 mulheres na Argentina. O próprio Odón supervisionou os partos e fez as alterações necessárias no dispositivo, que será produzido a um custo de U$ 50 pela norte americana BD (Becton, Dickinson andCompany).

odon5

Lista de benefícios

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O aparelho imaginado pelo mecânico e aprovado pelos médicos reduz absurdamente os números de incidência dos três principais fatores de morte materna durante o nascimento: hemorragia pós-parto, infecções de útero e parto obstruído. O OdónDevice limita o contato do bebê com as mucosas uterinas, diminuindo o risco de transmissão de doenças venéreas, como o HIV. Reduz também o número de cesarianas, procedimento caro e sem utilizado sem critério em países subdesenvolvidos.

A invenção feita para mudar a vida das pessoas começou mudando a vida de todos os envolvidos. Jorge Odón acabou por vender sua oficina ao filho e agora se reúne com médicos e cientistas do mundo inteiro. Com sua experiência de mecânico, Odón foi capaz de observar um problema com um ponto de vista completamente diferente do comum, gerando uma ideia inovadora e revolucionária.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=N-D8nt2EHQU”]

odon1

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 

odon4

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,500,572SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Conheça os fones de ouvido sustentáveis cuja bateria tem duração maior que 30 horas!

Os fones de ouvido Exodus são o primeiro lançamento da House of Marley em sua nova linha de produtos de áudio ecologicamente corretos. Confie em mim quando digo...

Vaquinha para motoboy humilhado bate mais de R$100 mil em menos de 24h

Todo mundo acordou ontem precisando engolir a seco a história do Matheus Pires, de Valinho (SP). Vivemos em um país onde ainda há muita indiferença...

Mãe e filha comemoram a construção de casa utilizando 5 mil garrafas de vidro recolhidas do lixo

Edna e Gabrielly, mãe e filha, trabalharam muito nos últimos seis meses para realizar um grande sonho: ter uma casa. Só que em vez...

Costa Rica é a primeira nação tropical a parar e reverter desmatamento

Após décadas de desmatamento, a Costa Rica continua a ganhar cobertura florestal e lucra com o uso inteligente dos recursos das florestas.

Empresária do DF é uma das finalistas de prêmio da ONU para mulheres empreendedoras

Agda Oliver tem uma oficina mecânica em Ceilândia (DF) e foi escolhida como uma das dez finalistas da 7ª edição do Empretec Women in...

Instagram