Início SOCIAL Voluntariado Com um aperto de mão, princesa Diana marcou a luta contra a...

Com um aperto de mão, princesa Diana marcou a luta contra a AIDS

Ontem, dia 31, fez 20 anos que a princesa Diana morreu em um trágico acidente de carro. Fatos como sua personalidade carismática e o uso de sua fama para o bem, fez o mundo relembrar essa data com diversas homenagens.


Aperte o play acima e entenda como a princesa marcou essa luta!

Desde o começo da semana, há dezenas de cartões e flores em frente ao palácio de Kensington, em Londres, lugar onde ela vivia.

Uma das causas que a princesa abraçou estava no auge na década de 80: a epidemia da Aids.

Não existia tantos recursos para o tratamento e nem informações suficientes sobre a transmissão e formas de prevenção, na época. Além disso, o preconceito contra soropositivos era enorme, o que fez a doença ganhar o título de “epidemia gay”.

Mas Diana foi pioneira e inaugurou a primeira clínica do Reino Unido em 1987 dedicada exclusivamente ao tratamento do HIV e da Aids. Na época, a imprensa questionou se a princesa usaria luvas para se proteger dos pacientes, pois muitos acreditavam que a doença era contagiosa ao toque, o que infelizmente levou muitos portadores do vírus ao isolamento.

Na inauguração, a princesa apareceu sem luvas, mas ficou surpresa com o que encontrou: todos os leitos da clínica estavam vazios, pois os pacientes estavam com medo de se exporem, devido ao preconceito.

O  enfermeiro John O’Reilly, que trabalhava na clínica, disse ao canal britânico BBC  que conseguiu convencer apenas um doente a encontrar a princesa, devido ao fato dele já estar próximo da morte. Mesmo assim, ele apenas deixou ser fotografado de costas.

“O HIV não faz com que seja um risco encontrar pessoas. Pode-se apertar suas mãos e abraçá-las, e eles precisam muito de um abraço”, declarou a princesa.

“Ela foi a primeira pessoa importante que estava disposta a apertar as mãos e tocar pessoas com HIV, algo que era considerado arriscado na época, disse Ian Green, CEO da fundação Terence Higgins, dedicada à luta contra o HIV.

“Esse gesto público desafiou a noção de que o HIV era transmitido pelo toque. A princesa Diana utilizou seu status para ajudar ao máximo as pessoas que viviam com HIV e nossa instituição beneficente. Às vezes, ela aparecia em nossas clínicas sem o acompanhamento da imprensa, apenas para passar algum tempo com as pessoas que estavam doentes”, completou.

O trabalho da princesa Diana ainda continua através do Diana Award, que homenageia pessoas que lutam pelo fim do estigma que ainda está associado ao HIV.

Via

[Nota da Redação]

Acreditamos que a tecnologia pode proporcionar momentos inesquecíveis, como a realização de assistir uma apresentação de balé ou viajar para a Espanha, tudo isso é possível através da realidade virtual. Assista a experiência que levamos a uma casa de repouso de São Paulo:

Dona Gilda relembra a época de costureira e reproduz o vestido do filme “E o Vento Levou” com a ajuda da realidade virtual. Assista!

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

980,168FãsCurtir
1,669,536SeguidoresSeguir
8,186SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Médico faz desenhos em curativos de crianças após cirurgias

O cirurgião pediátrico Robert Parry sempre tira um momento após uma cirurgia para garantir que uma cicatriz não seja a única lembrança duradoura do...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Passarinho deficiente ganha sapatinhos ortopédicos para caminhar sem dor

Um passarinho com deficiência foi resgatado pela equipe da ONG norte-americana California Wildlife Center (CWC) enquanto perambulava com bastante dificuldade pelas ruas. O pequeno nasceu...

Instagram