Aplicativo brasileiro que é o “Tinder da reciclagem” ganha prêmio de inovação em Paris

É impressionante como algumas ideias que parecem simples podem se tornar uma grande solução. Um aplicativo brasileiro – o Cataki, venceu o prêmio de inovação do fórum Netexplo, com cerimônia de premiação na sede da Unesco, em Paris.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O aplicativo une catadores de lixo independentes com cidadãos ou empresas que querem descartar materiais recicláveis, por isso é conhecido por ser o “Tinder da reciclagem”, já que permite um “match” entre os cidadãos e os catadores que estão mais próximos do local da coleta.

Este prêmio é concedido a projetos com maior impacto social e nos negócios. O grafiteiro e ativista Mundano, idealizador do aplicativo, disse que sua intenção é aumentar a renda dos catadores gerando, ao mesmo tempo, um super benefício ambiental. Desde que foi criado, em julho de 2017, mais de 300 catadores de mais de 30 cidades brasileiras já se registraram no aplicativo.

Através do app é possível ver o perfil dos catadores mais próximos e fazer uma ligação para combinar o horário e o local da coleta, bem como o preço do serviço. Uma maneira muito mais prática e ambos os lados saem ganhando.

Leia também: Policial descobre que colega é garoto que ela salvou há quase 20 anos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O app foi criado a partir de um conceito colaborativo que não demandasse muita tecnologia, pois se trata de uma população muito vulnerável que ainda sofre com a exclusão digital, então a intenção é justamente propor um contato real.

Cláudio é um catador de São Paulo e afirma que, desde que instalou o aplicativo em seu celular, não tem dado conta da demanda e por isso o app tem criado uma verdadeira rede colaborativa, da qual os catadores se indicam quando não podem realizar um serviço. Por enquanto, o serviço está mais estruturado em São Paulo e Recife, mas a ideia é espalhar para o Brasil inteiro!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações de São Paulo São

Fotos:  Deutsche Welle

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,843,411SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Corrente do Bem. Empresário viraliza história de homem que vende pão depois de ser demitido na pandemia

André Santos é um empreendedor no ramo de Treinamento Empresarial e recentemente compartilhou a história de Alan, que foi demitido na pandemia e começou...

15 Filmes que você não esperava que tivessem incríveis lições de vida

Existem muitas obras cinematográficas que estamos cansados de ver em listas dos melhores filmes motivacionais, concordam? Por isso, o Razões decidiu fazer um pouco...

Jovem fez 1000 pássaros de origamis e distribuiu a 1000 pessoas desconhecidas

A holandesa Marielle Coppes fez 1000 tsuru's coloridos e presenteou de forma aleatória 1000 estranhos pelas ruas, com o objetivo de fazer o dia...

Sobrevivente do Tsunami ficou na cidade devastada para salvar mais de 500 animais

O mundo assistiu como um forte terremoto e tsunami atingiu e devastou Fukushima , no Japão em 11 de março de 2011, mas desconhecem...

Morador de rua entra em restaurante para pedir esmola e sai de lá com emprego novo

A gente não sabe qual é a situação da pessoa. Alguns merecem uma segunda chance. Deus me abençoou, porque eu não posso abençoar outros?"

Instagram