Aplicativo brasileiro que é o “Tinder da reciclagem” ganha prêmio de inovação em Paris

É impressionante como algumas ideias que parecem simples podem se tornar uma grande solução. Um aplicativo brasileiro – o Cataki, venceu o prêmio de inovação do fórum Netexplo, com cerimônia de premiação na sede da Unesco, em Paris.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O aplicativo une catadores de lixo independentes com cidadãos ou empresas que querem descartar materiais recicláveis, por isso é conhecido por ser o “Tinder da reciclagem”, já que permite um “match” entre os cidadãos e os catadores que estão mais próximos do local da coleta.

Este prêmio é concedido a projetos com maior impacto social e nos negócios. O grafiteiro e ativista Mundano, idealizador do aplicativo, disse que sua intenção é aumentar a renda dos catadores gerando, ao mesmo tempo, um super benefício ambiental. Desde que foi criado, em julho de 2017, mais de 300 catadores de mais de 30 cidades brasileiras já se registraram no aplicativo.

Através do app é possível ver o perfil dos catadores mais próximos e fazer uma ligação para combinar o horário e o local da coleta, bem como o preço do serviço. Uma maneira muito mais prática e ambos os lados saem ganhando.

Leia também: Policial descobre que colega é garoto que ela salvou há quase 20 anos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O app foi criado a partir de um conceito colaborativo que não demandasse muita tecnologia, pois se trata de uma população muito vulnerável que ainda sofre com a exclusão digital, então a intenção é justamente propor um contato real.

Cláudio é um catador de São Paulo e afirma que, desde que instalou o aplicativo em seu celular, não tem dado conta da demanda e por isso o app tem criado uma verdadeira rede colaborativa, da qual os catadores se indicam quando não podem realizar um serviço. Por enquanto, o serviço está mais estruturado em São Paulo e Recife, mas a ideia é espalhar para o Brasil inteiro!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações de São Paulo São

Fotos:  Deutsche Welle

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,498,345SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Filhos ‘enganam’ mãe e realizam seu sonho de conhecer o Rio

Eles disseram para a mãe que estavam indo para São Luís (MA), mas desembarcaram no Rio de Janeiro.

25 animais morrendo de ciúmes e querendo atenção

Na relação entre casais, vez ou outra o ciúme aparece, ou mesmo até entre amigos e na nossa família. Mas não ache que isso...

Comida de graça: cidade britânica dá comida orgânica para seus moradores

Pequenas iniciativas podem mudar o mundo e elas acontecem diariamente! Um exemplo dessa máxima, publicada recentemente no Guia Viajar Melhor, é a pequena cidade da...

Mulher de 30 anos luta para adotar idosa de 67: ‘Ela ganhou um lar e eu, mais uma filha’

A copeira Gláucia Andressa, 27 anos, conheceu Cotinha, 67, no hospital onde trabalhava, mantido pela Beneficência Portuguesa de Araraquara. Ela foi acolhida pela instituição...

Os melhores Harlem Shakes

Para quem é ligado no que acontece no mundo online, com certeza já assistiu algum vídeo do Harlem Shake ou ouviu falar sobre esse...

Instagram