Aplicativo brasileiro que é o “Tinder da reciclagem” ganha prêmio de inovação em Paris

É impressionante como algumas ideias que parecem simples podem se tornar uma grande solução. Um aplicativo brasileiro – o Cataki, venceu o prêmio de inovação do fórum Netexplo, com cerimônia de premiação na sede da Unesco, em Paris.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O aplicativo une catadores de lixo independentes com cidadãos ou empresas que querem descartar materiais recicláveis, por isso é conhecido por ser o “Tinder da reciclagem”, já que permite um “match” entre os cidadãos e os catadores que estão mais próximos do local da coleta.

Este prêmio é concedido a projetos com maior impacto social e nos negócios. O grafiteiro e ativista Mundano, idealizador do aplicativo, disse que sua intenção é aumentar a renda dos catadores gerando, ao mesmo tempo, um super benefício ambiental. Desde que foi criado, em julho de 2017, mais de 300 catadores de mais de 30 cidades brasileiras já se registraram no aplicativo.

Através do app é possível ver o perfil dos catadores mais próximos e fazer uma ligação para combinar o horário e o local da coleta, bem como o preço do serviço. Uma maneira muito mais prática e ambos os lados saem ganhando.

Leia também: Policial descobre que colega é garoto que ela salvou há quase 20 anos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O app foi criado a partir de um conceito colaborativo que não demandasse muita tecnologia, pois se trata de uma população muito vulnerável que ainda sofre com a exclusão digital, então a intenção é justamente propor um contato real.

Cláudio é um catador de São Paulo e afirma que, desde que instalou o aplicativo em seu celular, não tem dado conta da demanda e por isso o app tem criado uma verdadeira rede colaborativa, da qual os catadores se indicam quando não podem realizar um serviço. Por enquanto, o serviço está mais estruturado em São Paulo e Recife, mas a ideia é espalhar para o Brasil inteiro!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com informações de São Paulo São

Fotos:  Deutsche Welle

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,638,512SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Em vídeo emocionante, jovem com paralisia nas pernas volta a andar

Vítima de erro médico, a estudante de fisioterapia publica vídeo em que volta a andar e emociona internautas.

Sertão de PE terá centro de cidadania LGBT e combate à homofobia

Sertão Pernambucano ganha seu primeiro Centro de Referência em Cidadania LGBT na Prevenção e Combate à Homofobia (CCH). Localizado no município de Belém do São Francisco o espaço...

Lei em Florianópolis proíbe cachorros de ficarem presos ou acorrentados

Os tutores devem pelo menos intercalar momentos em que o animal fica preso e solto.

Estudantes criam linha direta para levar conforto a idosos solitários

O período prolongado de quarentena e distanciamento social pode ser bastante solitário, e talvez ainda mais para os idosos. A ausência de visitas de familiares...

Operador de trator pede desculpa à mãe por ‘não ter virado doutor’ e vídeo viraliza

"Estamos aqui plantando e colhendo, trabalhando noite e dia, para levar o sustento para nossa casa e para a casa de vocês também. Então, tenho orgulho do que faço! É com emoção que falo, que amo o que faço. Não minto, falo de coração."

Instagram