Ícone do site Razões para Acreditar

Cientistas criam aplicativo de celular que pode identificar precocemente Alzheimer e TDAH

Cientistas criam aplicativo de celular que pode identificar precocemente Alzheimer e TDAH

Imagina só que incrível fazer um diagnóstico médico precoce em casa para identificar doenças, fazendo com que você possa mais rapidamente buscar orientação médica e iniciar o tratamento? Isso está cada vez mais próximo de se tornar real graças a um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA.

Eles desenvolveram um aplicativo de celular que usa a câmera de selfie para fazer a detecção de doenças como o Alzheimer e transtornos psicológicos, como o TDAH.

A solução ainda está em desenvolvimento, e utiliza a tecnologia presente em alguns celulares mais novos que possuem câmeras capazes de realizar reconhecimento facial.

Aplicativo experimental usa câmera frontal para detectar problemas neurológicos. Foto: Reprodução / YouTube

Essa tecnologia detecta o infravermelho e, junto com a câmera de selfie, é capaz de fotografar e fazer medidas das pupilas dos usuários.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Essa medida é um fator de diagnóstico importante para distúrbios neurológicos, utilizado também para medir o nível de consciência de pacientes em coma ou que sofreram traumas cranianos.

Hoje, esses exames são muito eficientes para diagnosticar precocemente os problemas neurológicos mais complexos que podem atingir adultos e idosos.

Com o aplicativo da Universidade da Califórnia, os exames detectam indícios de condições neurológicas como Alzheimer e Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) com maior facilidade.

Foto: Reprodução / YouTube

Apesar do nível de complexidade do app, ele é super intuitivo de usar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Seus primeiros testes contaram com a participação de idosos, que contribuíram dando feedbacks sobre o quão simples e intuitivo foi o uso. Para os próximos passos, os pesquisadores querem incluir pessoas com déficit cognitivo leve para atestar sua praticidade.

Passo a passo para fazer o exame (ainda não disponível em português). Foto: Reprodução / YouTube

De acordo com a Universidade da Califórnia, os experimentos têm demonstrado que o aplicativo foi bem sucedido na verificação das alterações pupilares.

“Também atingimos parâmetros próximos aos exames de diagnóstico de alto padrão utilizados atualmente”, comemoraram.

Como os primeiros resultados foram bastante animadores, os pesquisadores esperam que em breve essa nova tecnologia torne mais simples a detecção dos transtornos neurológicos, facilitando o tratamento precoce de milhões de pessoas!

Assista ao vídeo (com legendas automáticas em português):

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Bola Vip

Sair da versão mobile