Aplicativo ajuda deficientes visuais a identificar ônibus antes de embarcar

O quarteto Alberto Neto, Alexandre Nogueira, Risonaldo Moura e João Borges, estudantes do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA), criaram um aplicativo que auxilia deficientes visuais a identificar o itinerário dos ônibus antes de embarcar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os estudantes de Engenharia da Computação desenvolveram o app BusID durante a disciplina de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, oferecida pelos professores Deyvison Penha e Ronaldo Zampolo.

Durante as aulas, eles perceberam que existia uma carência de tecnologias assistivas para os deficientes visuais. Foi então que os estudantes decidiram aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula no desenvolvimento do aplicativo.

“Percebemos que os deficientes visuais em Belém têm bastante dificuldade para identificar, sozinhos, a linha do ônibus que está à sua frente, pois nem mesmo há sistemas de localização que os auxiliem nesta tarefa, como em algumas cidades do País, contribuindo, portanto, com o aumento de sua dependência e exclusão social”, disse Risonaldo ao site da UFPA.

aplicativo deficientes visuais ônibus

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O BusID identifica a linha do ônibus através da câmera do celular e fala em voz alta para o usuário, sem a necessidade de tocar na tela do aparelho ou em algum botão, e, o melhor de tudo, sem precisar de conexão com a internet.

Os desenvolvedores ressaltam que para funcionar corretamente, o número do identificador da linha deve estar visível e o usuário precisa estar a uma distância menor que 10 metros. Por enquanto, a base de dados do app conta com cerca de 98% de todos os ônibus da Região Metropolitana de Belém cadastrados.

Nas próximas atualizações do aplicativo, serão adicionadas as linhas de ônibus que restam com as letras, e não somente com os números, além de aprimoramentos na usabilidade para os usuários, conforme seus feedbacks, o lançamento de uma versão para iOS, e opções para outras cidades do País.

Abaixo, uma matéria que explica mais sobre o BusID:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos: Jornal Cultura/Reprodução

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

Relacionados

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

996,270FãsCurtir
1,935,921SeguidoresSeguir
9,479SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Magazine Luiza cria plataforma para autônomos venderem a própria mercadoria

O Magazine Luiza lançou hoje (31) o Parceiro Magalu, uma plataforma digital de vendas para ajudar micro e pequenos varejistas e profissionais autônomos a...

Pai adota 5 irmãos que viviam em abrigos diferentes para que não se separassem

Barreto diz que adotaria 10 crianças e adolescentes se tivesse condições.

Homem planta 152 milhões de árvores e refloresta manguezal sozinho no Senegal

Um homem aposentado plantou incríveis 152 milhões de árvores em um intervalo de 10 anos às margens do rio Casamansa, no Senegal. Plantando sem parar...

Idoso de 80 anos constrói trenzinho para cães que resgatou das ruas

Um idoso de 80 anos passa seu tempo livre operando o que provavelmente pode ser o trem mais divertido do mundo! O senhor Eugene Bostick...

USP cria ventilador pulmonar de baixo custo com tecnologia 100% brasileira

Cientistas da USP desenvolveram um protótipo de ventilador pulmonar emergencial capaz de ser produzido em massa para atender a demanda hospitalar de pacientes infectados...

Instagram