Aplicativo ajuda deficientes visuais a identificar ônibus antes de embarcar

O quarteto Alberto Neto, Alexandre Nogueira, Risonaldo Moura e João Borges, estudantes do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA), criaram um aplicativo que auxilia deficientes visuais a identificar o itinerário dos ônibus antes de embarcar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os estudantes de Engenharia da Computação desenvolveram o app BusID durante a disciplina de Computação Gráfica e Processamento de Imagens, oferecida pelos professores Deyvison Penha e Ronaldo Zampolo.

Durante as aulas, eles perceberam que existia uma carência de tecnologias assistivas para os deficientes visuais. Foi então que os estudantes decidiram aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula no desenvolvimento do aplicativo.

“Percebemos que os deficientes visuais em Belém têm bastante dificuldade para identificar, sozinhos, a linha do ônibus que está à sua frente, pois nem mesmo há sistemas de localização que os auxiliem nesta tarefa, como em algumas cidades do País, contribuindo, portanto, com o aumento de sua dependência e exclusão social”, disse Risonaldo ao site da UFPA.

aplicativo deficientes visuais ônibus

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O BusID identifica a linha do ônibus através da câmera do celular e fala em voz alta para o usuário, sem a necessidade de tocar na tela do aparelho ou em algum botão, e, o melhor de tudo, sem precisar de conexão com a internet.

Os desenvolvedores ressaltam que para funcionar corretamente, o número do identificador da linha deve estar visível e o usuário precisa estar a uma distância menor que 10 metros. Por enquanto, a base de dados do app conta com cerca de 98% de todos os ônibus da Região Metropolitana de Belém cadastrados.

Nas próximas atualizações do aplicativo, serão adicionadas as linhas de ônibus que restam com as letras, e não somente com os números, além de aprimoramentos na usabilidade para os usuários, conforme seus feedbacks, o lançamento de uma versão para iOS, e opções para outras cidades do País.

Abaixo, uma matéria que explica mais sobre o BusID:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos: Jornal Cultura/Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Aplicativo ajuda deficientes visuais a identificar ônibus antes de embarcar 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,086,867SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Golden não desgruda de bebê e fotos encantam a web; veja ensaio

Se ainda restava alguma dúvida, saiba que o cachorro é, de fato, o melhor amigo do homem, neste caso, de uma bebê! 🥰 Desde que...

Idoso socorre cãozinho atropelado em carrinho de mão: andou 1 km debaixo do sol quente

O aposentado caminhou um quilômetro da sua casa ao hospital veterinário.

Chris Evans aparece em reunião de turma de colégio e surpreende antigos colegas

Enquanto Vingadores: Ultimato continua batendo recordes, atingindo em três semanas US$ 2,5 bilhões (R$ 10 bilhões) nas bilheterias mundiais, Chris Evans, o Capitão América,...

Como dizer “Eu te amo” em 100 idiomas

Está rolando um vídeo na web muito bacana, onde um site chamado memrise, que mostra como se diz "Eu te amo" em 100 idiomas. O mais...

Neto faz desenhos para avó analfabeta achar números de telefone

O espanhol Pedro Ortega tinha 11 anos quando começou a fazer desenhos para sua avó identificar o dono ou a dona do telefone marcado na agenda.

Instagram

Aplicativo ajuda deficientes visuais a identificar ônibus antes de embarcar 4