Aplicativo convida pais a criarem histórias com os filhos

Se você gosta de gosta de ler histórias para crianças e também adora ouvir histórias contadas pelos pequenos, então precisa conhecer aplicativo gratuito Inventeca. Ele traz dois livros ilustrados e animados sem textos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O aplicativo, da empresa de tecnologia Storymax, faz jus ao nome. O usuário pode criar uma história e gravar o áudio de cada página. Depois, é só salvar o arquivo com o nome da história narrada e do autor para ouvir quando quiser.

A fundadora da Storymax, Samira Almeida, afirma que a ideia é estimular a imaginação das crianças, principalmente das mais novas, até 10 anos.

“Os mais novos chegam com o livro e dizem que vão ler para mim. Eles contam uma história diferente do que está escrito. Tem um exercício de adivinhação a partir do que estão vendo”, disse Samira ao PorVir.org.

aplicativo convida pais criarem histórias filhos
Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Isso é natural na criança. Ler as imagens vem antes do texto. Quando começam a ser alfabetizados, passam a deixar de ler a imagem. Eles têm até um pouco de vergonha de ler os livros que têm menos texto. A leitura das imagens não deveria ser desvalorizada”, acrescenta.

Outra razão para criar o aplicativo é o incômodo que ela sente ao ver que os adultos usam celulares e tablets para distrair as crianças. Ela queria uma experiência que os adultos e as crianças pudessem aproveitar juntos.

aplicativo convida pais criarem histórias filhos
Divulgação

É uma atividade que chama para a atividade do pai com o filho, do professor com o aluno. As pessoas desenvolvem intimidade com o filho. Gera assunto. Se a criança criar a história sozinha, ela também pode mostrar o que fez”, conta Samira.

Como funciona?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Disponível para dispositivos Android e iOS, o Inventeca foi produzido com o apoio do Ministério da Cultura, é gratuito e simples de usar. Ao entrar, o usuário encontra uma estante de livros com duas histórias. Ele escolhe uma delas e entra na primeira tela. Na página ilustrada, há um botão vermelho, para gravar o áudio. Dá para criar várias versões da mesma história. Para apagar, é só colocar o dedo sobre a história por alguns segundo, e clicar no “x”.

Assista ao vídeo abaixo:

crédito da foto de capa: Carlos Pupo/Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Irmãos separados quando eram bebês recém-nascidos se encontram após 50 anos

Cerca de cinquenta anos após serem separados quando eram bebês, três irmãos biológicos que foram adotados por famílias diferentes se reencontraram nesta semana. De acordo...

Homem envia SMS sobre o nascimento do filho para nº errado e recebe linda surpresa de desconhecidos

Uma amizade verdadeira muitas vezes pode nascer de uma confusão! Nos Estados Unidos, Cason Knox estava tão feliz com o nascimento de seu filho,...

Comunidade faz ‘Desafio do Lixo’ e limpa córrego próximo a Goiânia (GO)

Moradores de uma ecovila recolheram sacos e mais sacos de lixo.

Mesmo correndo risco de vida, mãe doa parte do fígado e salva filho de 6 anos

Claire DeStratis, 33, de Victoria, Austrália, arriscou a própria vida ao fazer uma cirurgia de transplante de fígado em uma tentativa de salvar seu...

Comunidades indígenas do México criam sua própria rede de telefonia móvel

Comunidades indígenas de cinco estados mexicanos desafiam grandes empresas de telefonia: ligações e mensagens gratuitas!

Instagram

Aplicativo convida pais a criarem histórias com os filhos 2