Aplicativo convida pais a criarem histórias com os filhos

Se você gosta de gosta de ler histórias para crianças e também adora ouvir histórias contadas pelos pequenos, então precisa conhecer aplicativo gratuito Inventeca. Ele traz dois livros ilustrados e animados sem textos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O aplicativo, da empresa de tecnologia Storymax, faz jus ao nome. O usuário pode criar uma história e gravar o áudio de cada página. Depois, é só salvar o arquivo com o nome da história narrada e do autor para ouvir quando quiser.

A fundadora da Storymax, Samira Almeida, afirma que a ideia é estimular a imaginação das crianças, principalmente das mais novas, até 10 anos.

“Os mais novos chegam com o livro e dizem que vão ler para mim. Eles contam uma história diferente do que está escrito. Tem um exercício de adivinhação a partir do que estão vendo”, disse Samira ao PorVir.org.

aplicativo convida pais criarem histórias filhos
Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Isso é natural na criança. Ler as imagens vem antes do texto. Quando começam a ser alfabetizados, passam a deixar de ler a imagem. Eles têm até um pouco de vergonha de ler os livros que têm menos texto. A leitura das imagens não deveria ser desvalorizada”, acrescenta.

Outra razão para criar o aplicativo é o incômodo que ela sente ao ver que os adultos usam celulares e tablets para distrair as crianças. Ela queria uma experiência que os adultos e as crianças pudessem aproveitar juntos.

aplicativo convida pais criarem histórias filhos
Divulgação

É uma atividade que chama para a atividade do pai com o filho, do professor com o aluno. As pessoas desenvolvem intimidade com o filho. Gera assunto. Se a criança criar a história sozinha, ela também pode mostrar o que fez”, conta Samira.

Como funciona?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Disponível para dispositivos Android e iOS, o Inventeca foi produzido com o apoio do Ministério da Cultura, é gratuito e simples de usar. Ao entrar, o usuário encontra uma estante de livros com duas histórias. Ele escolhe uma delas e entra na primeira tela. Na página ilustrada, há um botão vermelho, para gravar o áudio. Dá para criar várias versões da mesma história. Para apagar, é só colocar o dedo sobre a história por alguns segundo, e clicar no “x”.

Assista ao vídeo abaixo:

crédito da foto de capa: Carlos Pupo/Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,429,587SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Senhor de 69 anos que vive de aluguel já construiu 24 casas para pessoas carentes

Ele poderia construir sua própria casa, mas preferiu ajudar os mais necessitados.

Como seria estar por trás dos olhos de um autista?

"O autismo me prendeu dentro de um corpo que eu não posso controlar" - conheça a história de Carly Fleischmann, uma adolescente que aprendeu...

Este bebê estava com tanta pressa de vir ao mundo que nasceu no corredor do hospital

Se algumas mulheres possuem histórias de parto demoradas e doloridas, podendo ficar em trabalho de parto por mais de 24 horas, outras têm a...

[VÍDEO] Essa cadela que espera o lixeiro chegar para brincar é só amor!

Me fala se existe amizade mais sincera do que a de um cachorro com uma pessoa? Essa história vai encher seu dia de alegria...

Vídeo mostra que um ato de carinho cria uma onda de bondade sem fim

Como diz aquele sábio ditado, “a gente colhe o que planta”. Se plantamos ódio, colhemos o ódio. Mas, se plantamos amor, colhemos o amor...

Instagram