Aplicativo convida pais a criarem histórias com os filhos

Se você gosta de gosta de ler histórias para crianças e também adora ouvir histórias contadas pelos pequenos, então precisa conhecer aplicativo gratuito Inventeca. Ele traz dois livros ilustrados e animados sem textos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O aplicativo, da empresa de tecnologia Storymax, faz jus ao nome. O usuário pode criar uma história e gravar o áudio de cada página. Depois, é só salvar o arquivo com o nome da história narrada e do autor para ouvir quando quiser.

A fundadora da Storymax, Samira Almeida, afirma que a ideia é estimular a imaginação das crianças, principalmente das mais novas, até 10 anos.

“Os mais novos chegam com o livro e dizem que vão ler para mim. Eles contam uma história diferente do que está escrito. Tem um exercício de adivinhação a partir do que estão vendo”, disse Samira ao PorVir.org.

aplicativo convida pais criarem histórias filhos
Divulgação

“Isso é natural na criança. Ler as imagens vem antes do texto. Quando começam a ser alfabetizados, passam a deixar de ler a imagem. Eles têm até um pouco de vergonha de ler os livros que têm menos texto. A leitura das imagens não deveria ser desvalorizada”, acrescenta.

Outra razão para criar o aplicativo é o incômodo que ela sente ao ver que os adultos usam celulares e tablets para distrair as crianças. Ela queria uma experiência que os adultos e as crianças pudessem aproveitar juntos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

aplicativo convida pais criarem histórias filhos
Divulgação

É uma atividade que chama para a atividade do pai com o filho, do professor com o aluno. As pessoas desenvolvem intimidade com o filho. Gera assunto. Se a criança criar a história sozinha, ela também pode mostrar o que fez”, conta Samira.

Como funciona?

Disponível para dispositivos Android e iOS, o Inventeca foi produzido com o apoio do Ministério da Cultura, é gratuito e simples de usar. Ao entrar, o usuário encontra uma estante de livros com duas histórias. Ele escolhe uma delas e entra na primeira tela. Na página ilustrada, há um botão vermelho, para gravar o áudio. Dá para criar várias versões da mesma história. Para apagar, é só colocar o dedo sobre a história por alguns segundo, e clicar no “x”.

Assista ao vídeo abaixo:

crédito da foto de capa: Carlos Pupo/Divulgação

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

985,714FãsCurtir
1,746,729SeguidoresSeguir
8,569SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Bióloga que salvou Arara Azul da extinção vira personagem da Turma da Mônica

Na última terça-feira (11), foi celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Para comemorar a data, a Mauricio de Sousa Produções...

Fábio Assunção dá a volta por cima um ano depois de virar ‘piada’ no Carnaval

É impressionante o quanto as coisas podem mudar em apenas um ano, né? Olha o caso do ator Fábio Assunção, 48 anos. No Carnaval do...

USP retira coágulo de artéria no cérebro e devolve movimentos a vítimas de AVC

Cientistas adjuntos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto desenvolveram uma técnica eficaz na redução de quase a totalidade...

Juiz vai até a casa de idosa para lhe conceder aposentadoria

Um  caso incomum aconteceu há alguns meses, onde um juiz foi até a casa de uma senhora de 100 anos para conceder aposentadoria a ela. O...

Neto faz “antes e depois” e homenageia avó em seu aniversário de 99 anos

A homenagem de um neto para sua avó no dia do seu aniversário de 99 anos comoveu as redes sociais nesta quinta-feira (13). Iury Neto,...

Instagram