5 aplicativos sustentáveis que vão te incentivar a ter um estilo de vida mais consciente

O aumento do nível de consumo e a facilidade com que a maioria das pessoas possui em fazer de seus bens itens descartáveis, é um dos fatores que contribuem para problemas atuais do mundo, como as crises financeiras, a diminuição dos recursos naturais e as mudanças extremas climáticas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Existem dados de que mesmo com peças sendo doadas, cerca de 84% delas são jogadas fora, o que gera quase 13 milhões de toneladas de lixo, apenas em têxteis, segundo  estudo feito pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

A sociedade do consumo incentiva a adquirirmos coisas que não precisamos.

Apesar dos dados assustadores, existem soluções simples que podem ajudar . Uma delas é o uso de aplicativos criados com o propósito de incentivar um estilo de vida mais consciente e diminuir o impacto pessoal no ambiente.

Tais aplicativos ajudam a população a se conscientizar sobre os impactos ambientais, demonstrando que pequenas mudanças em nossos  hábitos são possíveis e que podem fazer uma grande diferença para o bem comum. Um aumento na conscientização sobre os danos ambientais e as repercussões do consumo exagerado é necessário para que possamos preservar o que temos e garantir que as futuras gerações também possam desfrutar do nosso planeta Terra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segue uma lista dos top 5 aplicativos que incentivam um estilo de vida mais sustentável.

Skina:

O Skina nasceu com um propósito: aproximar compradores e vendedores que estão por perto. Sob o lema “Olhou pro lado, negócio fechado!”, o Skina se destaca pelo uso da tecnologia de geolocalização e busca incentivar uma nova forma de consumo, reciclando bens e estreitando laços entre comunidades. Recentemente, passou a aceitar a venda por meio de cartão de crédito como forma de inovar e facilitar ainda mais as transações entre seus usuários. Hoje, já são mais de 5 milhões de downloads de pessoas que, mesmo sem saber, fazem parte de uma rede de colaboração e de um consumo mais consciente.

Tem Açúcar:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Reprodução Facebook

Tem Açúcar é uma plataforma que facilita o compartilhamento de coisas entre vizinhos! O app busca estimular a colaboração, a camaradagem e o senso de comunidade. O objetivo do Tem Açúcar é resgatar o hábito de bater na porta do vizinho para pedir uma xícara de açúcar. E app dá uma mãozinha pra que seja possível bater em várias portas em questão de minutos. Pegar algo emprestado e emprestar suas coisas é uma ótima maneira de economizar dinheiro, agir de forma sustentável e quebrar o gelo na hora de conhecer os vizinhos #ficaadica Ah! E a ajuda é incondicional, você não tem que dar nada em troca e nem pagar por isso, tipo aquele ditado: gentileza gera gentileza.

Bla Bla Car:

Reprodução Internet

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A BlaBlaCar conecta condutores que fazem viagens de longa distância a passageiros indo para o mesmo destino. Eles viajam juntos e dividem os custos do trajeto. Cada passageiro faz uma contribuição justa pelo seu assento e o condutor não obtém lucro. O serviço está disponível no endereço www.blablacar.com.br e em aplicativos para iPhone e Android. Além disso, passageiros e condutores se avaliam mutuamente após a viagem. Os membros declaram no seu perfil se são ‘Bla’, ‘BlaBla’ ou ‘BlaBlaBla’ de acordo com sua disposição em conversar durante a viagem, daí vem o nome BlaBlaCar.

 Roupa Livre:

O Roupa Livre conecta iniciativas e pessoas que buscam uma relação mais consciente, carinhosa e cuidadosa com o que vestem. O aplicativo, é baseado no seguinte proposta: a gente não precisa de roupas novas, a gente precisa de um novo olhar. As fundadoras ressaltam que já existem roupas prontas para várias gerações nesse mundo. Pra fazer uma calça jeans, a gente gasta dez mil litros de água. Diariamente toneladas de sobras de tecidos são jogadas fora. E muitas pessoas são exploradas no processo de produção desenfreada de roupas. Isso não quer dizer que é preciso deixar de se sentir bem e confortável com o que vestimos. Dá pra ter estilo próprio sem prejudicar as pessoas e o planeta, e criar uma nova relação com sua guarda-roupa.

GoodPeople:

O GoodPeople é um app para conectar talentos e oportunidades complementares. Os usuários podem cadastrar seu perfil com os talentos que têm (profissionais ou não) e também podem publicar os projetos que precisam de talentos complementares. Gratuito para iOS e Android, o GoodPeople também oferece uma solução de grey label para empresas que queiram incentivar o intraempreendedorismo, ou seja, permitir que pessoas se juntem para criar alguma solução inovadora dentro da própria empresa.

Bora combinar tecnologia com sustentabilidade?

Veja mais:

Suecos ganham shopping que só vende produtos de segunda mão

Programa recicla esponjas de cozinha e transforma em doações para escolas

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,822,141SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Um egípcio sem braços joga tênis de mesa e prova que nada é impossível

Isso mesmo que você leu. O egípcio Ibrahim Hamato não tem os dois braços, mas mesmo assim joga tênis de mesa melhor que muita, muitos...

ONG promove financiamento coletivo de iniciativas de professores da rede pública

Não é segredo para ninguém que as escolas públicas do país, principalmente aquelas mais afastadas dos grandes centros, convivem com problemas que comprometem o...

“Pior mãe do mundo” joga fora sorvete dos três filhos na frente deles para ensiná-los a respeitar as pessoas

A escritora americana Primak Sullivan, mãe de três filhos, foi por um dia a “pior mãe do mundo”, com ela mesma diz num post...

Após vaquinha, jovem maquiadora com paralisia realiza sonho de ter a sua cadeira motorizada!

A Bia conseguiu gente! Ela tem uma garra incrível, pois mesmo com muitas dificuldades motora, a essa jovem aprendeu a se maquiar sozinha e...

Instagram