A Camila Pavan faz de tudo e mais um pouco pelo irmão mais velho dela, André, de 30 anos, mesmo quando as coisas não dependem apenas da sua vontade. André tem Síndrome do X frágil, uma anomalia genética que causa retardo mental, e espectro autista.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ele é fã do desenho animado Dora, a Aventureira, principalmente do episódio “ABC dos Animais”, tanto que fez a família comprar até um DVD. No Natal do ano passado, André pediu de presente um quebra-cabeça com todos os personagens da animação.
Depois de procurar muito, mas sem sucesso, Camila decidiu perguntar num grupo de compra e venda entre mulheres no Facebook se alguém fazia a peça personalizada. O que ela conseguiu foi muito mais do que o quebra-cabeça! Após a publicação, a estudante de arquitetura recebeu a mensagem de uma funcionária do canal de TV que transmite o desenho perguntando seu endereço para enviar ‘algumas coisinhas’.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Um dia depois, um motoboy tocou a campainha da família Pavan com a encomenda misteriosa: uma sacola de produtos da Dora, a Aventureira. Além do quebra-cabeça, tinha livro 3D, lousa, caderno, lápis de cor, giz de cera, canetinha, estojo, agenda e caneca. André sorriu de orelha a orelha quando abriu o presente.
Irmã coruja
Apesar de ser quatro anos mais nova que André, Camila desde pequena é um porto-seguro do irmão. Quando os dois eram crianças, ela pontou o dedo na cara de um menino dizendo que se ele mexesse de novo com André, ela meteria a mão na cara dele. A cena aconteceu na saída de uma aulinha da igreja e foi vista de perto pelo pai deles, que certamente sentiu muito orgulho da filha.
Hoje, Camila continua ajudando os pais na criação e cuidados com André, além de administrar perfis dedicados ao irmão no Facebook e Instagram, onde explica o que é a Síndrome do X frágil, os principais sintomas, e compartilha um pouco do dia a dia do irmão.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com informações da Folha de S. Paulo
Fotos: Camila Pavan/Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.