Desde que se aposentou, em 2017, Josephina Arriola dedica boa parte do seu dia a dia tricotando cachecóis para pessoas em situação de rua de Curitiba (PR), onde mora.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Nos últimos cinco anos, ela estima que já produziu e doou mais de 1.000 peças! ❤️
Dona Phina, como é carinhosamente chamada na comunidade, é apaixonada pela arte de tricotar. Com paciência, ela entrelaça os milhares de fios que dão forma a cachecóis de cores e tamanhos variados.
Antes de entregá-las para doação, as peças colorem a sala da aposentada, onde ela gosta de fazer suas criações.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Campanha do Agasalho
Em entrevista à emissora RPC, Dona Phina contou que aprendeu os segredos do ponto avesso e direito do tricô quando era adolescente.
Ao se aposentar, ela se viu motivada a tornar o passatempo em uma iniciativa social de impacto. “Isso aqui aparece, né? E o serviço da casa não aparece nunca. Você faz e desmancha, faz e desmancha, você mesmo faz e você mesmo desmancha tudo”, brincou.
Conforme as peças são cuidadosamente produzidas, as filhas da paranaense ficam responsáveis por distribuí-las pela cidade.
Inclusive, são elas que compram a lã utilizada por Dona Phina para o trabalho solidário. “Eu acho que se eu fizer alguma coisa que tem utilidade, eu acho que já tô feliz da vida […] fazer sem olhar pra quem”.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, há pelos menos 3 mil famílias em situação de rua na capital. O número é 15% maior do que o registro do início da pandemia, em 2020.
Daí a importância do trabalho social da Dona Phina, que o realiza de muito bom grado!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ver essa foto no Instagram
Fotos: Reprodução / Instagram: @rpcparana
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.