Esta é uma daquelas notícias que nos mostram como a ciência é importante em nossas vidas! Um oficial aposentado da marinha britânica já estava lutando contra a doença de Parkinson há muitos anos. Com dificuldade de se locomover, viver uma vida independente e até mesmo se alimentar, graças a um tratamento inovador ele conseguiu recuperar seus movimentos e teve sua vida mudada para sempre.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Acompanhado de alguns familiares e uma equipe médica especializada, este vídeo tem emocionado o mundo. O Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central que afeta principalmente a coordenação motora. Logo no início do vídeo, podemos ver como ele tinha dificuldade de levar seu dedo ao nariz devido aos tremores causados pela doença.
No entanto, alguns minutos depois, eis que a mágica aconteceu! Através do inovador tratamento com o dispositivo de estímulo cerebral -DEC, este senhor aposentado pôde sentir seus movimentos como eram antes de ser diagnosticado com a doença. Pode até parecer pouco, mas graças a este tratamento ele terá sua vida de volta!
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O Parkinson afeta cerca de 1 em cada 250 indivíduos com mais de 40 anos e ainda não tem cura. Entretanto, com os avanços na medicina, hoje já existem alguns tratamentos capazes de aliviar os sintomas da doença, como o DEC.
Como funciona o tratamento para doença de Parkinson?
Ele é feito a partir de uma intervenção cirúrgica, na qual é inserido um eletrodo no cérebro do paciente, e esse dispositivo recebe estímulos que funcionam como um marcapasso cerebral.
Ao ser ativado, o dispositivo envia estimulação elétrica a regiões precisas do cérebro. Essa estimulação promove uma reconstituição dos movimentos, trazendo resultados imediatos.
Esta é uma maneira de normalizar o circuito cerebral que foi danificado pela falta de dopamina no cérebro – deficiência que caracteriza a Doença de Parkinson.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quando a médica pergunta “está se sentindo melhor”, sua resposta deixa claro como este tratamento pode mudar a vida das pessoas que sofrem com esta doença. Ainda muito inovador e pouco acessível, infelizmente não é todo mundo que pode arcar com esta terapia. Sem conter a emoção, sua filha chega a dizer: “Ele está de volta!”.
Riscos
Como todo procedimento que envolve cirurgia, o implante do dispositivo também apresenta alguns riscos. É por essa razão que não serão todos os pacientes que terão acessos a esse tratamento.
No entanto, a estimativa é que haja avanços no processo e gere mais acessibilidade aos mais variados níveis da Doença de Parkinson.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Beckie Port, diretora de pesquisas do Parkinson’s UK, entidade do Reino Unido dedicada a estudos sobre a doença de Parkinson, conta que os resultados vistos nos pacientes até hoje são bem promissores.
O criador do dispositivo, o professor Mandar Jog, da Western University, em Ontário, no Canadá, disse que os benefícios de seu tratamento foram “além de seus sonhos mais improváveis“.
A partir de agora, este aposentado poderá fazer tudo que costumava fazer e isto é simplesmente maravilhoso. Que este tratamento em breve seja acessível a mais pessoas! Veja o vídeo:
Fonte: Instagram
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.