Nove pontos de ônibus em Imaruí, no sul de Santa Catarina, foram transformados em “salas de estar” por um aposentado de 60 anos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Com o apoio da prefeitura local, João Batista Nicolau criou um projeto de revitalização dos pontos de ônibus da Comunidade de Ribeirão de Imaruí, começando pelo local mais próximo da casa onde mora.
O catarinense contou ao portal “OCP” que nunca havia pintado nada até então, somente a casa da família. Ainda assim, decidiu apostar na iniciativa, que não é remunerada e conta apenas com uma ajuda de custo da prefeitura.
Leia Mais
João leva de 2 a 3 dias para finalizar cada ponto. “As pessoas vêm e te agradecem. Tu ser reconhecido por um trabalho feito para a comunidade não tem preço que pague. De uma hora para outra a gente virou artista”, brincou.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A inspiração do aposentado veio após ele conhecer um ponto de ônibus semelhante em Canelinha, na Grande Florianópolis (SC).
“Tinha um sofá e um outro desenho. Ai eu vim pensando e resolvi fazer um similar aqui perto de casa. Eu mesmo comprei as tintas e fiz. Fiz um desenho diferente e fiz igual como se fosse uma janela. Fiz um outro ponto também. Um monte de gente acabou passando por aqui e gostando do trabalho”, relembrou.
A ideia é revitalizar cerca de 20 pontos da cidade de Imaruí, município com menos de 10 mil habitantes. Ele começou há seis meses e já realizou a intervenção artística em metade de todas as estruturas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Homenagem à comunidade
Os desenhos buscam homenagear a comunidade local, seja através dos objetos ou até mesmo na paisagem natural que fica na “janela” na sala.
“Como os pontos estavam todos abandonados, deu um outro visual. A ideia é, mudar a visão e trazer uma sensação de alegria e aconchego aos moradores”, afirmou.
O trabalho de João conta com o apoio de um servidor municipal da cidade, realizado quando o aposentado termina seus afazeres no sítio que mora com a esposa.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Apareceram vários serviços para eu fazer [com] os desenhos, mas eu não peguei, porque ainda tenho vários pontos de ônibus. Quem sabe é uma terapia [pintar]”, concluiu.
Sonho do filho realizado
Há cerca de cinco anos, João perdeu seu único filho, que morreu afogado em Minas Gerais. Em meio ao luto, o catarinense achou um diário do jovem.
Nele, o rapaz afirmava que tinha o sonho de pintar a casa da família.
“Umas pessoas falaram para mim que eu estava fazendo isso [pintando os pontos] com a inspiração de alguém. E realmente é isso, já que meu filho queria pintar a nossa casa com vários desenhos. Esse era o sonho dele”, concluiu.
Assista ao vivo os ganhadores do Prêmio Razões para Acreditar, dia 07/12 às 18h! Ative as notificações clicando aqui.
Fonte: OCP News
Fotos: João Batista Nicolau Fernandes / Arquivo Pessoal
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.