App “Bom Samaritano” alerta usuários próximos de emergências e salva dezenas de pessoas

Um engenhoso e inovador aplicativo está recrutando milhares de “bons samaritanos” como voluntários para potenciais emergências médicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Se uma ambulância for acionada para alguém que esteja passando por uma parada cardíaca ou alguma outra emergência que envolva risco de vida, o aplicativo “GoodSAM” envia um alerta de telefone celular para socorristas e civis treinados que estejam próximos, para auxiliar antecipadamente a pessoa em perigo.

Quanto mais rápido se socorre uma pessoa sob risco iminente, maiores são as chances de salvar sua vida. De fato, para cada minuto que um paciente com parada cardíaca não recebe RCP (reanimação cardiorrespiratória) ou desfibrilação, suas chances de sobrevivência caem em 10% – portanto, recrutar civis durante essas emergências pode fazer uma enorme diferença na recuperação do paciente.

O potencial de salvar vidas do aplicativo foi parar nas manchetes dos jornais da Austrália depois que um paramédico de folga recebeu uma notificação do aplicativo GoodSAM, que dizia que um homem de 49 anos tinha desmaiado em sua casa em Melbourne durante a noite.

App "Bom Samaritano" alerta usuários próximos de emergências e salva milhares de pessoas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como o homem morava perto de sua casa, o paramédico correu até a sua residência e lhe prestou os primeiros socorros até a chegada da ambulância.

“Não deu tempo nem de tirar o meu pijama”, disse o paramédico. “Eu coloquei rapidamente um moletom e corri para a casa dele.”

Esse resgate é apenas uma das muitas histórias de sucesso do aplicativo. A Ministra da Saúde da Austrália, Jenny Mikakos, disse em uma entrevista que a plataforma já ajudou a salvar 20 pessoas desde o início do ano.

Leia também: 

Embora o aplicativo originalmente limitasse seus participantes a enfermeiras e profissionais médicos treinados, agora é permitido o alistamento de pessoas comuns com treinamento básico em primeiros socorros.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo o site da GoodSAM, mais de 40 mil voluntários estão registrados no sistema de alerta internacional do aplicativo. Eles já responderam a 8 mil alertas desde janeiro.

Saiba mais assistindo o vídeo abaixo:

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: GNN/Foto: Reprodução/Ambulance Victoria

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,644,941SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pessoas com deficiência visual ganham curso de sommelier de cervejas

Em 2016 fizemos aqui no Razões um projeto no qual me orgulho muito, em parceria com a Vult e o Instituto LaraMara, montamos um...

Ela venceu a leucemia e decidiu virar médica para salvar pessoas com a mesma doença

Inspirada pela equipe médica que a acompanhou durante todo o tratamento, Marina decidiu que iria cursar Medicina.

Jovem de 19 anos descobre câncer raro após nascimento da filha e dá exemplo de vida e força!

A Fernanda tem apenas 19 anos e uma força incrível. Desde o nascimento da sua filhinha, que hoje tem 3 anos, ela luta contra...

Bióloga que salvou Arara Azul da extinção concorre a prêmio

A bióloga Neiva Guedes dedicou 30 dos 58 anos de sua vida à causa animal, especialmente a das araras-azuis-grandes, um dos símbolos do Pantanal,...

Cultivar uma fazenda no topo de um prédio já é possível: conheça a história da Plant

Com a criação de hortas em espaços subutilizados de empresas, a Plant conecta as esferas ambiental, social e econômica.

Instagram