Cientistas criam app de celular que faz teste de coagulação em casa com apenas 1 gota de sangue

Os coágulos de sangue se formam naturalmente como uma maneira de parar o sangramento quando alguém está ferido. Mas coágulos sanguíneos em pacientes com problemas médicos, como válvulas cardíacas mecânicas ou outras doenças cardíacas, podem levar a um derrame ou ataque cardíaco.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É por isso que milhões de pessoas tomam medicamentos para afinar o sangue, como a varfarina, que dificultam a coagulação do sangue.

A varfarina não é perfeita, no entanto, e exige que os pacientes sejam testados com frequência para garantir que seu sangue esteja na faixa correta – sangue que coagula com muita facilidade ainda pode levar a um derrame ou ataque cardíaco, enquanto o sangue que não coagula pode levar ao sangramento prolongado após uma lesão.

Para serem testados, os pacientes precisam ir a um laboratório clínico ou usar um sistema de teste caro em casa.

Recentemente, pesquisadores da Universidade de Washington desenvolveram um novo teste de coagulação do sangue que usa apenas uma única gota de sangue e um motor de vibração e câmera de smartphone. O sistema inclui um acessório de plástico que contém um pequeno copo sob a câmera do telefone.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cientistas criam app de celular que faz teste de coagulação em casa com apenas 1 gota de sangue

Uma pessoa adiciona uma gota de sangue ao copo, que contém uma pequena partícula de cobre e um produto químico que inicia o processo de coagulação do sangue.

Em seguida, o motor de vibração do telefone “sacode” o copo enquanto a câmera monitora o movimento da partícula, que diminui a velocidade e depois para de se mover à medida que o coágulo se forma. Os pesquisadores mostraram que esse método está dentro da faixa de precisão dos instrumentos da área.

Em outras palavras, trata-se de uma tecnologia de ponta, profissional, funcionando em um smartphone, no conforto da nossa casa!

A equipe publicou essas descobertas em 11 de fevereiro na revista Nature Communications.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Antigamente, os médicos costumavam balançar manualmente os tubos de sangue para frente e para trás para monitorar quanto tempo levava para formar um coágulo. Isso, no entanto, requer muito sangue, tornando inviável o uso em ambientes domésticos”, disse o professor Shyam Gollakota.

Cientistas criam app de celular que faz teste de coagulação em casa com apenas 1 gota de sangue

“O salto criativo que damos aqui é que estamos mostrando que, usando o motor de vibração em um smartphone, nossos algoritmos podem fazer a mesma coisa, mas com uma única gota de sangue. E obtemos precisão semelhante às melhores técnicas disponíveis comercialmente”, completou.

Com os resultados em mãos, o paciente só precisariam ir a um médico se o teste sugerir que os coágulos estão fora do intervalo desejável, disse o pesquisador.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores pensaram muito em um dispositivo barato que pudesse funcionar de forma semelhante aos monitores de açúcar no sangue para pessoas diabéticas, onde elas ‘espetam’ o dedo e fazem o teste com uma gota de sangue.

Todo o método foi testado em três tipos diferentes de amostras de sangue. Como prova de conceito, a equipe começou com o plasma, um componente do sangue que é transparente e, portanto, mais fácil de testar.

Em seguida, testaram o plasma de 140 pacientes anônimos no Centro Médico da Universidade de Washington. A equipe também examinou o plasma de 79 pacientes com problemas conhecidos de coagulação do sangue. Para ambas as condições, o teste teve resultados semelhantes aos testes disponíveis comercialmente.

Cientistas criam app de celular que faz teste de coagulação em casa com apenas 1 gota de sangue

Para imitar o que um paciente em casa experimentaria, a equipe testou sangue de 80 pacientes anônimos nos centros médicos de Harborview e da Universidade de Washington. Este teste também produziu resultados que estavam na faixa de precisão dos testes comerciais.

Agora, o próximo passo é trabalhar com os pacientes para testar esse sistema mais a fundo em casa. Os pesquisadores também querem ver como o sistema se sai em áreas e países com recursos mais limitados.

“Quase todos os smartphones da última década têm um motor de vibração e uma câmera. Isso significa que quase todo mundo que tem um telefone pode usar isso. Tudo o que você precisa é de um simples acessório de plástico, sem nenhum tipo de eletrônica adicional”, disse o professor Shyam.

“Este é o melhor de todos os mundos – é basicamente o santo graal dos testes PT/INR. Isso o torna barato e acessível a milhões de pessoas, mesmo onde os recursos são muito limitados”, concluiu.

Assista ao vídeo:

Fonte: Correio
Fotos: Mark Stone / University of Washington

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,806,528SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mãe celebra aniversário de 1 ano da filha ajudando abrigo de animais

Sabemos que um bom exemplo vale mais do que mil palavras, não é? Pensando nesse sábio conselho, os pais da Maria Valentina, de 1...

Esposa registra como esse gato “roubou” o seu marido em 30 fotos hilárias

Um casal da Tailândia viralizou nas redes sociais depois que Nasrin Hami postou fotos mostrando como o gato morre de ciumes do marido dela....

Professora brasileira alfabetiza empregada no Senegal e relato reforça o poder transformador da educação

A brasileira Débora Pessoa de Melo mudou-se para o Senegal com o marido e os filhos em 2014. Débora é professora de francês e,...

Crianças pedem para usar adesivo no rosto para ficarem iguais a colega com síndrome de Down que faz tratamento

Inclusão é muito importante para as crianças com síndrome de Down, elas precisam se sentir amadas e acolhidas, até mesmo para que consigam aprender...

Antes e Depois: quando os animais crescem com o seus donos

Muitos de nós passamos a vida toda ao lado de um companheiro animal. O que vamos ver agora são pessoas que conseguiram a façanha de...

Instagram

Cientistas criam app de celular que faz teste de coagulação em casa com apenas 1 gota de sangue 2