App ajuda pessoas com deficiência visual a lerem textos impressos

Pessoas com deficiência visual ou baixa visão ganharam uma ferramenta gratuita e prática para lerem textos impressos. É o aplicativo EyeFy, uma alternativa às versões pagas disponíveis no mercado. Com o uso de inteligência artificial, o app também tem ajudado pessoas não alfabetizadas a tornarem-se autônomas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É muito simples usar o EyeFy: basta apontar o celular para um texto impresso com o aplicativo aberto e segurar o dedo sobre a tela por um instante. Ao soltá-la, o EyeFy irá ler o texto reconhecido. O usuário inclusive não precisa estar conectado à internet – ideal para quem quer praticidade no dia a dia.

Segundo Jonathan Santos, desenvolvedor do aplicativo, sua principal motivação foi a chegada ao Brasil de um sistema que lê textos e identifica objetos a partir de uma câmera acoplada aos óculos das pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

“O problema é que esse sistema chegou com um custo de cerca de 19 mil reais, tornando o acesso bastante restrito. O Eyefy nasceu e vai continuar gratuito“, afirma Jonathan, que tem baixa visão. O app também traz uma ferramenta para reconhecimento de objetos. “Atualmente, ele consegue reconhecer 100 objetos, mas ainda está em fase experimental”, explica.

Para criar o aplicativo, Jonathan contou com o apoio do professor Nizam Omar, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e da Computação, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e da consultora de software ThoughtWorks, onde atua como consultor em desenvolvimento há dois anos e meio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Criar aplicativos já faz parte da minha rotina e a empresa nos dá total apoio para que a gente possa usar nosso tempo no desenvolvimento dos nossos projetos pessoais e individuais, fortalecendo também nosso lado empreendedor e nossa atuação ligada ao propósito e às causas nas quais acreditamos”, destaca.

Sobre a ThoughtWorks

A ThoughtWorks está no Brasil desde 2009 e possui escritórios em Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e São Paulo. Presente em setores como Educação, Finanças, Viagens e Varejo, a ThoughtWorks é parceira para o desenvolvimento tecnológico e para a inovação dos negócios com os quais trabalha e nas comunidades onde atua.

Clique aqui para baixar o aplicativo EyeFy.

crédito das imagens: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,751,664SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

[VÍDEO] Menino pede para rever babá como presente de aniversário e reencontro emociona a web

O Guilherme fez 10 anos e seu único pedido de aniversário era rever a babá que cuidou dele nos seus primeiros anos de vida....

Veja 40 fotos de crianças ao verem seus irmãos recém-nascidos pela primeira vez

Não é somente os pais que esperam ansiosamente pela chegada de seu novo filho, mas seus irmãos também. Veja só que linda a reação...

Esses gatinhos fofos pensam que são os donos das lojas que ‘invadiram’; confira as fotos

Os gatos levam fama, injustamente, de serem indiferentes e por vezes egoístas. Na realidade, os bichanos são independentes e cheios de personalidade - e...

Fotógrafo simula aventuras com sua filha, com ajuda do Photoshop

Conheça essa divertida série de fotos que o sueco Emil Nystrom criou com sua filha, Signhild. Signhild será com certeza uma criança com um dos álbuns de...

Garota de 13 anos mobiliza comunidade para reflorestar área de mata nativa em SP

“Eu vejo duas opções que a humanidade tem: destruir e preservar. (...) No caso o que eu quero é preservar, então eu faço o possível para ajudar a natureza com isso", afirma Julia.

Instagram