App ajuda pessoas com deficiência visual a lerem textos impressos

Pessoas com deficiência visual ou baixa visão ganharam uma ferramenta gratuita e prática para lerem textos impressos. É o aplicativo EyeFy, uma alternativa às versões pagas disponíveis no mercado. Com o uso de inteligência artificial, o app também tem ajudado pessoas não alfabetizadas a tornarem-se autônomas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É muito simples usar o EyeFy: basta apontar o celular para um texto impresso com o aplicativo aberto e segurar o dedo sobre a tela por um instante. Ao soltá-la, o EyeFy irá ler o texto reconhecido. O usuário inclusive não precisa estar conectado à internet – ideal para quem quer praticidade no dia a dia.

Segundo Jonathan Santos, desenvolvedor do aplicativo, sua principal motivação foi a chegada ao Brasil de um sistema que lê textos e identifica objetos a partir de uma câmera acoplada aos óculos das pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

“O problema é que esse sistema chegou com um custo de cerca de 19 mil reais, tornando o acesso bastante restrito. O Eyefy nasceu e vai continuar gratuito“, afirma Jonathan, que tem baixa visão. O app também traz uma ferramenta para reconhecimento de objetos. “Atualmente, ele consegue reconhecer 100 objetos, mas ainda está em fase experimental”, explica.

Para criar o aplicativo, Jonathan contou com o apoio do professor Nizam Omar, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e da Computação, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e da consultora de software ThoughtWorks, onde atua como consultor em desenvolvimento há dois anos e meio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Criar aplicativos já faz parte da minha rotina e a empresa nos dá total apoio para que a gente possa usar nosso tempo no desenvolvimento dos nossos projetos pessoais e individuais, fortalecendo também nosso lado empreendedor e nossa atuação ligada ao propósito e às causas nas quais acreditamos”, destaca.

Sobre a ThoughtWorks

A ThoughtWorks está no Brasil desde 2009 e possui escritórios em Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e São Paulo. Presente em setores como Educação, Finanças, Viagens e Varejo, a ThoughtWorks é parceira para o desenvolvimento tecnológico e para a inovação dos negócios com os quais trabalha e nas comunidades onde atua.

Clique aqui para baixar o aplicativo EyeFy.

crédito das imagens: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,569,612SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Fotógrafo registra casamentos de várias culturas ao redor do mundo de forma encantadora

A gente vê por todo canto fotos de casamentos, mas o trabalho do fotógrafo russo Emin Kuliyev merece destaque por um motivo principal – ele já...

Amazonense é a primeira tetraplégica a saltar de paraquedas no Brasil

A amazonense Nancy Segadilha realizou seu sonho de saltar de paraquedas e, de quebra, se tornou a primeira pessoa tetraplégica do Brasil a concretizar...

Aluna cria rede de doação de absorventes dentro dos banheiros da UFPE

Existem várias formas de fazer a diferença na vida das pessoas, e sabemos que pequenas iniciativas podem sim ganhar uma proporção maior que imaginamos. Por...

Funcionários ovacionam colega na sua despedida da empresa

Dilma foi ovacionada e recebeu abraços apertados na sua despedida da empresa.

História mostra o poder transformador do professor na vida dos estudantes

Olá RPAs! Recebemos um e-mail da Thalita Gelenske Cunha, e resolvemos reproduzi-lo na íntegra, leiam: O livro Seu Sonho tem Futuro veio para que você viva seu...

Instagram