Projeto reforma casa e leva acessibilidade para casal de deficientes

Lídia anda de joelhos e Raimundo é acamado. O Programa Vivenda reformou o quarto, arrumou o acesso à casa e remodelou o banheiro com adaptações.


Projeto reforma casa e leva acessibilidade para casal de deficientes 1
PUBLICIDADE ANUNCIE

Morar nos becos e vielas dos morros periféricos deste país é um desafio para qualquer um. Imagina então para uma pessoa com deficiência física. Era assim com o casal Lídia José e Raimundo da Costa. Graças à ajuda de muita gente, agora eles têm uma moradia adaptada.

Lídia possui uma deficiência física sequela de paralisia infantil e Raimundo perdeu as duas pernas por causa de uma infecção. O casal não tem filhos e são os vizinhos que os ajudam para que eles não fiquem completamente isolados dentro da pequena casa no Morro do Índio, em São Paulo. Tendo apenas a renda do Benefício de Prestação Continuada, o casal sobrevive de doações de cestas básicas.

A casa era escura, cheia de degraus por toda parte e o banheiro não tinha nenhuma adaptação para que Lídia e Raimundo conseguissem utilizá-lo. O Programa Vivenda, que reforma cômodos de casas de pessoas de baixa renda nas periferias de São Paulo, ficou sabendo da situação e decidiu reformar o quarto da residência. Clique aqui e apoie!

Mas a história comoveu demais os voluntários e o projeto foi além.

Projeto reforma casa e leva acessibilidade para casal de deficientes 2
A casa era insalubre, não tinha ventilação, nem acessibilidade, sem acabamento nas paredes. Foto: Programa Vivenda
Projeto reforma casa e leva acessibilidade para casal de deficientes 3
Foto: Programa Vivenda

Na primeira visita, ela estava sentada ao lado do marido num quarto sem iluminação e se manteve cabisbaixa o tempo todo. Depois da obra do quarto retornamos e encontramos uma Lídia feliz, os seus olhos brilhavam enquanto limpava o quarto. Ter notado de perto essa diferença no olhar e no semblante dela marcou profundamente nossa equipe”, relata a equipe que acompanhou a reforma e que transformou a vida do casal.

Projeto reforma casa e leva acessibilidade para casal de deficientes 4
Reforma da casa deixou Lídia mais feliz. Existe uma Lídia antes e outra depois da reforma. (Foto: Programa Vivenda)

Mudou foi tudo, mudou a minha vida

Essa experiência marcou tanto o Programa Vivenda, que eles abriram uma exceção. O fornecedor de material de construção da região, Seu José, ficou comovido com a situação e doou materiais para arrumar o acesso à residência. Dezenas de famílias sonham com essa oportunidade, clique aqui e contribua!  

PUBLICIDADE ANUNCIE

O Vivenda queria mais, não dava para promover apenas “meia-acessibilidade”. Foi então que eles contaram com a parceria da Loft Brasil e conseguiram reformar também o banheiro da casa. “O banheiro era só Deus! Agradeço por me ajudarem a fazer o banheiro porque estava péssimo. Graças a Deus! Deus pôs vocês no meu caminho. Que Deus abençoe vocês, ilumine vocês que me ajudaram para ajudar a quem precisa”, agradeceu Lídia.

Projeto reforma casa e leva acessibilidade para casal de deficientes 5
Banheiro ficou completamente adaptado para uso do casal. Foto: Programa Vivenda

Agora, essa família tem um espaço mais confortável para viver e a Lídia até voltou a fazer atividades do lado de fora da casa com a ajuda dos vizinhos. “Mudou foi tudo, mudou a minha vida. Jamais eu conseguiria, já tentei, já gastei dinheiro em material sem ter, mas nunca achei as pessoas certas para fazer como vocês fizeram pra mim”, relatou.

Leia também: Voluntários reformam casa de família que adoecia por causa de condições precárias do imóvel

Campanha

O Vivenda atua dando crédito acessível e realizando reformas em casas de moradores que vivem em extrema vulnerabilidade, como Lídia e Raimundo. Em cinco anos, já foram reformadas mais de 1.600 residências em locais como o Capão Redondo, Jardim São Luís, Jardim Ângela, Campo Lindo, Parque Santo Antônio, Cidade Dutra e Grajaú. 

E, você, pode ajudar!

O Razões é parceiro do Programa Vivenda e o Instituto Phi – um das instituições que mais fortalecem o setor social hoje no Brasil, estimulando diversas ações filantrópicas de indivíduos e empresas – numa campanha de matchfunding na Benfeitoria, plataforma que conecta pessoas e projetos!

A ideia é arrecadar R$ 280 mil até o dia 22 de novembro de 2019 para realizar o sonho e mudar a vida de 50 famílias em risco! Vai ser assim: a cada real doado, o Instituto Phi doará outro, formando um matchfunding, quer dizer, o impacto da colaboração é duplicado!!

Vem com a gente, clique aqui e apoie!

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar