Voluntários reformam banheiro de casa que inundava com enchentes

“A parte mais bonita da casa agora é o banheiro”, comemora Kátia, que é mãe de sete filhos.


Registros de banheiro antes e depois da reforma do Vivenda
PUBLICIDADE ANUNCIE

Uma mulher, sete filhos, dois cômodos. Essa é a vida de Kátia Jesus de Oliveira. Depois de um grave histórico de violência doméstica, ela tomou coragem de se separar para cuidar dos filhos e foi morar numa casa de dois cômodos à beira de um córrego, no Parque Santo Antônio, Zona Sul de São Paulo.

Quando chove, o pequeno rio enche e inunda a casa. O espaço mais atingido é o banheiro. O local estava completamente deteriorado, até que o Programa Vivenda entrou na história. Tudo o que Kátia queria eram azulejos nas paredes para ficar mais fácil de limpar quando a água invadisse o local.

Ai, gente, é de cortar o coração isso! 🥺

Banheiro apresentava muitos problemas por causa das enchentes

As paredes não tinham pintura e estavam com o recobrimento descascado, a parte elétrica não funcionava, a iluminação era ruim e o piso estava quebrado e cheio de elevações, o que causava acidentes com os filhos mais novos. “O estado era deplorável por causa das enchentes”, conta Kátia.

Banheiro reformado pelo Programa Vivenda tinha porta quebrada e molhava cozinha
Porta do banheiro estava quebrada e água molhava a cozinha. Foto: Programa Vivenda

Não existia pia e o cano jorrava a água direto num balde que ficava no chão. As tubulações do teto ficavam expostas; o chuveiro, perto da porta, encharcando o cômodo do lado; a porta tinha uma abertura que fazia molhar o restante da casa; e um buraco mostrava tudo dentro do banheiro para quem estivesse do lado de fora.

O teto estava horrível. A gente tomava banho e molhava a cozinha. E ninguém podia lavar roupa do lado de fora na hora que alguém estivesse no banheiro porque dava pra ver tudo”, relembra Kátia.

Tubulações e fiação expostas de banheiro reformado pelo Programa Vivenda
Tubulações e fiação ficavam expostas no teto. Foto: Programa Vivenda

“A parte mais bonita da casa agora é o banheiro” 😍

O Programa Vivenda, por meio do projeto #GeneroCidadeSP, revestiu tudo com cerâmica branca para ficar mais fácil de Kátia limpar o banheiro após as enchentes. Eles também instalaram uma pia, fecharam o buraco da parede e colocaram janela, instalaram forro no teto, consertaram o piso, trocaram a porta e mudaram o chuveiro de lugar.

“Agora tem azulejo que evita que entre água nas paredes e fica fácil de limpar quando inunda porque vem água, esgoto, agora ficou muito melhor. Eu amei tudo, ficou tudo perfeito, maravilhoso, principalmente o teto e agora tenho um banheiro limpo. Meus filhos amaram. A parte mais bonita da casa agora é o banheiro”, disse Kátia.

PUBLICIDADE ANUNCIE
Kátia fica emocionada ao abrir torneira de pia de banheiro reformado pelo Programa Vivenda
Kátia ficou emocionada ao ver o banheiro novo com pia. Foto: Programa Vivenda

Kátia cuida sozinha dos sete filhos: Lorena (8 anos), Kauan (10 anos), Wesley (16 anos), Robson (19 anos), Rubia (21 anos), Greice (22 anos) e Gilson (23 anos). Ela teve que abandonar o trabalho para cuidar do Wesley, que tem epilepsia. Os dois mais velhos ajudam nas finanças de casa, que é complementada com o Bolsa-Família.

Eu só tenho a agradecer o projeto muito, muito, muito, imensamente por essa reforma que eu ganhei. Que Deus abençoe a todos, não só a mim, mas a todos que estão recebendo as reformas porque aqui nós passamos dificuldade mesmo. Quando vem a enchente, a gente perde tudo”, disse.

Dezenas de famílias sonham com essa oportunidade, clique aqui e contribua!  

Banheiro atingido por enchentes após reforma do Programa Vivenda
Banheiro ficou completamente novo após reforma. Foto: Programa Vivenda

Campanha

O Vivenda atua dando crédito acessível e realizando reformas em casas de moradores que vivem em extrema vulnerabilidade, como a família de Kátia. Em cinco anos, já foram reformadas mais de 1.600 residências em locais como o Capão Redondo, Jardim São Luís, Jardim Ângela, Campo Lindo, Parque Santo Antônio, Cidade Dutra e Grajaú.

E, você, pode ajudar!

O Razões é parceiro do Programa Vivenda e o Instituto Phi – um das instituições que mais fortalecem o setor social hoje no Brasil, estimulando diversas ações filantrópicas de indivíduos e empresas – numa campanha de matchfunding na Benfeitoria, plataforma que conecta pessoas e projetos!

A ideia é arrecadar R$ 280 mil até o dia 22 de novembro de 2019 para realizar o sonho e mudar a vida de 50 famílias em risco! Vai ser assim: a cada real doado, o Instituto Phi doará outro, formando um matchfunding, quer dizer, o impacto da colaboração é duplicado!!

Vem com a gente, clique aqui e apoie!

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar