Experiência com palavras positivas e negativas muda forma de arroz em escola no Paraná

Uma professora de Curitiba fez um experimento curioso para mostrar aos seus alunos a força que as palavras têm. Ana Paula Frezatto Martins, professora de educação física, usou dois potes de arroz cozido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ela reuniu os alunos e pediu para que eles dissessem palavras positivas para um, e negativas para o outro. O arroz do pote “do amor” fermentou naturalmente. Já o arroz do pote “do ódio” embolorou todinho.

“Nas aulas, procuro explicar para as crianças que nem sempre as coisas acontecem de maneira positiva em nossa vida. Tudo depende de como vamos reagir e nos posicionar”, disse Ana Paula, em entrevista ao G1.

Ana Paula inseriu a mesma quantidade de arroz cozido nos dois potes. O experimento aconteceu na quadra da escola. Os potes foram colocados no meio do círculo formado pela turma.

arroz-escola

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para o pote “do mal”, os estudantes falaram, por exemplo, que o arroz não servia para nada, que era imprestável e que não conseguia fazer nada de bom. Depois disso, o recipiente foi selado.

O pote “do bem” recebeu elogios que as crianças gostariam de ouvir dos professores, da família e da sociedade de forma geral. “Eles falaram que são especiais, que conseguem fazer qualquer coisa, que têm capacidade e inteligência”, relata a professora. Os dois frascos ficaram fechados por dois meses.

Os alunos entenderam a proposta do experimento: “Quando você fala uma coisa boa, como ‘você vai conseguir’, você sente no seu coração que vai conseguir”, conta a aluna Anita Santini Trevisan, de apenas 10 anos.

“Quando a gente fala mal do outro ou da gente, a gente acaba se danificando mais do que a gente espera. E acaba não percebendo”, complementa Henrique Durante Kloster, também de 10 anos.

arroz-escola
Ana e Henrique participaram do experimento. (Foto: Escola Atuação/Acervo Pessoal)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,977,926SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Com cuidado e carinho, ele teve um importante papel na recuperação da autoestima de uma garota em situação de rua

É impressionante como a vida nos retribui com coisas boas, quando propagamos amor e fazemos o bem! A vida moderna, muitas vezes nos faz...

Após sofrer severos abusos com ácido, essa Pit Bull está a caminho de seu final feliz

Esta filhotinha já passou por muita coisa, mas, felizmente, ela agora está a caminho de um novo recomeço, cheio de amor e carinho. Uma ligação anônima para o San...

Em 1 mês, triatleta supera amputações e queimaduras de 3º grau para disputar Paralimpíadas de Tóquio

Antes mesmo de chegar a Tóquio, a triatleta Jéssica Messali, de 33 anos, tornou-se vencedora da própria história de vida. Isso porque a apenas...

Casal proibido de hastear a bandeira LGBT+ resolve iluminar a casa inteira com as cores do arco-íris

Dias depois de serem impedidos de hastear uma bandeira do arco-íris na varanda de sua casa, Memo Fachino e Lance Mier, um casal gay...

Psicóloga que atende moradores de rua realiza sonho de ter seu próprio apartamento

De forma bastante afetuosa e, acima de tudo, com respeito e dignidade que pessoas na situação de rua merecem ter. “Eu atendo da mesma forma a todos, não importa se está malvestido, bem visto, cheirosa ou malcheiroso”.

Instagram