Experiência com palavras positivas e negativas muda forma de arroz em escola no Paraná

Uma professora de Curitiba fez um experimento curioso para mostrar aos seus alunos a força que as palavras têm. Ana Paula Frezatto Martins, professora de educação física, usou dois potes de arroz cozido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ela reuniu os alunos e pediu para que eles dissessem palavras positivas para um, e negativas para o outro. O arroz do pote “do amor” fermentou naturalmente. Já o arroz do pote “do ódio” embolorou todinho.

“Nas aulas, procuro explicar para as crianças que nem sempre as coisas acontecem de maneira positiva em nossa vida. Tudo depende de como vamos reagir e nos posicionar”, disse Ana Paula, em entrevista ao G1.

Ana Paula inseriu a mesma quantidade de arroz cozido nos dois potes. O experimento aconteceu na quadra da escola. Os potes foram colocados no meio do círculo formado pela turma.

arroz-escola

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para o pote “do mal”, os estudantes falaram, por exemplo, que o arroz não servia para nada, que era imprestável e que não conseguia fazer nada de bom. Depois disso, o recipiente foi selado.

O pote “do bem” recebeu elogios que as crianças gostariam de ouvir dos professores, da família e da sociedade de forma geral. “Eles falaram que são especiais, que conseguem fazer qualquer coisa, que têm capacidade e inteligência”, relata a professora. Os dois frascos ficaram fechados por dois meses.

Os alunos entenderam a proposta do experimento: “Quando você fala uma coisa boa, como ‘você vai conseguir’, você sente no seu coração que vai conseguir”, conta a aluna Anita Santini Trevisan, de apenas 10 anos.

“Quando a gente fala mal do outro ou da gente, a gente acaba se danificando mais do que a gente espera. E acaba não percebendo”, complementa Henrique Durante Kloster, também de 10 anos.

arroz-escola
Ana e Henrique participaram do experimento. (Foto: Escola Atuação/Acervo Pessoal)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,646,211SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mulher vê uma viúva chorando no restaurante e compra um buquê de flores para animá-la

A amizade entre duas pessoas independe da idade que elas tenham e as histórias vividas podem ser as mais lindas. A Brenda Collins publicou...

Ele transformou um terreno baldio em um lindo jardim de flores em Rondônia

A construção de um bairro, uma cidade, um estado e um país melhor não é um dever só dos nossos governantes, embora eles sejam...

Um encontro maravilhoso (e emocionante) com Maria Inês: a mãe de 1000 filhos

Uau!! Vou ser sincero com vocês, quando li o título deste vídeo fiquei desconfiado, quando comecei a assistí-lo então, fiquei mais ainda. Pensei “lá...

16 imagens que mostram que répteis também podem ser fofos

Cães? Gatos? Ursos pandas? Não! Fizemos uma seleção com animais que muita gente considera não muito fofo, mas que podem  ser também! Ser fofo...

Cadela adotada compartilha cobertor com cão de rua no RS e foto viraliza

Na foto, a cadelinha Lana compartilha seu cobertor com um cão que vive em situação de rua, mesmo separados por uma cerca.

Instagram