Experiência com palavras positivas e negativas muda forma de arroz em escola no Paraná

Uma professora de Curitiba fez um experimento curioso para mostrar aos seus alunos a força que as palavras têm. Ana Paula Frezatto Martins, professora de educação física, usou dois potes de arroz cozido.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ela reuniu os alunos e pediu para que eles dissessem palavras positivas para um, e negativas para o outro. O arroz do pote “do amor” fermentou naturalmente. Já o arroz do pote “do ódio” embolorou todinho.

“Nas aulas, procuro explicar para as crianças que nem sempre as coisas acontecem de maneira positiva em nossa vida. Tudo depende de como vamos reagir e nos posicionar”, disse Ana Paula, em entrevista ao G1.

Ana Paula inseriu a mesma quantidade de arroz cozido nos dois potes. O experimento aconteceu na quadra da escola. Os potes foram colocados no meio do círculo formado pela turma.

arroz-escola

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para o pote “do mal”, os estudantes falaram, por exemplo, que o arroz não servia para nada, que era imprestável e que não conseguia fazer nada de bom. Depois disso, o recipiente foi selado.

O pote “do bem” recebeu elogios que as crianças gostariam de ouvir dos professores, da família e da sociedade de forma geral. “Eles falaram que são especiais, que conseguem fazer qualquer coisa, que têm capacidade e inteligência”, relata a professora. Os dois frascos ficaram fechados por dois meses.

Os alunos entenderam a proposta do experimento: “Quando você fala uma coisa boa, como ‘você vai conseguir’, você sente no seu coração que vai conseguir”, conta a aluna Anita Santini Trevisan, de apenas 10 anos.

“Quando a gente fala mal do outro ou da gente, a gente acaba se danificando mais do que a gente espera. E acaba não percebendo”, complementa Henrique Durante Kloster, também de 10 anos.

arroz-escola
Ana e Henrique participaram do experimento. (Foto: Escola Atuação/Acervo Pessoal)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,415,745SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Estudante desenvolve purificador de água da chuva via energia solar

A estudante Anna Luisa Santos inventou um dispositivo que torna potável a água da chuva, sem o risco de contaminações químicas de cisternas. A...

São Paulo inaugura mural ecológico que filtra o ar igual a 750 árvores

Se a arte de rua deixa as cidades mais vivas e coloridas, melhor ainda quando ela une beleza e sustentabilidade. É exatamente esta a...

Após sofrer batida, motorista ajuda motoboy a realizar entrega no próprio veículo amassado

Ele simplesmente poderia exigir o pagamento do conserto da batida em seu carro. Era um direito seu. Mas fez diferente: ajudou o motoboy a...

Mãe faz fantasias incríveis de Halloween para sua filha que teve o braço amputado

Scarlette nasceu em dezembro de 2013 com um braço esquerdo muito grande. Ela foi enviada para um hospital para diversos testes com médicos especializados....

Livro escrito por pai e filha reflete as diferentes perspectivas da relação entre pais e filhos

Imagine um livro para ser lido a dois, por pais e filhos, um diário da viagem de um pai e sua filha de 13...

Instagram