Livro escrito por pai e filha reflete as diferentes perspectivas da relação entre pais e filhos


Livro escrito por pai e filha lançamento Rio São Paulo
PUBLICIDADE ANUNCIE

Imagine um livro para ser lido a dois, por pais e filhos, um diário da viagem de um pai e sua filha de 13 anos, cartas de afeto entre duas gerações. Assim é “Nosso diário: confidências de um pai e uma filha e (quase) tudo que escreveram um ao outro”, de Roberto Basílio de Matos e Rafaela Brandi Matos, da editora Bambolê.

Quando, em 2013, o autor e dramaturgo Roberto Basílio de Matos pensou em escrever um livro em formato de diário para adolescentes, já existiam vários livros assim, escritos por jovens e adultos.

Por que escrever mais um? Roberto resolveu que não escreveria sozinho. Convidou sua filha Rafaela, então com 13 anos, para que criassem uma história de ficção a partir de seus diários de viagem e de suas experiências cotidianas.

Um livro que refletisse as diferentes perspectivas da relação entre pais e filhos, atingindo o leitor jovem de qualquer idade. Juntos, pai e filha, fizeram um livro-diário com os dois pontos de vista: o do pai e o da filha. Um livro escrito a dois para ser lido a dois, por pais e filhos.

Livro escrito por pai e filha lançamento Rio São Paulo

“Tomado pelo impulso, comprei os dois cadernos e mais duas canetas, lindas, antigas, daquelas de bico de pena. Em casa, diante dos cadernos que descansavam ao lado do computador, me achei velho, antiquado. Como é que eu iria dar aquele pedaço de passado para minha filha? Ela tinha acabado de me pedir um smartphone de Natal, e eu agora vinha com um caderno velho, junto com uma caneta da época do avô?!”. (trecho do diário do pai)

Contemplado no Concurso para bolsa de incentivo à criação literária no estado de São Paulo – infantil e/ou juvenil do Proac 2013, “Nosso diário: confidências de um pai e uma filha e (quase) tudo que escreveram um ao outro” foi escolhido pela Editora Bambolê em uma chamada pública de originais.

O processo de criação do livro

“Em 2013, eu e minha filha Rafaela, então com 13 anos, fizemos uma viagem de mais 1.000 km de carro até a Argentina para conhecer as Cataratas do Iguaçu; pedi a Rafaela que escrevesse seu próprio diário, enquanto eu escrevia o meu. Terminada a viagem, compartilhamos os textos e iniciamos a criação do livro.”

PUBLICIDADE ANUNCIE

Em pleno processo de escritura, pai e filha se viram separados por conta de uma viagem de trabalho do pai, que também é ator, para Frankfurt, Alemanha: “Continuamos a escrever, por quase um mês, à distância, por e-mails. Escrevíamos textos sobre saudade, distancia, amor, fronteiras.”

Livro escrito por pai e filha lançamento Rio São Paulo

Segundo Rafaela, que agora está com 18 anos e estuda Veterinária: “Escrever com meu pai foi, com certeza, muito gostoso. Eu me divertia ao escrever a minha versão e depois ler a dele e comparar a visão de cada um. Ter tido essa oportunidade foi extremamente especial e nos uniu ainda mais. Posso dizer que amei o resultado e o processo todo foi muito divertido, um momento único!”

Leia também:

Em Nosso Diário, pai e filha descrevem suas impressões, suas dúvidas, medos e alegrias. Ao longo do livro, as diferenças vão se revelando. Diferenças que evidenciam gerações, mas que também aproximam através do afeto. No final da viagem ambos fazem uma descoberta incrível: um presente que nenhum deles jamais teria imaginado.

“Tenho muitos medos: medo de altura, medo de prova de matemática, de ficar sozinha muito tempo, de lugares cheios de gente, dos efeitos colaterais de remédios, de falar em público, de não saber o que falar, muitos medos. Mas eu também descobri que tudo isso pode ser resumido num só medo: medo do que eu não sei o que será.” (trecho do diário da filha)

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fotos: Divulgação

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar