Artesãs reaproveitam fios de eletricidade para fazer lindas biojoias e gerar renda no Ceará

Transformar lixo em biojoias únicas e personalizadas. É exatamente essa “mágica” que um grupo de artesãs cearenses do Grupo Giro Social faz com os materiais de instalações elétricas da Enel que seriam descartados e simplesmente queimados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E é aproveitado de tudo mesmo, hein?! São fiações, borrachas e fios de cobre que viram itens cheios de beleza e sofisticação como colares, brincos e pulseiras. 

Essa iniciativa incrível faz parte do projeto Enel Compartilha Empreendedorismo, que chegou no interior do Ceará para estimular a geração de renda de uma maneira mais sustentável a essas mulheres.

“Mensalmente, são retiradas toneladas de fios e cabos pelas nossas equipes. São fiações colocadas irregularmente na rede elétrica, de telefonia, internet e até mesmo de TV a cabo. Então, propomos um desafio para as artesãs: transformar esses materiais em outras peças”, contou Ana Cilana, gerente de projetos de sustentabilidade na Enel Distribuição Ceará.

E não é que deu super certo?! Com a coordenação de uma designer de joias, as artesãs ressignificam e transformam esses materiais em peças únicas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De donas de casa a empreendedoras!

O projeto Enel Compartilha Empreendedorismo ressignifica os  resíduos e ainda dá a essas mulheres independência financeira e o resgate da autoestima, através de cursos e técnicas de artesanato e empreendedorismo.

É mostrar para essas mulheres que elas podem sim ter um sonho. São donas de casa que hoje transformam esses materiais em lindas obras de arte!”, afirmou Maria Eurilene, diretora do Giro Social.

A partir do conceito de Economia Circular, o projeto propõe uma metodologia de incubação de negócios sociais, e atua na capacitação para produção, gestão e comercialização.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Com a pandemia do novo coronavírus, o projeto precisou se reinventar e as vendas agora estão sendo feitas por meio do Instagram do Giro Social, onde elas expõem as peças com valores e entregam por meio de um sistema delivery.

Trabalho incrível!

 

Ver essa foto no Instagram

 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar)

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,444,158SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Chef prepara esfirra sem recheio em forma de coração para menina autista

Era apenas mais um dia de trabalho para Gabriel Pires, chef de cozinha de uma filial do Habib's em Recreio dos Bandeirantes, no Rio...

Jovem pede água de aniversário e distribui 14 mil litros no sertão do Ceará

O jovem Pedro Henrique Cardoso pediu um presente para comemorar seu aniversário de 14 anos que pudesse amenizar a situação de dezenas de famílias que convivem com a seca no sertão do Ceará: garrafas de água.

Surfistas vão todos os dias à praia para salvar vidas e recebem gratidão de banhistas

Só quem já passou pelo susto de perder o controle ao nadar em um mar ou uma piscina sabe o tamanho do alívio quando...

Patinhos superam as dificuldades

Uma cena inusitada. Estudantes se deparam com uma mamãe pato e seus fofíssimos filhotes enfrentando e superando uma dificuldade - Uma mureta. São muito...

Estes ovos “fakes” de tartaruga marinha estão ajudando a quebrar o mercado ilegal

É impressionante tudo o que a tecnologia pode fazer por nós! Infelizmente ainda existem muitas pessoas que roubam os ovos de tartarugas marinhas para...

Instagram