Kobra transforma cilindro de oxigênio inativo em arte e doa dinheiro da venda para o Amazonas

0
2273

Foi inspirado no atual momento difícil que enfrentamos no Brasil, onde há escassez de oxigênio em hospitais, que o muralista Eduardo Kobra criou a “Respirar”, uma obra completamente representativa e uma das mais lindas que eu já vi 👏

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O artista, que lançou recentemente o Instituto Kobra, acredita que a arte é um instrumento de transformação. E foi exatamente o que ele fez: transformou um cilindro de oxigênio em desuso em uma peça única!

Kobra lança obra feita com cilindro de oxigênio
Com a imagem de uma árvore dentro de um cilindro, a obra “Respirar”, de Eduardo Kobra, vai ajudar a levar oxigênio para o Amazonas. Foto: Alan Teixeira

“A mensagem central é a importância da vida. Que o sopro da minha arte ajude a levar um pouco de oxigênio para os hospitais mais necessitados e, ao mesmo tempo, provoque a reflexão sobre a importância de usar máscaras, lavar as mãos constantemente, manter o isolamento social e, claro, de preservar a natureza, que é um patrimônio de toda a humanidade”, diz o artista.

Kobra
Foto: Alan Teixeira

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Exemplar único

Kobra trouxe um realismo incrível para a obra. Ele pintou o cilindro como se fosse um recipiente transparente, com uma árvore plantada dentro.

Inicialmente, a criação seria leiloada e o artista doaria 100% do valor a instituições que sofrem com a falta de oxigênio. No entanto, o movimento UniãoBR ficou sabendo da iniciativa e comprou a peça por R$ 700 mil, antes mesmo que o evento acontecesse.

Kobra lança obra feita com cilindro de oxigênio
Foto: Alan Teixeira

Gabriela Conti, diretora de operações da UniãoBR, disse que o grupo se comoveu com a atitude do artista. “Ficamos sensibilizados com a delicadeza do Kobra em desenvolver uma obra especialmente para essa situação tão terrível pela qual estamos passando. Ele é um artista por quem temos carinho e está sempre conectado às causas sociais e ambientais” acrescenta.

Obra Respirar do artista Kobra
Foto: Alan Teixeira

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O valor da venda será usado para uma causa admirável. “Vamos construir duas usinas de produção de oxigênio hospitalar, o equivalente a 1,4 mil cilindros por mês — sopros de vida e esperança a pacientes de Covid-19″. A instalação das usinas já começaram em duas cidades do Amazonas, Alvarães e Itacotiara.

Kobra lança obra feita com cilindro de oxigênio
Foto: Alan Teixeira

O cilindro ficará exposto no Shopping Iguatemi, em São Paulo, entre os dias 14 e 28 de fevereiro. Além de ver de perto a obra, os visitantes podem ajudar na conscientização contra a Covid-19 e doar, através de um QR code, para a construção de mais usinas na região Norte. Após a exposição, a obra deverá ser levada para o Hospital Israelita Albert Einstein, também na capital.

Kobra fez um vídeo explicando toda a ação e mostrando com detalhes sua criação. Veja:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Selo Conteúdo Original Razões para Acreditar

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.