Graças a vaquinha, artista de 11 anos com síndrome de Down tem viagem custeada e expõe suas obras em Paris

O artista plástico João Elyo, de 11 anos, teve duas obras expostas no Salão Internacional de Arte Contemporânea Le Carrousel du Louvre, no Museu do Louvre, em Paris.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A abertura do evento aconteceu na última sexta-feira (8), às 19h30 (horário local), com uma exposição de arte e o lançamento do livro “Vivemos Arte”, onde a biografia de João Elyo é contada junto a de outros artistas brasileiros.

Graças a vaquinha, artista piauiense com síndrome de Down expõe suas obras no Museu do Louvre, em Paris

Natural de Esperantina, no Piauí, o menino, que tem Síndrome de Down, é autodidata e ambidestro.

Suas obras seguem a técnica do expressionismo abstrato, caracterizada por criação espontânea, emoção, improviso e uso de formas geométricas. Serão 3 dias de exposição, de 8 a 10 de abril, na Salle Lenotre, Galeria B 25.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Graças a vaquinha, artista de 11 anos com síndrome de Down tem viagem custeada e expõe suas obras em Paris 2 Graças a vaquinha, artista de 11 anos com síndrome de Down tem viagem custeada e expõe suas obras em Paris 3

“Trazer a arte do João Elyo para Paris é uma forma de incentivar todos os artistas e, principalmente, uma vitória para promover a integração e acessibilidade de pessoas com deficiências, para que elas sejam cada vez mais inseridas na sociedade e não desistam de seus sonhos”, conta Elenilza.

Graças a vaquinha, artista piauiense com síndrome de Down expõe suas obras no Museu do Louvre, em Paris

A participação de João Elyo só foi possível porque teve os custos da viagem cobertos por meio de uma campanha da plataforma de vaquinhas VOAA e da divulgação do Razões.

João Elyo está em Paris com a mãe, Elenilza Souza. A família fica na cidade francesa até o dia 13 de abril e a expectativa é que mais e 30 mil pessoas passem pela mostra!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Graças a vaquinha, artista de 11 anos com síndrome de Down tem viagem custeada e expõe suas obras em Paris 4

Relembre a história

João Elyo Araújo Castro tem 11 anos e um talento especial! Ele é artista plástico desde os 9 aninhos e já pintou dezenas de telas, sendo ainda autodidata e ambidestro. Esse pequeno/grande artista vai longe. De Esperantina (PI), seu trabalho chegou até Paris!

Nosso artista foi convidado para expor suas telas, conhecidas pelo estilo “expressionista abstrato e geométrico”, no Museu de Louvre, ocasião que participará também de um livro no qual terá sua biografia publicada (que coisa linda, né)? Mas para esse sonho ser realizado, ele conta com o nosso apoio!

Graças a vaquinha, artista de 11 anos com síndrome de Down tem viagem custeada e expõe suas obras em Paris 5

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Seus pais, a professora Elenilsa Sousa, que está afastada do trabalho, e seu Jailson Castro, que ganha como auxiliar administrativo, tem mais um filho pequeno de 8 anos e não tinham condições de arcar com a viagem.

Pequeno artista já participou de exposições de arte em Teresina, Rio de Janeiro e Califórnia (EUA)

Sua primeira exposição de arte aconteceu em março de 2019 no Theatro 04 de Setembro, em Teresina (PI), quando tinha apenas 9 aninhos.

Seus primeiros registros de pintura foram notados pelos seus pais em pisos, móveis e paredes de sua casa, a partir daí o artista não parou de desenvolver sua técnica que inova a cada dia.

Graças a vaquinha, artista de 11 anos com síndrome de Down tem viagem custeada e expõe suas obras em Paris 6 Graças a vaquinha, artista de 11 anos com síndrome de Down tem viagem custeada e expõe suas obras em Paris 7

Segundo alguns críticos de arte, suas obras chamam atenção pelos traços criativos e pelo casamento das cores, pois o menino consegue escolher cores que se adequam umas com as outras, faz misturas de várias cores juntas, transmitindo uma verdadeira harmonia em suas obras.

Em 2020, ele também teve suas obras expostas em prédios em Belém (PA) e atualmente está com 9 obras em exposição na Galeria Montmartre em Teresina.

E com o apoio de todos vocês, em 2022 ele pôde expor em Paris!!!

Graças a vaquinha, artista de 11 anos com síndrome de Down tem viagem custeada e expõe suas obras em Paris 8

Fotos: VOAA

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM





Graças a vaquinha, artista de 11 anos com síndrome de Down tem viagem custeada e expõe suas obras em Paris 9

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,985,520SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menino de 4 anos enfrenta transplante delicado e salva irmãos gêmeos

Assim que nasceram, os gêmeos Giovanni e Santino Demasi foram diagnosticados com uma doença crônica rara chamada Doença Granulomatosa Crônica (DGC), que torna as pessoas...

Grafiteira afegã transforma resistência feminina ao Talibã em arte: ‘Quero trazer a mulher para a sociedade’

"A arte é uma forma amigável de lutar contra todo tipo de problema". Assim resume Shamsia Hassani, 33 anos, sobre sua maneira de expressar...

VOAA cria vaquinha para Cida, que já passou por várias humilhações e continua ajudando tanta gente

Cida tem um coração gigante, e mesmo passando por várias dificuldades, ela não deixa de ajudar as pessoas! Infelizmente, ela já sofreu várias humilhações, mas...

Borracheiro estuda educação física nas horas vagas fazendo anotações nas paredes: ‘Ama aprender’

Vladimir Brito trabalha como borracheiro em Teresina (PI) e cursa Educação Física, onde está no sétimo período (de 8). Nos - poucos - momentos...

Policial paga almoço de 3 crianças sem-teto que pediam comida na rua: ‘Tenham mais fé em nós’

Alguns dias atrás, o policial González, da divisão de turismo de Ciudad del Este, no Paraguai, estava fazendo uma ronda próxima à Câmara Municipal...

Instagram

Graças a vaquinha, artista de 11 anos com síndrome de Down tem viagem custeada e expõe suas obras em Paris 10