Artista transforma lajes de barracos em incríveis painéis de pintura

O artista Dágson Silva, de 28 anos, queria mudar a imagem que as pessoas se acostumaram a ter de aglomerados como o que existe em frente à sua casa, o Aglomerado do Morro das Pedras, na Zona Oeste de Belo Horizonte.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Há cerca de oito anos, ele teve a ideia de pintar as lajes de alguns barracos. O projeto saiu do papel neste mês. Os grafites são uma forma de mostrar para a sociedade que o aglomerado não era apenas um local de violência.

13558728_1333307966683513_1755144665012710288_o

“Teve uma época que o aglomerado estava em crise. Nessa época, eu estava começando a desenvolver alguns trabalhos de intervenções aqui. Daí, um dia teve um conflito e eu olhei para o céu e vi que tinha dois helicópteros da mídia filmando o aglomerado”, disse Dágson em entrevista para o site Bhaz.

Agora, as câmeras que antes pretendiam flagrar cenas de violência serão surpreendidas por três murais caricatos olhando para elas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

IMG_1957

“Eu discordo dessa abordagem que a mídia faz às vezes do aglomerado, uma visão viciada em resumir o aglomerado como um espaço de conflito, um lugar ruim”, afirmou Dágson.

Os desenhos escolhidos para as pinturas foram inspirados em moradores que fizeram parte do surgimento do aglomerado. “A maioria das pessoas era do interior, da zona rural, de comunidade indígena ou quilombola. Na minha infância era marcante as características do lugar de onde a pessoa tinha vindo”.

IMG_1778

Dágson planeja pintar mais lajes e paredes que tenham maior campo de visibilidade. O seu objetivo de mudar a imagem que as pessoas tinham do Aglomerado do Morro das Pedras foi alcançado. O local se tornou uma referência em trabalhos artísticos na cidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

IMG_1227

IMG_1402

Fotos: Starley Kemp

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,263,267SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Carteiro realiza sonho de menino que lia coisas do lixo

O nobre gesto de um carteiro não passou despercebido e provocou uma verdadeira corrente do bem nos Estados Unidos. Todo dia, Ron Lynch fazia normalmente seu...

Entregador deficiente que fazia entregas de bicicleta ganha carro com ajuda de vaquinha

O jovem Carlos André dos Santos Lopes, de 19 anos, trabalha como entregador de refeições nas ruas de Maceió, capital alagoense. O que chama...

Série “Mães em crise” fala sobre a maternidade real

Já falamos aqui do primeiro trabalho do jornalista Igor Zahir como escritor, o livro “Virgem em Câncer – e outras crônicas. No seu novo...

Ex-refugiado que escapou da guerra desenvolve games pela paz

Nascido no Sudão do Sul, Lual Mayen precisou caminhar centenas de quilômetros até a Uganda fugindo da guerra civil na região. Nesta jornada, ele...

Brasil alcança sua melhor campanha em Parapans: 308 medalhas!

O Brasil fecha sua participação no Parapan de Lima com 124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes, superando com folga os Estados Unidos, segundo colocado.

Instagram

Artista transforma lajes de barracos em incríveis painéis de pintura 4