Artista transforma lajes de barracos em incríveis painéis de pintura

O artista Dágson Silva, de 28 anos, queria mudar a imagem que as pessoas se acostumaram a ter de aglomerados como o que existe em frente à sua casa, o Aglomerado do Morro das Pedras, na Zona Oeste de Belo Horizonte.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Há cerca de oito anos, ele teve a ideia de pintar as lajes de alguns barracos. O projeto saiu do papel neste mês. Os grafites são uma forma de mostrar para a sociedade que o aglomerado não era apenas um local de violência.

13558728_1333307966683513_1755144665012710288_o

“Teve uma época que o aglomerado estava em crise. Nessa época, eu estava começando a desenvolver alguns trabalhos de intervenções aqui. Daí, um dia teve um conflito e eu olhei para o céu e vi que tinha dois helicópteros da mídia filmando o aglomerado”, disse Dágson em entrevista para o site Bhaz.

Agora, as câmeras que antes pretendiam flagrar cenas de violência serão surpreendidas por três murais caricatos olhando para elas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

IMG_1957

“Eu discordo dessa abordagem que a mídia faz às vezes do aglomerado, uma visão viciada em resumir o aglomerado como um espaço de conflito, um lugar ruim”, afirmou Dágson.

Os desenhos escolhidos para as pinturas foram inspirados em moradores que fizeram parte do surgimento do aglomerado. “A maioria das pessoas era do interior, da zona rural, de comunidade indígena ou quilombola. Na minha infância era marcante as características do lugar de onde a pessoa tinha vindo”.

IMG_1778

Dágson planeja pintar mais lajes e paredes que tenham maior campo de visibilidade. O seu objetivo de mudar a imagem que as pessoas tinham do Aglomerado do Morro das Pedras foi alcançado. O local se tornou uma referência em trabalhos artísticos na cidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

IMG_1227

IMG_1402

Fotos: Starley Kemp

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,780,571SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

O reencontro comovente entre a cadela que foi separada dos seus filhotes

De acordo com os funcionários do abrigo, os quatro filhotes ainda precisavam dos cuidados da mãe e corriam risco de vida.

Gene ligado esclerose lateral amiotrófica (ELA) é descoberto graças a desafio do balde de gelo

Quem não se lembra do desafio do balde de gelo que viralizou em 2014? Várias pessoas, incluindo algumas celebridades, gravaram vídeos despejando baldes de...

Japão recicla 80 mil toneladas de lixo eletrônico para confeccionar medalhas para as Olimpíadas

Em 2016, ao término dos Jogos Olímpicos do Rio e início dos preparativos para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio, o comitê responsável pela...

Globeleza veste roupas típicas e traz diversas representações do carnaval e folclore do país

Em tempos de grandes criticas à apropriação cultural pela publicidade, temos uma “apropriação importante”, que sai do carnaval para gringo ver e traz uma iconografia folclórica, diversa, que mostra como o Brasil é muito maior, mais abrangente e mais rico do que a chamada Globeleza.

Abandonada por ter albinismo, chinesa de 16 anos vira modelo e brilha na Vogue Itália; veja as fotos

A chinesa Xueli Abbing foi abandonada na porta de um orfanato pelos pais biológicos por ter albinismo. No país de Xueli, a condição genética é...

Instagram