Toda semana, o artista Aristide Kouame vai à praia com um enorme saco de lixo para recolher chinelos abandonados e outros calçados. Com a matéria-prima reciclada, o jovem de 26 anos cria lindas obras de arte à base de látex.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Aristide mora na Costa do Marfim, nação de 23 milhões de habitantes no oeste da África. Em entrevista à agência Reuters, ele brincou que “está ciente” de que os banhistas provavelmente o consideram um vendedor de rua desesperado, ou até um louco.
No entanto, quem pensa assim está mal informado: os restos reciclados transformados em obras de arte são avaliados em até US$ 1 mil (R$ 5,6 mil).
Leia Mais
As solas de borracha e plástico dos calçados são moldados em grandes colagens. “Este é o lixo que as pessoas jogaram no mar e o mar traz de volta para nós porque não o quer”, disse Aristide em uma praia de Abidjã, a capital comercial da Costa do Marfim.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Faço arte com calçados usados… é uma maneira de dar vida a objetos que entulham as praias”.
Sem pompa, o artista monta seu local de trabalho no chão, em um beco estreito, onde passa horas esculpindo formas, letras e rostos nas solas de borracha que resgatou da praia.
A tinta é feita por ele mesmo, triturando os restos remanescentes em pilhas de pigmento tecnicolor. Assim, sua técnica é ao mesmo tempo barata e ecologicamente consciente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Infelizmente, a maioria das praias urbanas da África Ocidental sofrem com enormes quantidades de chinelos perdidos ou descartados. Além disso, o lixo lançado nos canais das cidades é carregado para o mar e volta à praia com as marés.
Desde que as obras de Aristide se tornaram conhecidas na Costa do Marfim, diversos artistas e curadores consagrados do país têm convidado o rapaz para participar de galerias e exposições de arte país afora.
Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 8º EP da websérie E se fosse no Brasil?
Fonte: Unimais
Fotos: Luc Gnago
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.