Artista usa 100.000 livros proibidos para construir réplica do Partenon

Você gosta de livros? Imagina uma obra de arquitetura feita deles!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A artista argentina Marta Minujín criou uma réplica em grande escala do Partenon, um dos marcos arquitetônicos mais emblemáticos do mundo, utilizando apenas uma estrutura de aço e 100.000 livros. A instalação está em exposição no festival Documenta 14, que acontece até o dia 17 de setembro em Kassel, na Alemanha.

Foto: jingyinc

Cada obra foi amarrada em uma estrutura de aço e fixadas com folhas de plástico e todos os livros usados para a construção foram doados.

Com a ajuda de estudantes da Universidade de Kassel, a artista selecionou mais de 170 títulos que foram ou são proibidos em diferentes países ao redor do mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto: rachelmijaresfick

Foto: thegood.thebad.thebooks

O projeto foi inspirado por uma instalação anterior intitulada El Partenón de libros, que foi construída em 1983 após o colapso da ditadura civil-militar na Argentina e simboliza a resistência às opressões políticas.

A instalação visava celebrar a nova liberdade intelectual e democrática ao apresentar os próprios livros que tinham sido banidos pela junta governante. Após cinco dias de exibição, o prédio foi inclinado ao lado, usando dois guindastes, permitindo aos visitantes retirar os livros e levá-los para casa.

O trabalho de Minujín está em um local histórico onde os nazistas queimaram cerca de 2.000 livros em 1933 como parte de uma ampla campanha de censura. “Onde eles queimam livros, no final também queimam pessoas”, disse Heinrich Heine no século XIX.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com a artista, a forma do Parthenon foi escolhida porque simboliza “os ideais estéticos e políticos da primeira democracia do mundo”.

Foto: Roman März

Foto: alexgorlin

 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto: si.leika

Foto da capa: Instagram voework

Via

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,415,745SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Criança prodígio de 11 anos cria desenhos incrivelmente detalhados e cheios de vida

Dušan Krtolica tem apenas 11 anos, mas já é considerado um fenômeno das artes, ele possui a incrível habilidade de desenhar uma grande variedade de...

Esta é a Carolina, e ela tem um recado para quem fala que seu cabelo é duro

Certa vez, mostramos aqui no RPA uma menina de apenas 10 anos de idade, que fez um vídeo dizendo o quanto ela tem orgulho...

Avó com Alzheimer lembra da neta e lhe dá uma ‘nota’ de R$ 20,00

"O dinheiro era de brinquedo, ela tem um punhado e acha que vale, mas eu sei que a intenção dela foi a mais verdadeira possível.”

Cada item ou serviço deste hotel foi pensado para ajudar a vida de alguém que precisa

A carreira do fotógrafo de celebridades Jeremy Cowart está cheia de trabalhos em busca de um propósito maior. Em sua busca por trabalhos que impactem...

Organização cria série emocionante de fotos para incentivar adoção de crianças

Diariamente 1.200 crianças são deixadas para adoção nos Estados Unidos, segundo a Together We Rise, uma instituição que auxilia orfanatos e centros de adoções. Para diminuir este número...

Instagram