Artistas grafitam casas de madeira em favela de São Luís (MA)

As casas de madeira de moradores da favela da Alemanha, em São Luís, no Maranhão, erguidas sobre palafitas, ganharam cor e vida na última sexta-feira (12).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto ‘Favelart’ reuniu dez grafiteiros e muralistas da capital maranhense para elevar a autoestima de moradores que vivem com tão pouco e rodeados por problemas, como a falta de saneamento básico, lazer, atividades culturais e a violência.

A iniciativa partiu de um morador da comunidade, o produtor cultural, MC e grafiteiro Carlos Over. Ele bateu de porta em porta pedindo autorização aos vizinhos para transformar suas casas em incríveis painéis artísticos ao ar livre.

artistas grafitam casas madeira favela são luís maranhão

Com a autorização cedida, era hora de reunir outros artistas que topassem participar da ação. Bastaram alguns posts nas redes sociais para que eles aparecessem e também pessoas dispostas a ajudar com a doação de tintas, mão de obra e alimentos para serem distribuídos aos moradores da comunidade durante o evento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Boa parte dos moradores reside em palafitas estabelecidas na maré, onde há pouco acesso à cultura, arte e lazer. Então, propus levar um pouco disso tudo para a comunidade”, conta Carlos em entrevista ao Razões para Acreditar.

artistas grafitam casas madeira favela são luís maranhão

Os moradores da Alemanha receberam muito bem os artistas e visitantes, esbanjando hospitalidade e gratidão. Em meio a tantos problemas, Carlos conta que era comum ouvir dos vizinhos frases como “Vocês precisam de alguma coisa?” e “Eu moro ali, ó, pode me procurar, tenho pouco, mas tudo o que eu tenho posso dividir com vocês”.

“Toda a ação foi baseada em uma construção mútua entre moradores e colaboradores. A ação teve um valor de mudança simbólica inestimável para a comunidade, trazendo aos moradores um ambiente mais agradável e uma autoestima maior em relação a sua comunidade e as suas moradias, como disse uma moradora: ‘É muito importante vocês estarem aqui, faz a gente lembrar que é gente também’”, afirma Carlos.

Veja mais fotos:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

artistas grafitam casas madeira favela são luís maranhão artistas grafitam casas madeira favela são luís maranhão

artistas grafitam casas madeira favela são luís maranhão

artistas grafitam casas madeira favela são luís maranhão

artistas grafitam casas madeira favela são luís maranhão

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

crédito das fotos: Reprodução/Amanda Travassos

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,763,858SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Morador de rua cria app sustentável depois de ganhar aulas particulares de programação

O nova-iorquino Patrick McConlogue começou um projeto social fascinante cerca de um mês atrás, ele ofereceu a um homem sem-teto, que passava todos os...

Menino que faz crochê para ajudar mãe com paralisia realiza sonho da casa própria com apoio de vaquinha e internautas

Olha que notícia boa a gente recebeu! O André Luiz, que faz crochê para ajudar a mãe, Luciane com paralisia, já conseguiu dar entrada...

Menino ganha prótese inspirada no Hulk e abraça irmão pela 1ª vez

Um garoto de cinco anos conseguiu abraçar seu irmão pela primeira vez após ganhar um braço protético inovador. Jacob Scrimshaw mora na Inglaterra com os...

Cadela sem movimento das patas dianteiras salva da morte induzida completa 5 anos

Essa cadelinha sorridente nas fotos é a alegre Daisy. Elas nasceu com malformação congênita e por isso nunca teve o movimento das patas dianteiras. Como ela...

Brasileira de 15 anos é a única mulher a faturar ouro em olimpíada de matemática na China

"A prova foi de um nível muito elevado, mas eu me esforcei, me dediquei e cheguei lá", comemora a estudante.

Instagram