Instituto fundado por jovem planta 2 milhões de árvores e refloresta área desmatada no RJ

Tinha apenas 14 anos quando o ativista e agora, secretário de Meio Ambiente de Volta Redonda (RJ), Mauricio Ruiz, 37 anos, fundou há 20 anos, com um grupo de amigos o ITPA (Instituto Terra de Preservação Ambiental) em Miguel Pereira (RJ) com a missão de reflorestar áreas devastadas pelo desmatamento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Oinstituto reflorestou em 7 anos a Serra de Miguel Pereira, uma das cidades que mais tinha problemas com desmatamento no Rio de Janeiro, com o plantio de cerca de 2 milhões de árvores! A ação foi feita por voluntários e profissionais da instituição. Que incrível, não é mesmo?

Ah, esse reflorestamento da Serra de Miguel Pereira é considerada a maior iniciativa de reflorestamento da história do Estado do Rio de Janeiro! Que demais!

“Centenas de homens e mulheres fizeram e fazem parte desta grande ação pelo bem coletivo. Agradeço a cada um deles aqui, pois tão importante quanto plantar uma árvore no chão é semear a esperança no coração das pessoas”, afirmou Mauricio.

Leia também: Artesãs do sertão mineiro estão há 1 ano sem salário após incêndio devastador: ‘é a vida delas’

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Confira o antes e depois da Serra de Miguel Pereira após o reflorestamento:

imagem da serra de miguel pereira desmatada
Imagem da Serra de Miguel Pereira desvastada pelo desmatamento Foto: Arquivo/ITPA

imagem da serra de miguel pereira reflorestada
Após 7 anos de plantio, imagem da Serra de Miguel Pereira reflorestada pelo ITPA Foto: Arquivo/ITPA

Instituto comemora o plantio de mais de 3 milhões de árvores em 20 anos de trabalho

“Pretendemos continuar sendo a instituição que mais plantou árvores na história do Estado e do Brasil. Mas não são só árvores plantadas, elas são cuidadas e monitoradas. Os resultados são feitos por imagens via satélite. São muitos quilômetros de beira de rio sendo reflorestados”, afirmou Mauricío, que hoje atua como voluntário, desde que assumiu o cargo de secretário de Meio Ambiente.

Ativista Mauricio Ruiz sentado em meio da mudas de árvores do ITPA
Mauricio tinha apenas 14 aos quando fundou o ITPA com o objetivo de reflorestar e proteger áreas desmatadas do RJ. Foto: Reprodução/Facebook Mauricio Ruiz

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O ITPA é uma organização privada, sem fins lucrativos, que trabalha desde 1998 em favor do desenvolvimento sustentável. Suas ações são bastante diversificadas e integram desde educação ambiental e mobilização de grupos organizados, até a implantação de áreas de restauração florestal e unidades de conservação da natureza.

voluntários e colaboradores do ITPA em área de plantio
O ITPA tem cerca de 70 colaboradores, entre fixos, temporários e consultores. que ajudam nas ações ambientais. Foto: Reprodução/Facebook Mauricio Ruiz

“O próximo passo é perseverar. Continuar monitorando o desmatamento e os incêndios, cobrando, fiscalizando e plantando”, disse.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

pai filha cantinho bambu prêmios programa tv

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,269,708SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

AprendiZap: ferramenta gratuita prepara estudantes para o ENEM via WhatsApp

O AprendiZap ajuda os estudantes na preparação para o exame do ENEM com conteúdo personalizado.

Papa Francisco lava e beija os pés de muçulmanos e refugiados, e diz: “Somos todos irmãos”

Desde 2013, Francis causou um rebuliço, lavando os pés de várias mulheres e muçulmanos em um centro de detenção juvenil. Quatro mulheres e oito homens participaram do ritual na quinta-feira.

O primeiro supermercado sem embalagens descartáveis no mundo já funciona em Berlim

O universo do consumo começa a dar sinais de mudança, já vemos algumas iniciativas no Brasil com relação a produtos e empresas mais conscientes...

Fotógrafa captura a intimidade de um parto humanizado dentro d’água

Nos últimos três anos, a fotógrafa Jackie Dives tem sido uma doula (assistente de parto, que proporciona informação, acolhimento, apoio físico e emocional às...

23 fotos antes e depois de belas transformações do outono

Sem parar para dar uma olhada ao redor, às vezes podemos perder a transição dos nossos arredores, do verão ao outono. Caso você não...

Instagram

Instituto fundado por jovem planta 2 milhões de árvores e refloresta área desmatada no RJ 2