Estudantes criam aspirador gigante que suga microplásticos da areia de praias

Se limpar as praias contaminadas por lixo já não é uma tarefa fácil para voluntários e ambientalistas, imagine só remover bilhões de partículas de microplástico impossíveis de capturar e separar da areia manualmente?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pois então, um grupo de estudantes de engenharia desenvolveu um enorme equipamento semelhante a um aspirador de pó que coleta apenas microplástico das praias, devolvendo a areia ao seu respectivo lugar.

A equipe é formada por 12 estudantes da Universidade de Sherbrooke, em Quebec, Canadá. Eles batizaram o aspirador plástico de “Hoola One”, fruto de um projeto de prototipagem começado em sala de aula.

Estudantes criam equipamento que suga partículas de microplástico das praias

“Fizemos algumas pesquisas e percebemos que não havia qualquer máquina em todo o mundo capaz de fazer esse tipo de trabalho”, disse o co-criador do Hoola One, Sam Duval, à Rádio Pública do Havaí. “Então nós decidimos assumir tal responsabilidade e inventamos o equipamento.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Entenda

Com o auxílio de uma mangueira, a máquina suga o microplástico e a areia, armazenando tudo em um enorme tanque de água. Como a areia é mais pesada que o plástico, ela afunda no fundo do tanque, separando-se do plástico, que flutua no topo do compartimento.

Assim, a areia é devolvida à praia, enquanto o plástico é coletado e redirecionado para um centro de reciclagem.

Leia também: 

Os estudantes testaram a eficiência da máquina na Praia de Kamilo, no Havaí, conhecida como uma das praias mais sujas do planeta.

Estudantes criam equipamento que suga partículas de microplástico das praias

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Apesar do protótipo apresentar problemas técnicos, os alunos conseguiram limpar boa parte da praia. Depois de alguns ajustes, a equipe doou o equipamento para o departamento de estado da ilha.

Os futuros engenheiros agora estudam maneiras de baratearem os custos de produção de novos aspiradores plásticos. Para isso, buscam financiamento e patrocínio.

A longo prazo, o Hoola One pode começar uma verdadeira revolução ambiental, limpando praias do mundo todo!

Assista ao vídeo abaixo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: GNN/Fotos: Reprodução/YouTube

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,763,858SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem com paralisia cerebral realiza sonho de casa ‘quentinha para morar’ graças à vaquinha

Renanzinho tem 17 anos e nasceu com paralisia cerebral. Ele passava por diversas dificuldades junto a sua família, que é de origem bem simples,...

Alunos baianos chegam a final da 9ª Olimpíada Nacional de História

Depois de muito estudo e dedicação, três alunos do Villa Campus de Educação chegaram a final da 9ª Olimpíada Nacional de História do Brasil...

Cadela chihuahua com deficiência ganha prótese 3D para recuperar mobilidade em casa

Uma cadela da raça chihuahua que nasceu sem as patinhas dianteiras ganhou a capacidade de correr e brincar graças a uma prótese em 3D...

Projeto Eu Medito, propõe 5 minutos de meditação com ajuda de um app

A meditação coletiva agendada para o dia 5 de abril do ano que vem – evento do movimento internacional Mãos Sem Fronteira que vai...

Pacientes doentes não precisam mais dormir com fios: sinais vitais agora podem ser monitorados via radar

Um novo e revolucionário sistema de radar pode monitorar os sinais vitais de pacientes internados em hospital sem a necessidade de conectá-los a máquinas...

Instagram