Estudantes criam aspirador gigante que suga microplásticos da areia de praias

Se limpar as praias contaminadas por lixo já não é uma tarefa fácil para voluntários e ambientalistas, imagine só remover bilhões de partículas de microplástico impossíveis de capturar e separar da areia manualmente?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pois então, um grupo de estudantes de engenharia desenvolveu um enorme equipamento semelhante a um aspirador de pó que coleta apenas microplástico das praias, devolvendo a areia ao seu respectivo lugar.

A equipe é formada por 12 estudantes da Universidade de Sherbrooke, em Quebec, Canadá. Eles batizaram o aspirador plástico de “Hoola One”, fruto de um projeto de prototipagem começado em sala de aula.

Estudantes criam equipamento que suga partículas de microplástico das praias

“Fizemos algumas pesquisas e percebemos que não havia qualquer máquina em todo o mundo capaz de fazer esse tipo de trabalho”, disse o co-criador do Hoola One, Sam Duval, à Rádio Pública do Havaí. “Então nós decidimos assumir tal responsabilidade e inventamos o equipamento.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Entenda

Com o auxílio de uma mangueira, a máquina suga o microplástico e a areia, armazenando tudo em um enorme tanque de água. Como a areia é mais pesada que o plástico, ela afunda no fundo do tanque, separando-se do plástico, que flutua no topo do compartimento.

Assim, a areia é devolvida à praia, enquanto o plástico é coletado e redirecionado para um centro de reciclagem.

Leia também: 

Os estudantes testaram a eficiência da máquina na Praia de Kamilo, no Havaí, conhecida como uma das praias mais sujas do planeta.

Estudantes criam equipamento que suga partículas de microplástico das praias

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Apesar do protótipo apresentar problemas técnicos, os alunos conseguiram limpar boa parte da praia. Depois de alguns ajustes, a equipe doou o equipamento para o departamento de estado da ilha.

Os futuros engenheiros agora estudam maneiras de baratearem os custos de produção de novos aspiradores plásticos. Para isso, buscam financiamento e patrocínio.

A longo prazo, o Hoola One pode começar uma verdadeira revolução ambiental, limpando praias do mundo todo!

Assista ao vídeo abaixo:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: GNN/Fotos: Reprodução/YouTube

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,758,975SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pai faz pegadinha para dizer a seus filhos que ele ganhou milhões na loteria

Senhor Poul Hjortbøl começa o vídeo falando que saiu do seu emprego, mas ele fala também que outra coisa aconteceu, que ele ganhou um...

Rapaz com paralisia cerebral vê o mar pela 1ª vez e se emociona

Marcelo Souza Lopes pôde contemplar o mar pela primeira vez aos 37 anos. O passeio foi completo: ele foi à praia, colocou os pés...

Idoso que adaptou cadeira para locomover filha deficiente compra aparelho novo após vaquinha do Razões

Vocês lembram do seu José, o pai que construiu um aparelho para ajudar na locomoção da filha, que tem paralisia cerebral? Ele conseguiu realizar...

Vendedor que teve celular roubado ganha outro do irmão da mulher que o assaltou no Ceará

Alguns dias atrás, o vendedor de celular Cleiton Manoel Batista foi vítima de um assalto em uma rua de Juazeiro do Norte (CE). Uma...

SP ganha confeitaria vegana com serviço de entrega

Quem é de São Paulo e curte ou tem curiosidade de provar doces veganos, mas falta tempo para comer fora, precisa conhecer a recém-inaugurada...

Instagram