Projeto oferece assessoria jurídica para moradores em situação de rua no RJ

Moradores de rua vivem expostos à violência e retirada de direitos garantidos por lei. No entanto, a maioria desconhecesse esses direitos, o que só aumenta a exposição à violência e ao abandono por parte do Poder Público.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foi pensando nisso que estudantes de Direito, professores e advogados do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) das Faculdades Integradas Hélio Afonso (FACHA), no Rio de Janeiro, iniciaram o projeto batizado de Café Suspenso.

A equipe do NPJ atua na defesa de direitos básicos de pessoas marginalizadas, como transexuais e portadores do vídrus HIV/aids, assegurando o acesso ao serviço público de saúde, entre outros direitos.

assessoria jurídica moradores de rua
Projeto oferece assessoria jurídica para moradores em situação de rua no Rio de Janeiro

O nome do projeto foi inspirado em uma prática comum na Itália e em outros países da Europa: o cliente de uma lanchonete ou restaurante paga, além do que consome, voluntariamente, uma bebida ou uma comida para quem não tem recursos para consumir.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com o professor e advogado Marcelo Dealtry Turra, coordenador do Café Suspenso, “a ideia é o nosso Café Suspenso, o que temos a mais para oferecer, é o nosso conhecimento jurídico, capaz de mudar vidas, conversando com essas pessoas, estabelecendo uma relação de confiança e atendendo às necessidades delas”.

Nos primeiros atendimentos, a equipe do NPJ identificou necessidades como a obtenção da segunda via do RG, certidões de nascimento, tratamento de saúde e, em um dos casos, a mudança do nome civil, por se tratar de uma mulher transexual em situação de rua. Estima-se que a população de rua do Rio de Janeiro é de 4 mil pessoas.

Foto © Núcleo de Prática Jurídica/FACHA

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,839,477SeguidoresSeguir
24,799SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Conheça o projeto infantil que retrata as mulheres que contribuíram para a ciência

Badoonts é um projeto que fala de ciência para crianças através de uma linguagem simples. O objetivo é mostrar aos pequenos como estudar pode...

Vídeo resume a saga Harry Potter ao som de “Faroeste Caboclo”

Inclusive, a voz de quem canta a música é bastante parecida com a do Renato Russo.

Nova HQ da Marvel quer inspirar uma geração de mulheres cientistas e engenheiras

Pouco se sabe, na história que se ensina na escola, sobre personagens femininas que fizeram a diferença nos rumos do nosso mundo. Para incentivar...

Vaquinha para motoboy humilhado bate mais de R$100 mil em menos de 24h

Todo mundo acordou ontem precisando engolir a seco a história do Matheus Pires, de Valinho (SP). Vivemos em um país onde ainda há muita indiferença...

Instagram

Projeto oferece assessoria jurídica para moradores em situação de rua no RJ 3