Astrônomos do Brasil encontram planeta do tamanho de Saturno

O universo é uma caixinha de surpresas e segue trazendo descobertas inusitadas. Dessa vez, um grupo de astrônomos do Brasil encontrou um planeta do tamanho de Saturno, que é o segundo maior do Sistema Solar. Apelidado de “Júpiter Quente”, o primeiro exoplaneta brasileiro está a 1,2 mil anos-luz da Terra, na constelação de Monoceros (Unicórnio).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O achado, depois da análise de de mais de 65 mil estrelas, veio a tona no Observatório Espacial de Corot, na França, que foi criado por Rodrigo Boufleur, doutor em astronomia e phD em detecção de exoplanetas por meio de análise de dados. A descoberta, feita através de um algoritmo, foi objeto de estudo para sua tese de doutorado no Observatório Nacional do Rio de Janeiro, ao lado de outros profissionais da área: Marcelo Emilio (UEPG), Eduardo Janot Pacheco (IAG/USP), Laerte Andrade (UEPG), Sylvio Ferraz-Mello (IAG/USP), José Dias do Nascimento Júnior (UFRN), J. Ramiro de La Reza (ON).
Leia também: Conheça Carla Borges, a primeira pilota de caça das Forças Armadas Brasileiras
Com baixa densidade e temperatura 200 graus Celsius maior do que a do Sol, o gigante gasoso é capaz de realizar uma órbita ao redor sua estrela em pouco menos de sete dias. Sua situação é semelhante ao modo em que a Lua e a Terra estão posicionados. Na pesquisa há ainda dois outros planetas sob observação, mas que são fortes candidatos a serem os próximos “Júpiters Quentes”.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Vale na sua vida
Haverá mais estudos com uso de outros equipamentos para captar detalhes. Junto com a análise de dados, o telescópio é parte fundamental desse trabalho científico tão importante. E sem o ferro e o aço, matéria-prima desta ferramenta, seria muito mais difícil chegar a tais conclusões. Os minérios, dos quais a Vale é a maior produtora do mundo, auxiliam inúmeras áreas da nossa vida sem a gente se dar conta, seja aqui ou numa galáxia distante.
Fotos: Agência OPAH e NASA
Quer ver a sua pauta aqui? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.