Até 2030, Índia terá apenas veículos elétricos circulando nas ruas

Por Jéssica Miwa

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O plano é ambicioso: fazer 1,2 bilhão de pessoas dirigir carros elétricos até 2030 sem gastar um centavo de dinheiro público. “Nós queremos um programa que se autofinancie”, declarou o ministro Piyush Goyal ao The Times of India.

A ideia é que os carros elétricos sejam oferecidos sem precisar de um investimento inicial e que o dinheiro antes utilizado para abastecer seja revertido para quitar o valor total do veículo, aos poucos e gradualmente. “Nós estamos pensando em escala. Nós queremos dar o pontapé inicial e não seguir os outros. Índia será o primeiro grande país a ter 100% dos carros elétricos”, completa.

Atualmente, apenas 6% das famílias indianas possuem carro, mas a realidade está mudando rapidamente, como reflexo do crescimento da economia. Mesmo assim, o país é o terceiro maior poluidor do mundo e sua capital, Nova Delhi, já está com a qualidade do ar pior do que Beijing, na China.

É preciso atentar-se ao fato de que 50 milhões de famílias ainda não possuem eletricidade em suas residências – e, portanto, não teriam como carregar seus carros elétricos. Para tentar resolver a questão, algumas iniciativas de energia limpa estão sendo aplicadas em larga escala. Por exemplo, a Índia tem o primeiro aeroporto do mundo abastecido 100% por energia solar e seus trens já produzem a própria energia por meio de placas solares instaladas no teto dos vagões.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Matéria originalmente publicada aqui.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,818,590SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Casal de lésbicas ‘adota’ amiga 20 anos mais velha e cria uma família linda e diferente no Canadá

As canadenses Marike Finlay e Karin Cope saíram de Quebec e foram para a região da Nova Escócia, no Canadá, há cerca de 20...

Após incêndio, mineiras recuperam seu food truck com sucesso de crowdfunding

As irmãs Mariana e Ana Luiza Faria, sofreram uma tragédia do acaso que interrompeu o andamento de seus planos. A kombi de comida na qual...

Mauricio de Sousa faz homenagem a cientistas brasileiras do coronavírus

A Mauricio de Sousa Produções homenageou as cientistas brasileiras que sequenciaram o genoma do coronavírus em apenas 48 horas, mais rápido que a média...

Startup italiana cria casa sustentável impressa em 3D feita com argila

A casa sustentável está sendo construída com materiais 100% reutilizáveis e recicláveis retirados do terreno em que está situada.

Final feliz: após ser humilhado por jovens, sorveteiro ganha mais de R$ 50 mil em vaquinha

Vídeo do sorveteiro sendo humilhado pelos jovens comoveu milhares de internautas.

Instagram

Até 2030, Índia terá apenas veículos elétricos circulando nas ruas 3