Agroecologia, oficina de arco e flecha, roda de conversa com mestre griô e apresentações de jongo e ciranda são algumas das atividades que integram o roteiro Raízes do Brasil, que acontece em Paraty (RJ) e Ubatuba (SP) entre os dias 09 e 15 de julho de 2017.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O objetivo é oferecer aos visitantes uma imersão na cultura e na rotina das comunidades tradicionais de Paraty.
Três comunidades fazem parte da programação: a Ilha do Araújo, segunda maior ilha de Paraty e habitada por uma comunidade caiçara; a aldeia Boa Vista, de Ubatuba, onde vivem cerca de 40 famílias Guarani Mbya; e o Quilombo da Fazenda, também de Ubatuba.
-A experiência inicia no dia 09, com uma recepção no centro de Paraty e na manhã seguinte os viajantes partem para a Ilha do Araújo, onde permanecerão por dois dias.
-Lá, terão a oportunidade de conhecer as ervas medicinais da Ilha, acompanhar o preparo de refeições típicas caiçaras e participar de uma roda de ciranda, dança tradicional de Paraty.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
-No quarto dia, os participantes seguem para a Aldeia Boa Vista, onde além da oficina de arco e flecha, também irá acontecer uma roda de conversa com o cacique Altino e uma vivência na casa de reza, local em que os Guarani da comunidade se reúnem diariamente no fim do dia. A Aldeia tem o nome de Boa Vista por conta da paisagem exuberante que recebe os visitantes na entrada da comunidade, de onde se pode ver parte da praia de Prumirim.
-A última comunidade a ser visitada é o Quilombo da Fazenda, que está localizada em meio à reserva da Mata Atlântica e já tem alguns anos de trabalho com agroecologia – uma das experiências oferecidas pelo Raízes.
Uma roda de conversa com o mestre griô Zé Pedro, oficina de artesanato e visita à Casa de Farinha também integram a programação oferecida pelo Quilombo. A última noite da semana prevê também uma celebração com muita dança e batuque em uma apresentação de jongo, herança africana da comunidade.
O Raízes do Brasil é um roteiro pensado e desenvolvido pela Samaúma, agência de de turismo consciente, que oferece vivências com foco na cultura brasileira e no desenvolvimento sustentável.
Com os roteiros, criados em conjunto com as comunidades, os turistas podem conhecer em profundidade a cultura local, além de conhecer os locais pelo olhar de seus moradores.
A agência trabalha também com um fundo de apoio a futuros projetos, visando a autonomia desses grupos.
Ao optar pelo turismo de base comunitária, o visitante contribui para o fortalecimento da cultura, para a geração de renda e para a permanência dessas comunidades em seus territórios.
“O turismo, quando é feito de forma sustentável, ajuda a comunidade a preservar a nossa história e a nossa cultura“, acredita Zé Pedro, morador do Quilombo da Fazenda.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Raízes do Brasil
09 a 15 de julho
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Paraty/RJ e Ubatuba/SP
Telefone: (24) 99880-2124 e (51) 99247-1612
Email: [email protected]
Fotos: Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.