Atriz negra interpretará Ariel em live-action de ‘A Pequena Sereia’

A Disney anunciou nesta quarta-feira (3) que a cantora de R&B Halle Bailey, de 19 anos, interpretará a princesa Ariel na versão live-action do clássico desenho animado “A Pequena Sereia”, de 1989.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O anúncio surpreendeu a mídia especializada e o público, uma vez que a gigante do entretenimento raramente contrata atrizes negras para o papel de princesas.
Halle atua na série de comédia ‘Grown-ish’ e já participou de um clipe da cantora Beyoncé.
Pelas redes sociais, ela escreveu que interpretar o papel de Ariel é um “sonho que se torna realidade”. Além do post, a atriz postou uma ilustração da personagem, mas de pele escura, olhos castanhos e cabelo negro.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Responsável pela produção do filme, o diretor Rob Marshall afirmou que Halle foi escolhida após uma longa e extensiva busca de atrizes. Ele optou pela cantora por sua combinação de “espírito, coração, juventude, inocência e conteúdo, além de uma voz gloriosa”.
Halle forma com a irmã a dupla Chloe X Halle, indicada ao Grammy de artista revelação do ano passado.
Leia também: Modelo trans, negra e com deficiência consegue sua primeira capa de revista
dream come true… 🧜🏽♀️🌊 pic.twitter.com/sndjYUS6wO
— chloe x halle (@chloexhalle) 3 de julho de 2019
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A escolha da jovem foi bem recebida nas redes sociais, mas também criticada, já que Ariel, como a maioria das princesas da Disney, é representada como uma jovem de pele branca.
Curioso, afinal, atores brancos já interpretaram no cinema pessoas negras e de outras etnias, sem tanto alarde quanto a escolha de Halle para o papel de uma personagem que existe apenas na ficção: Ariel é uma sereia (clique aqui e veja).
Leia também: Personagem negra e defensora dos animais estreia nas histórias da Turma da Mônica
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Mas essa não é a primeira vez que Halle precisa se provar para o mundo. Em março de 2018, pouco após o lançamento do primeiro álbum de Chloe X Halle, ela deu uma entrevista para a Vulture e falou sobre a vontade de controlar a narrativa do duo, ao invés de deixar nas mãos de agentes e empresários.
“Sempre existiu uma subestimação, e sempre haverá, porque parecemos estas meninas pequenas, jovens (…) Para nós, é divertido nos colocar a prova. Quando a gente chuta a porta e ela abre, é engraçado ver a reação das pessoas. Elas entendem que nós conseguimos fazer as coisas.”
Pinçamos alguns comentários no Twitter:
A Pequena Sereia será interpretada por uma moça negra.
E tem uma galera muito brava, escondendo o racismo sob um discurso de apego ao filme original.
O que tiramos disso? Idiotas sempre encontram argumentos para justificar suas babaquices.
— Capirotinho (@o_capirotinho) 4 de julho de 2019
Tô aqui só vendo a galera criticando a escalação de Halle Bailey como protagonista do live-action de A Pequena Sereia, baseados no argumento de que não existe sereia negra. Olha, francamente….
— Pedro Duarte (@pheduarte) 4 de julho de 2019
em pleno 2019 e tem gnt dando escandalo pq a pequena sereia live action vai ser negra. Amigao, sereia nem existe, para de passar vergonha
— hipster hater de hipster (@khalypt) 4 de julho de 2019
– Confesso que a princípio também estranhei a @DisneyStudiosBR ter escolhido uma garota Negra para ser a “Pequena Sereia”.
Porém…
Porque não?! 😍Afinal, sereias podem ser de todas as cores 🧜🏾♀️ pic.twitter.com/bjLUAgKk0M
— Julio Cesar Costa (@juliocesarscar) 4 de julho de 2019
Eu não faço a menor ideia de quem seja a moça que vai interpretar a Ariel, acho até legal que ela seja negra na verdade, minha sobrinha vai adorar.
Mas não vem me dizer que a pequena sereia não tem etnia, porque ela é dinamarquesa.
— Zab, a farmacêutica (@heyisinha) 4 de julho de 2019
A Disney levou 55 anos para apresentar a primeira princesa não branca, a Jasmine.
Décadas depois, gostamos de pensar que, se ‘A Pequena Sereia’ fosse lançado hoje, a Ariel poderia ser negra sem nenhum problema.
Que escolha importante a Disney fez hoje. Seja bem vinda, Halle ❤️ pic.twitter.com/j25UyR2bmb
— Almanaque Disney (@almanaquedisney) 3 de julho de 2019
As brancas falando que a Halle deveria fazer a Pocahontas e não a pequena sereia, CARA UMA COISA É UMA MULHER NEGRA, OUTRA É UMA MULHER INDÍGENA. Cara é ofensivo, como elas se acham neutras como brancas, e que nós somos tudo a mesma coisa.
— Stephanie Ribeiro (@RibSte) 3 de julho de 2019
Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.