Austrália asfalta ruas com toners de impressora reciclados

Tão efetivo quanto o asfalto tradicional na eliminação de buracos nas ruas, mas menos poluente, pois emite menos gás carbônico (CO2) na atmosfera.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Isso é o que garantem as empresas Downer e Close the Loop, criadoras do material batizado de TonerPave, uma mistura química de cartuchos de impressoras e que começou a asfaltar ruas e avenidas na Austrália. As informações são do CICLOVIVO.

Leia também: Tecnologia na Holanda recicla papel higiênico para ser usado como asfalto

Segundo a Close the Loop, cerca de 100 cartuchos de toners de impressora são capazes de pavimentar até uma tonelada de asfalto. Durante os testes, percebeu-se que o material oferece uma rigidez maior na pavimentação, oferecendo um melhor custo-benefício, já que a demanda de manutenção diminui.

O TonerPave também não necessita de maquinário especial para sua aplicação – pode ser aplicado com o mesmo equipamento utilizado pelo impermeabilizante à base de betume, o mesmo usado na aplicação do asfalto tradicional.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

austrália pavimenta ruas toners impressora
Com 100 cartuchos de toners é possível pavimentar até uma tonelada de asfalto

O Polímero de Toner Modificado (“Modified Toner Polymer”, em inglês) é o principal produto na composição do TonerPave. Ele é feito a partir do resíduo do pó dos toners de impressão pós-consumo, predominantemente de plástico, embora possua cera, minerais e pigmentação em sua composição.

A Close the Loop já coletou e reciclou 22 mil toneladas de cartuchos de toners e de tintas, desde em 2001. Destes, cerca de 80% eram cartuchos toner. A empresa utilizou 30% do material para a própria indústria – o restante, aproximadamente 1,6 mil toneladas de pó de toner e impressão, foi utilizada como insumo para o TonerPave.

A empresa afirma que esses números poderiam ser maiores, se a população australiana fizesse o descarte correto do material. Em geral, as pessoas jogam o material no lixo comum, limitando o acesso da Close the Loop à matéria-prima do TonerPave.

Assista ao vídeo e saiba mais:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos © Jamie Williams/Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,289,873SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

14 imagens que mostram que não existe nada mais bonito do que o amor materno

Pode mudar o endereço, a raça, os costumes e até a maneira de se relacionar. Mas uma coisa não podemos negar: mãe é mãe...

Leandra Leal encontra corpo de travesti durante filmagens e paga despesas de enterro

Parece que a atriz Leandra Leal se comoveu muito com a situação da travesti Marquesa, de 71 anos, que morreu na última segunda-feira (25)...

Novo portal quer estimular a participação do cidadão na gestão pública

O Fiscalizeagora.org é um novo portal de fiscalização dos gastos públicos no País lançado no dia 10 de julho deste ano. Trata-se de uma...

Bia Figueiredo é a única mulher a disputar a Stock Car e foi a primeira brasileira na Fórmula Indy

Se ainda restam dúvidas de que o mundo será dominado pelo público feminino, aí vai mais uma razão para acreditar. Neste ano, Bia Figueiredo...

Sem-teto é saudado com herói após salvar mulher que pulou de ponte

O sem-teto estava acampado debaixo da ponte quando a mulher tentou cometer suicídio.

Instagram

Austrália asfalta ruas com toners de impressora reciclados 1