Austrália asfalta ruas com toners de impressora reciclados

Tão efetivo quanto o asfalto tradicional na eliminação de buracos nas ruas, mas menos poluente, pois emite menos gás carbônico (CO2) na atmosfera.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Isso é o que garantem as empresas Downer e Close the Loop, criadoras do material batizado de TonerPave, uma mistura química de cartuchos de impressoras e que começou a asfaltar ruas e avenidas na Austrália. As informações são do CICLOVIVO.

Leia também: Tecnologia na Holanda recicla papel higiênico para ser usado como asfalto

Segundo a Close the Loop, cerca de 100 cartuchos de toners de impressora são capazes de pavimentar até uma tonelada de asfalto. Durante os testes, percebeu-se que o material oferece uma rigidez maior na pavimentação, oferecendo um melhor custo-benefício, já que a demanda de manutenção diminui.

O TonerPave também não necessita de maquinário especial para sua aplicação – pode ser aplicado com o mesmo equipamento utilizado pelo impermeabilizante à base de betume, o mesmo usado na aplicação do asfalto tradicional.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

austrália pavimenta ruas toners impressora
Com 100 cartuchos de toners é possível pavimentar até uma tonelada de asfalto

O Polímero de Toner Modificado (“Modified Toner Polymer”, em inglês) é o principal produto na composição do TonerPave. Ele é feito a partir do resíduo do pó dos toners de impressão pós-consumo, predominantemente de plástico, embora possua cera, minerais e pigmentação em sua composição.

A Close the Loop já coletou e reciclou 22 mil toneladas de cartuchos de toners e de tintas, desde em 2001. Destes, cerca de 80% eram cartuchos toner. A empresa utilizou 30% do material para a própria indústria – o restante, aproximadamente 1,6 mil toneladas de pó de toner e impressão, foi utilizada como insumo para o TonerPave.

A empresa afirma que esses números poderiam ser maiores, se a população australiana fizesse o descarte correto do material. Em geral, as pessoas jogam o material no lixo comum, limitando o acesso da Close the Loop à matéria-prima do TonerPave.

Assista ao vídeo e saiba mais:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos © Jamie Williams/Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,755,527SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Prefeitura homenageia coletor de lixo que salvou criança de atropelamento no Paraná

No final do mês passado, uma câmera de segurança registrou o momento heroico em que um coletor de lixo de Rolândia, no norte do...

Lei que retirou 4,3 bilhões de sacolas plásticas de circulação comemora 2 anos no RJ

Desde que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a Lei 8.473/19, há dois anos, mais de 4,3 bilhões de sacolas plásticas...

Estudantes desenvolvem bactéria que come plástico dos oceanos e o transforma em água

Por Jessica Miwa A poluição nos oceanos é um problema grave. Segundo estudos recentes, é muito provável que até 2050 terá mais plástico do que...

Netflix realiza sessões gratuitas de ROMA em cinemas de SP e Rio

Escrito e dirigido por Alfonso Cuarón, longa terá sessões para convidados em São Paulo e no Rio de Janeiro a partir de 14 de dezembro.

Aldeia de pescadores abandonada na China é tomada (de volta) pela natureza

Alguns turistas ainda se aventuram por lá e nos presenteiam com algumas imagens impressionantes, nem parecem reais e poderiam muito bem se passar como um cenário de filme.

Instagram