Austrália asfalta ruas com toners de impressora reciclados

Tão efetivo quanto o asfalto tradicional na eliminação de buracos nas ruas, mas menos poluente, pois emite menos gás carbônico (CO2) na atmosfera.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Isso é o que garantem as empresas Downer e Close the Loop, criadoras do material batizado de TonerPave, uma mistura química de cartuchos de impressoras e que começou a asfaltar ruas e avenidas na Austrália. As informações são do CICLOVIVO.

Leia também: Tecnologia na Holanda recicla papel higiênico para ser usado como asfalto

Segundo a Close the Loop, cerca de 100 cartuchos de toners de impressora são capazes de pavimentar até uma tonelada de asfalto. Durante os testes, percebeu-se que o material oferece uma rigidez maior na pavimentação, oferecendo um melhor custo-benefício, já que a demanda de manutenção diminui.

O TonerPave também não necessita de maquinário especial para sua aplicação – pode ser aplicado com o mesmo equipamento utilizado pelo impermeabilizante à base de betume, o mesmo usado na aplicação do asfalto tradicional.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

austrália pavimenta ruas toners impressora
Com 100 cartuchos de toners é possível pavimentar até uma tonelada de asfalto

O Polímero de Toner Modificado (“Modified Toner Polymer”, em inglês) é o principal produto na composição do TonerPave. Ele é feito a partir do resíduo do pó dos toners de impressão pós-consumo, predominantemente de plástico, embora possua cera, minerais e pigmentação em sua composição.

A Close the Loop já coletou e reciclou 22 mil toneladas de cartuchos de toners e de tintas, desde em 2001. Destes, cerca de 80% eram cartuchos toner. A empresa utilizou 30% do material para a própria indústria – o restante, aproximadamente 1,6 mil toneladas de pó de toner e impressão, foi utilizada como insumo para o TonerPave.

A empresa afirma que esses números poderiam ser maiores, se a população australiana fizesse o descarte correto do material. Em geral, as pessoas jogam o material no lixo comum, limitando o acesso da Close the Loop à matéria-prima do TonerPave.

Assista ao vídeo e saiba mais:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos © Jamie Williams/Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,268,037SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Aos 88 anos, mãe encontra filha que pensou ter morrido no parto

A senhora Genevieve Purintonl, hoje com 88 anos, levou 69 anos para descobrir que a filha, durante um trabalho de parto, não havia morrido...

10 incríveis poltronas para os amantes de livros

Sabemos que muitos dos leitores do RPA também são amantes de livros, afinal, tem coisa melhor que aquele cheirinho bom que só um livro...

Idosa liga para número errado e atendente a ajuda cancelar consulta médica

A dona Rosália precisava muito desmarcar uma consulta médica, mas discou o número errado.

Estudante de 18 anos cria “imã líquido” que retira microplásticos poluentes da água

O estudante irlandês Fionn Ferreira, de 18 anos, desenvolveu um tipo de imã que atrai e coleta microplásticos da água. Com sua invenção, o...

UFMG registra patente do teste rápido para a Covid-19 que custa apenas R$ 5

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveu um teste rápido para a Covid-19, que custa apenas R$ 5. Isso...

Instagram