Austrália asfalta ruas com toners de impressora reciclados

Tão efetivo quanto o asfalto tradicional na eliminação de buracos nas ruas, mas menos poluente, pois emite menos gás carbônico (CO2) na atmosfera.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Isso é o que garantem as empresas Downer e Close the Loop, criadoras do material batizado de TonerPave, uma mistura química de cartuchos de impressoras e que começou a asfaltar ruas e avenidas na Austrália. As informações são do CICLOVIVO.

Leia também: Tecnologia na Holanda recicla papel higiênico para ser usado como asfalto

Segundo a Close the Loop, cerca de 100 cartuchos de toners de impressora são capazes de pavimentar até uma tonelada de asfalto. Durante os testes, percebeu-se que o material oferece uma rigidez maior na pavimentação, oferecendo um melhor custo-benefício, já que a demanda de manutenção diminui.

O TonerPave também não necessita de maquinário especial para sua aplicação – pode ser aplicado com o mesmo equipamento utilizado pelo impermeabilizante à base de betume, o mesmo usado na aplicação do asfalto tradicional.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

austrália pavimenta ruas toners impressora
Com 100 cartuchos de toners é possível pavimentar até uma tonelada de asfalto

O Polímero de Toner Modificado (“Modified Toner Polymer”, em inglês) é o principal produto na composição do TonerPave. Ele é feito a partir do resíduo do pó dos toners de impressão pós-consumo, predominantemente de plástico, embora possua cera, minerais e pigmentação em sua composição.

A Close the Loop já coletou e reciclou 22 mil toneladas de cartuchos de toners e de tintas, desde em 2001. Destes, cerca de 80% eram cartuchos toner. A empresa utilizou 30% do material para a própria indústria – o restante, aproximadamente 1,6 mil toneladas de pó de toner e impressão, foi utilizada como insumo para o TonerPave.

A empresa afirma que esses números poderiam ser maiores, se a população australiana fizesse o descarte correto do material. Em geral, as pessoas jogam o material no lixo comum, limitando o acesso da Close the Loop à matéria-prima do TonerPave.

Assista ao vídeo e saiba mais:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos © Jamie Williams/Reprodução

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,836,848SeguidoresSeguir
24,755SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Enfermeira adota criança especial abandonada pela família no hospital

A enfermeira não pensou duas vezes antes de adotar a criança.

Menino é curado de câncer graças ao tratamento com células-tronco usando cordão umbilical doado

Um garotinho de nove anos agora está livre de um câncer após ser submetido a um tratamento de ponta com células-tronco advindas de um...

Com cadeirinha de rodas feitas em 3D, a diversão de cães deficientes está garantida!

Usando uma impressora 3D, o militar norte-americano Trevor Byers construiu uma cadeirinha de rodas simples e confortável para sua cachorrinha Bubbles, que nasceu sem...

‘Estamos todos chocados’: mulher tem parto na banheira e bebê nasce com mais de 5 kg

A norte-americana Laura Fifield vive em Spokane, Washington e compartilhou uma linda história que ela teve a sorte de vivenciar, no site Love What...

Rosa Osiria: a flor híbrida que vem encantando o mundo

As rosas têm um romantismo para lá de especial e não é à toda que elas são as mais procuradas entre os apaixonados. Além dos...

Instagram

Austrália asfalta ruas com toners de impressora reciclados 2