Garoto autista vence mostra científica e sonha em construir fábrica de brinquedos

Uma das maiores virtudes das crianças é a criatividade, não é mesmo? Elas inventam cada coisa que a gente fica de queixo caído. Com Micael Naason não é diferente. Ele tem 11 anos e uma inventividade extraordinária.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Autista, o garoto de 11 anos cria objetos, principalmente brinquedos, usando materiais simples como papelão, papel, plástico, cola e arame.

Na última mostra científica da rede municipal de ensino da sua cidade, Cuité (PB), Micael foi premiado ao apresentar tudo o que tinha criado com esses materiais e toda a sua imaginação.

Tem de tudo um pouco no mundo de Micael: pássaros, foguetes, submarinos, carrinhos, utensílios domiciliares, futebol de totó, tubarão, tigre, cofre… E ele consegue dar movimento a quase tudo usando ideias simples de física e mecânica que ele mesmo desenvolve.

Brinquedos de papelão criados por garoto autista
Foto: Arquivo pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quando eu crescer, vou ser construtor de brinquedos, vou construir uma fábrica de brinquedos, com papelão, copo descartável, arame e tudo mais”, almeja Micael.

Ele fala que vai ser engenheiro e que quer construir brinquedos para que todas as crianças possam brincar”, disse a mãe, Sandra Macedo.

Arrasta para o lado e dá uma olhada nas invenções de Micael. 🦅🚀

 

Ver essa foto no Instagram

 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma publicação compartilhada por Mirella Caroene (@mirellacaroene) em

Amigo de Micael fez poema para ele

Além das suas criações, a interação com os outros colegas também é algo natural para o menino. Fred é o melhor amiguinho de sala e ele até fez um poema para Micael. Olha só:

Coleguinha faz poema para amigo autista que é inventor de brinquedos
Foto: Arquivo pessoal

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Toda escola por onde ele passa, ele sempre tem o melhor amiguinho. Na escola anterior era uma menina e agora é o Fred. Ele brinca com ele e guarda o lugar do colega todo dia na sala de aula”, disse a mãe.

Garoto autista que faz brinquedos de papelão e seu amigo que fez poema para ele
Micael e seu amigo Fred sempre inseparáveis. Foto: Arquivo pessoal

“Nós sempre prezamos pelo convívio social de Micael, ele nunca foi criado de forma diferente, sempre interagiu com as outras crianças”, lembra a irmã Mirella Caroene.

Leia mais: Garoto autista faz desenhos que parecem fotografias: “ajuda na minha ansiedade”

Família sofreu preconceito entre especialistas e em escola

Micael é o orgulho da família e todos se desdobram para ajudar nas invenções do garoto. “Quando ele quer fazer algo a gente arruma o material, o que for preciso e traz para ele fazer”, disse Sandra.

O diagnóstico do autismo veio aos dois anos e meio. Antes, Micael passou por diversos especialistas, mas nenhum desconfiou de autismo.

Chegaram a dizer que quem precisava de tratamento era eu, que estava nervosa demais e que era normal meu filho não falar”, conta a mãe.

Depois do diagnóstico, começou uma rotina de viagens para outra cidade para dar ao filho o acompanhamento adequado de psicólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional e neurologista.

Garoto autista apresenta projeto de criação de brinquedos com papelão para outras crianças
Foto: Arquivo pessoal

Para dar uma melhor condição para o filho, a família tentou matriculá-lo em uma escola particular assim que recebeu o diagnóstico de autismo, mas a escola afirmou que não estava preparada para recebê-lo.

Eles disseram que era porque não tinha cuidador para acompanhá-lo, mas nós percebemos que eles não queriam que ele estudasse ali”, disse a irmã.

Leia também: A arte trouxe nosso filho para essa vida”, diz mãe de menino autista que é pintor

A família então o matriculou numa escola pública e ele passou a ter uma cuidadora e professores especializados. Hoje, é o atual campeão da Mostra Científica da Educação Básica de sua cidade!

Garoto autista é premiado em mostra científica por desenvolver brinquedos de papelão
Foto: Arquivo pessoal

É isso aí, Micael, nosso autista inventor!

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Garoto autista que se emocionou ao ganhar 20 inscritos no YouTube passa de 40 mil 2

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,646,763SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Programa quer capacitar jovens LGBT e está com inscrições abertas

A organização que trabalha com o empoderamento da população LGBT+ brasileira, a TODXS, lançou o Programa Embaixadorxs, com a finalidade de descobrir e capacitar...

Deu match! Razões Para Acreditar e Editora MOL tornam-se sócios para engajar mais pessoas e gerar mais impacto

Olha que novidade incrível! Razões Para Acreditar e Editora MOL tornaram-se sócios. A gente está super feliz de poder anunciar essa parceria – e...

Empresa de ração incentiva adoção de vira-latas com nomes errados de raças de cachorros

Segundo o Google, "Pintier", "Hot Vaile", "Pudol" e "Yorkshine" são alguns dos termos mais buscados por pessoas que desejam adotar um cãozinho. Pensando nisso, a ONG...

‘Um tapa na cara da gente’, diz Padre Fábio de Melo após conhecer travesti

O Padre Fábio de Melo relatou uma experiência que teve no aniversário da cantora Alcione, no Rio de Janeiro, surpreendente, como ele mesmo definiu....

Internautas doam e jovem que perdeu a perna terá sua prótese para voltar a trabalhar

Tem rede solidária mais fantástica que a nossa?! Como de costume, com o apoio de todos vocês, mais uma vaquinha da VOAA bateu sua...

Instagram