Azul inicia primeira turma de bolsistas na área de aviação comercial, dando oportunidades a jovens de baixa renda

0
2045
avião azul linhas aéreas brasileiras
Candidatos selecionados farão especialização para piloto, comissário de voo e técnico de manutenção. Foto: reprodução/Facebook Azul Linhas Aéreas Brasileiras

Muita gente sonha em fazer carreira na aviação comercial, mas esbarra na falta de condições socioeconômicas. Para transformar essa realidade, a Associação Voar, criada por executivos da Azul, inicia este mês sua primeira turma de alunos bolsistas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foram mais de 1.100 inscritos e cerca de 700 candidatos atenderam aos requisitos da seleção e passaram pelo amplo processo de seleção, que foi iniciado em 2019. Dos 17 selecionados, seis se formarão pilotos, seis serão comissários de voo e outros cinco se formarão mecânicos de aeronave.

O tempo de formação varia entre 4 meses e 3 anos e meio, dependendo da profissão escolhida pelo candidato. Ao fim do curso, os formados pela Associação Voar estarão prontos para o mercado de trabalho.

rapaz segurando chapéu piloto avião vestindo camiseta associação voar azul
Foto: divulgação

“Eu idealizei a Associação Voar com o anseio de ajudar e dar oportunidades para qualquer pessoa crescer na carreira de aviação. Muita gente nasce em famílias humildes e não tem a mesma oportunidade que outras pessoas para investirem em seus sonhos, pois o valor das formações pode chegar a R$ 150 mil”, comenta John Rodgerson, presidente da Azul, a primeira empresa aérea brasileira eleita a melhor do mundo, e mantenedor da Associação Voar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ineditismo

Essa é uma iniciativa inédita no setor como uma nova forma de dar mais oportunidade às pessoas, fomentar a aviação comercial e a melhorar a qualificação profissional no Brasil.

A instituição ainda é administrada por tripulantes da companhia aérea, que de maneira voluntária, ajudam a Associação, que tem atuação totalmente independente da estrutura da empresa.

candidata programa capacitação aviação azul emocionada notícia aprovação
O sonho começa agora! Foto: divulgação

Para Camila Almeida, diretora de Pessoas da Azul, a Associação é um importante agente de transformação social, impulsionando a educação e empoderando as pessoas para conquistarem sucesso e progresso em suas carreiras.

“Queremos transformar histórias, contribuir com a sociedade e fortalecer o mercado da aviação com profissionais qualificados que estudarão nas melhores escolas do país.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Criar oportunidades investindo na formação de pessoas é o que move a Associação Voar. Queremos que todos decolem na carreira dos sonhos e que cada vez mais pessoas sejam favorecidas pela iniciativa”, finaliza a executiva.

De comissária de voo a piloto

A comissária de voo, Bianca Castro, de Campinas (SP), é uma das selecionadas e vai realizar a formação para piloto.

“Eu entrei na aviação em 2013, trabalhando no balcão de informações de Viracopos. Já tinha o curso de comissária, mas a oportunidade só apareceu em 2017 na Azul, quatro anos depois. Lembro que eu ia toda a semana levar o meu currículo e entregava no balcão do check out para a moça que ficava lá”, relembra.

Agora, Bianca, de 32 anos, quer dar um passo além.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“E no meio disso, surgiu o interesse em me tornar piloto. Na hora do pouso e da decolagem, eu comecei a sentir uma inspiração, pensava ‘nossa, eu poderia estar lá na frente’. Então, comecei a me fascinar com a possibilidade de me tornar piloto e fui atrás para ver o que isso exigia de mim. Foi aí que surgiu a Associação Voar na minha vida”, conta.

Melhor notícia!

Os candidatos receberam a notícia da aprovação com surpresa e muita emoção. Dá o play!

Que demais, Azul! ??

11 línguas, 3 capitais, 10 prêmios Nobel? Essa é África do Sul, minha gente!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.