Bagaço da cana-de-açúcar é capaz de descontaminar água poluída, comprovam pesquisadores brasileiros

É uma pesquisa atrás da outra, com contribuições essenciais, que os cientistas brasileiros deixam para a humanidade. Agora, um grupo de pesquisadores descobriu que o bagaço da cana-de-açúcar é capaz de descontaminar água com cobre ou crômio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Num país em que o dejeto da cana é um dos principais resíduos da agroindústria, essa informação vale ouro. Em vez de ir para o lixo, o bagaço pode “limpar” as águas poluídas.

A comprovação foi feita por meio de uma pesquisa desenvolvida por estudantes e professores da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade Federal de São Paulo, publicada no periódico Environmental Science and Pollution Research.

Cana-de-açucar
Foto: Joseph Mucira/Pixabay

Eles identificaram que o bagaço, modificado através de procedimentos de laboratório, tem um grande potencial de remover o cobre e o crômio da água. Isso é maravilhoso, já que boa parte das águas poluídas são contaminadas por esses dois metais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O cobre é bastante usado na indústria e na construção civil por ser um condutor de eletricidade e, por isso, costuma estar associado à água. Quando identificado com alto teor, ele provoca náusea, vômito e diarreia em quem consome o líquido.

Já o crômio é aplicado em processos industriais, como o curtimento de couro e tingimento têxtil. Sua presença na água pode ser tóxica e até causar câncer.

Bagaço de cana-de-açúcar
Foto: iStock

[Você sabia que pesquisadores brasileiros também estudam usar a cana para produzir energia elétrica?]

Como funciona o uso de bagaço na descontaminação da água

O grupo de pesquisadores brasileiros desenvolveu um compósito de bagaço, proveniente do processamento da cana pelas usinas de etanol e de açúcar, com nanopartículas de magnetita sintéticas, mas que são encontradas na natureza.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Compósito em pó extraído do bagaço para descontaminar água
Compósito do bagaço da cana-de-açúcar. Foto: divulgação

Quando a combinação é aplicada na água, ela puxa o cobre e o crômio para a superfície e, usando um ímã, os pesquisadores retiram os metais poluentes, deixando a água limpa.

“O material também pode ser aplicado na remoção de moléculas orgânicas, como corantes sintéticos, drogas, hormônios e pesticidas, o que reforça seu potencial para tratamento de água e efluentes”, escreveu o grupo no artigo científico.

Outros compostos removem até óleo da água

As pesquisas desenvolvidas pelo trabalho também podem levar a uma solução para despoluir grandes mananciais, como a investigação com biomassa de levedura, outro resíduo bastante usado na indústria alimentícia. Alguns compósitos magnéticos podem absorver até óleos, como o petróleo cru.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As pesquisas desse tipo vêm crescendo, principalmente devido à escassez de água limpa e potável no país e no mundo. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) recursos de água doce disponíveis por pessoa no planeta diminuíram mais de 20% nas últimas duas décadas e cerca de 2,2 bilhões de pessoas têm dificuldade de acesso à água potável.

Esperamos que a produção científica com base no uso desse tipo de tecnologia continue crescendo no Brasil e impulsione a bioeconomia no país“, disse a professora Elma Carrilho.

Nós também torcemos por isso, Elma! 🤞

Fonte: Agência Fapesp

Falando em sustentabilidade e preservação ambiental, vamos ajudar um vendedor de frutas que criou uma ecobarreira para proteger o rio que ele frequenta desde a infância? Criamos uma vaquinha na VOAA para as doações.
Clique e contribua!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,755,527SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mulher reforma bonecas do lixo e doa para crianças carentes

Para as crianças, o dia em que Antônia entrega as bonecas é como um “Dia das Crianças” ou “Natal” fora de época.

Primeiro diploma em braille é entregue a estudante em Pernambuco

Para todos os estudantes que se engajam no curso de graduação em Direito, uma coisa é certa: eles precisarão rotineiramente renunciar ao tempo livre...

Philippe Coutinho se comove com menino que improvisou camisa e envia vídeo

Philippe Coutinho tem se mostrado que, além de ser um grande jogador, tem um grande coração nos dando um show de humildade. Esta semana, o...

Vila Sésamo ganha personagem que mora em um lar adotivo

Como uma maneira de representar e trazer conforto a todas as crianças, a Vila Sésamo ganhou um personagem que vive em um lar adotivo. Karli...

ONG faz campanha para salvar milhares de animais silvestres, vítimas de incêndios no Pantanal

O Pantanal está queimando: o incêndio já consumiu 820 mil hectares! O cenário é o pior nos últimos 22 anos. São milhares de animais silvestres...

Instagram