Bahia usa camisa 24 em homenagem a Kobe Bryant e em ação contra a homofobia

0
1808
Bahia camisa 24 homenagem Kobe Bryant e ação contra homofobia

O Bahia entrou em campo contra o Imperatriz-MA em jogo pela Copa do Nordeste, na terça-feira (28), com um jogador titular camisa 24, vestida pelo volante Flávio, que abriu mão da camisa 5.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O gesto carrega um simbolismo poderoso: uma homenagem à Kobe Bryant, que brilhou no basquete norte-americano usando esse número. Ao mesmo tempo, é uma ação de combate à homofobia.

Isso porque, no Brasil, o número 24 está associado à homossexualidade. Historicamente, clubes e jogadores de futebol desprezaram a numeração. O preconceito nasceu com o Jogo do Bicho, onde o veado é representado pelo número 24.

Bahia camisa 24 homenagem Kobe Bryant e ação contra homofobia

Leia também: Torcedores do Bahia pretendem lançar camisa do clube com cores LGBT

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Como havia no imaginário popular essa relação do veado com o homossexual, o número 24 acabou tenso essa pecha, até porque o jogo do bicho se populariza de uma forma muito impactante no Rio de Janeiro e depois vai para o Brasil inteiro”, explica o historiador Luiz Antonio Simas.

A camisa 24 não se limitará apenas à partida de ontem, que o clube baiano venceu por 2 a 0. Nesta quarta (29) e no próximo domingo (2), o time sub-23 do Bahia vai atuar pelo Campeonato Baiano com uma camisa 24. O mesmo vai acontecer nas partidas do futebol feminino.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: GE.com/Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.