Bahia usará camisa ‘manchada de óleo’ para protestar contra vazamento

“Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?”, questiona o Bahia referindo-se ao vazamento de óleo nas praias do Nordeste. Buscando respostas, os jogadores do clube vestirão uma camisa com manchas de óleo na partida contra o Ceará pelo Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira (21).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O tricolor baiano publicou em seu Twitter um manifesto exigindo a investigação e punição dos culpados pelo vazamento.

“É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de um povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver”, continua o manifesto.

“O problema é seu. O problema é nosso.

Quem derramou esse óleo? Quem será punido por tamanha irresponsabilidade? Será que esse assunto vai ficar esquecido?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Bahia é você, somos nós, cada ser humano.

É a forma como representamos o amor, o apego, o chamego, o sagrado, a justiça. O Bahia é a união de um povo que vibra na mesma direção, que respira o mesmo ar e que depende da mesma natureza para existir, para sobreviver.

Jogaremos nesta segunda-feira (21), contra o Ceará, em Pituaçu, com a camisa do Esquadrão manchada de óleo.

Um convite à reflexão: o que faz um ser humano atacar e destruir espaços sagrados? O lucro a qualquer custo pode ser capaz de destruir a ética e as leis que regem e viabilizam a humanidade?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A barbárie deve ser tratada como tal, não como algo natural.”

Vazamento de óleo atingiu 15 unidades de preservação

Do Maranhão à Bahia, o vazamento de óleo começou em setembro e já afeta 194 pontos, incluindo 15 unidades de preservação. Considerada inédita no Brasil pela Marinha, devido à extensão geográfica e o tempo de duração, a catástrofe ambiental atingiu cerca de 2.250 km de extensão da costa.

As causas e os responsáveis ainda não foram descobertos. No entanto, sabe-se que o material é petróleo cru: não é produzido nem processado no país.

Mutirões de limpeza

Os nordestinos não esperam por justiça de braços cruzados! Nos últimos dias, começaram a circular nas redes sociais fotos e vídeos de moradores das praias afetados pelo vazamento recolhendo as manchas de óleo ‘no braço’. Confira:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Razões Para Acreditar (@razoesparaacreditar) em

Não é só futebol

Não é a primeira vez que o Bahia se posiciona sobre questões que extrapolam a esfera do futebol. Recentemente, o clube fez uma manifestação pública contra a homofobia: durante um jogo contra o Fortaleza, o clube usou bandeiras arco-íris nas linhas de escanteio.

Nas redes sociais, o vídeo da campanha traz um torcedor homossexual que expõe os preconceitos vivenciados por conta da sua orientação sexual, enquanto costura uma bandeira arco-íris para ser usada em campo.

torcedor bahia segura bandeira arco-íris

Em outro momento, o Bahia fez uma campanha de conscientização e combate à violência nos estádios.

Símbolo da campanha, a “Camisa Camuflada” possui um design neutro: a peça ganha as cores do clube quando o torcedor chega em segurança ao estádio, prevenindo possíveis confusões no percurso até o estádio onde o clube manda os seus jogos.

camisa bahia

“Pedir para que o torcedor se disfarce que só se revele quando chega no estádio, é na verdade uma grande crítica. Não podemos deixar o futebol brasileiro chegar a esse ponto”, diz Lênin Franco, gerente de negócios do clube.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Fonte: R7/Fotos: Reprodução/Esporte Clube Bahia

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,829,971SeguidoresSeguir
24,609SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Governo do RJ fornecerá esteiras para cadeirantes nas praias

"A praia é um espaço democrático e o Estado do Rio é reconhecido pela sua bonita orla. As praias têm que ser utilizadas por todos os habitantes do nosso estado".

Pit Bull de abrigo arruma sua cama todos os dias antes do horário das visitas

Que cachorrinho fofo, minha gente! Rush é um pit bull que vivia em um abrigo para animais em Ohio (EUA). Depois de meses sem ser...

Comissário percebe que passageira tem Parkinson e a leva para primeira classe

Essa notícia viralizou na semana passada nos Estados Unidos e nós a achamos tão encantadora que decidimos compartilhar com vocês também, para mostrar a...

Projeto espalha esculturas em formato de sorriso por diferentes cidades do país e traz a reflexão: todo mundo merece um motivo para sorrir

Não é difícil encontrar comentários positivos na página do Razões para Acreditar, com frases como “melhor notícia que li hoje” ou “isso me fez...

Homem também chora: 24 noivos emocionados ao verem suas noivas

Todos sabemos que a tradição diz que o noivo não pode ver a noiva antes do casamento, essa coletânea de fotos mostra então as...

Instagram

Bahia usará camisa 'manchada de óleo’ para protestar contra vazamento 2