Bairro alemão gera energia, capta energia da chuva, recicla resíduos e quase não tem carros nas ruas

O bairro Vauban, localizado em Freiburg, na Alemanha, é um exemplo de que é possível integrar a natureza à cidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O terreno onde fica o bairro pertencia a uma base militar francesa, que ganhou o nome em homenagem ao engenheiro militar francês Sébastien Le Prestre de Vauban. O planejamento do bairro começou em 1993, e já em 1995 e 1996 foram realizados encontros comunitários para a conscientização do uso de energia. As primeiras casas foram construídas em 1998 e o projeto foi concluído em 2006.

vauban-arquitetura-sustentavel-1

O bairro foi planejado para 5.000 moradores e as casas funcionam como micro usinas de geração de energia elétrica. A energia gerada supri as necessidades do local e gera créditos. As casas que gerarem mais energia do que consomem repassam o excedente para a rede pública.

As casas foram planejadas para reagir ao aumento e à queda da temperatura mantendo uma temperatura agradável no seu interior. No verão, as varandas servem para impedir a entrada do ar quente, e, no inverno, as janelas permitem a passagem da luz natural. Já as coberturas das casas possuem sistemas de captação de água da chuva, que é usada para a irrigação de jardins e uso em vasos sanitários.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

vauban-arquitetura-sustentavel-2

Os resíduos produzidos por cada uma das residências é totalmente separado em coletores espalhados pela cidade, dos quais cerca de 6% são reciclados.

O bairro estimula as pessoas a usarem menos o carro e optarem por meios de transporte menos poluentes. A caminha e a bicicleta são as formas de mobilidade oficiais do local. Existem ciclovias em praticamente todas as ruas do bairro e bondes que andam sobre tapetes de grama. Já para quem visita o local foram criados estacionamentos nas vias periféricas do bairro.

vauban-arquitetura-sustentavel-4

vauban-arquitetura-sustentavel-5

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

vauban-arquitetura-sustentavel-3

Com informações do Arquitetura Sustentável / Imagens: Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,977,926SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Empresa realiza oficina de Libras para integrar colaborador deficiente auditivo

Auxiliar e deficiente auditivo, Alisson Teles da Silva desenvolve mais seu potencial após colegas começarem a aprender Libras.

Desconhecido ajuda mãe a acalmar filhos pequenos chorando no avião

"Eu sinceramente pensei que seríamos expulsos do avião"

Vovó de 96 anos ensina família a dançar em festa e viraliza nas redes sociais

Aos 96 anos, esbanjando saúde, Shirley Goodman se tornou viral nas redes sociais após aparecer em um vídeo ensinando sua família a dançar Bruno...

Coletivo cria playground no Rio com 200 tambores de óleo que iriam para o lixo

Os artistas do coletivo Basurama reaproveitaram 200 tambores de óleo e lonas de vinil usados em eventos que aconteceram no museu Casa Daros, no...

Coronavírus: Ludmilla adianta 10 cachês para seus músicos em período sem shows

A cantora Ludmilla, 24 anos, anunciou na última quarta-feira (25) que irá adiantar o valor referente a 10 cachês de todos os músicos de...

Instagram