Bairro alemão gera energia, capta energia da chuva, recicla resíduos e quase não tem carros nas ruas

O bairro Vauban, localizado em Freiburg, na Alemanha, é um exemplo de que é possível integrar a natureza à cidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O terreno onde fica o bairro pertencia a uma base militar francesa, que ganhou o nome em homenagem ao engenheiro militar francês Sébastien Le Prestre de Vauban. O planejamento do bairro começou em 1993, e já em 1995 e 1996 foram realizados encontros comunitários para a conscientização do uso de energia. As primeiras casas foram construídas em 1998 e o projeto foi concluído em 2006.

vauban-arquitetura-sustentavel-1

O bairro foi planejado para 5.000 moradores e as casas funcionam como micro usinas de geração de energia elétrica. A energia gerada supri as necessidades do local e gera créditos. As casas que gerarem mais energia do que consomem repassam o excedente para a rede pública.

As casas foram planejadas para reagir ao aumento e à queda da temperatura mantendo uma temperatura agradável no seu interior. No verão, as varandas servem para impedir a entrada do ar quente, e, no inverno, as janelas permitem a passagem da luz natural. Já as coberturas das casas possuem sistemas de captação de água da chuva, que é usada para a irrigação de jardins e uso em vasos sanitários.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

vauban-arquitetura-sustentavel-2

Os resíduos produzidos por cada uma das residências é totalmente separado em coletores espalhados pela cidade, dos quais cerca de 6% são reciclados.

O bairro estimula as pessoas a usarem menos o carro e optarem por meios de transporte menos poluentes. A caminha e a bicicleta são as formas de mobilidade oficiais do local. Existem ciclovias em praticamente todas as ruas do bairro e bondes que andam sobre tapetes de grama. Já para quem visita o local foram criados estacionamentos nas vias periféricas do bairro.

vauban-arquitetura-sustentavel-4

vauban-arquitetura-sustentavel-5

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

vauban-arquitetura-sustentavel-3

Com informações do Arquitetura Sustentável / Imagens: Reprodução

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,833,091SeguidoresSeguir
24,700SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Idosa perde R$ 400 em ônibus e recebe ajuda de cearense que vive na Irlanda

Mais de sete mil quilômetros separam Sílvia e a arquiteta Gabriela Lima. No entanto, elas foram unidas pela solidariedade.

Garoto de 5 anos dá ‘economias’ ao médico que curou sua mãe de um câncer

"Sou medico há 20 anos, tenho visto muitas histórias tristes, mas este gesto me emocionou”

O Boticário agrada com campanha de Dia dos Namorados que traz casais homssexuais

Tratar certos temas na publicidade ainda é um tabu, principalmente por causa dos riscos em não acertar a mão na hora de falar e,...

Vizinho salva cadelinha que caiu do 9º andar de prédio

A cadelinha Mel foi amortecida pelo vizinho após cair de uma altura de cerca de 30 m.

Instagram

Bairro alemão gera energia, capta energia da chuva, recicla resíduos e quase não tem carros nas ruas 2