Escritora lança livro educativo para crianças contra abuso sexual na infância
Crianças que sofrem abuso sexual na infância, na maioria das vezes, não sabem que estão sendo violentadas ora por desconhecerem o seu corpo ora por sentirem vergonha de contar para o pai, a mãe ou adulto responsável.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Criado pela escritora Caroline Arcari, o livro Pipo e Fifi – prevenção de violência sexual para crianças (disponível para download gratuito aqui) ensina as crianças, de forma lúdica e descomplicada, a como diferenciar toques de amor de toques abusivos.
“As próprias crianças desenham os genitais, pintam de acordo com suas características, tom de pele, cor do cabelo e definem que partes do corpo consideram íntimas e que nenhum adulto ou pessoa mais velha pode tocar se não for por motivos restritos de higiene e saúde”, explica Caroline.
O livro já foi distribuído gratuitamente para mais de 100 mil crianças no Brasil, além de já ter chegado a crianças de países como Inglaterra, Espanha, Portugal e, mais recentemente, Cabo Verde, na África.
Leia Mais
Os bonequinhos que complementam a leitura ajudam as crianças a conhecerem melhor o seu corpo para que aprendam a dizer não e procurar ajuda em caso de violência sexual.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Os bonequinhos ficam para a criança para que ela relembre os conceitos desenvolvidos nas aulas. Muitos professores têm relatado casos nos quais a criança se encoraja a contar sobre a violencia sexual sofrida porque percebem que os adultos estão falando sobre isso e dispostos a ajudar. O bonequinho e o livro servem como um recurso que facilita o diálogo, faz uma ponte entre o adulto protetor e a criança, além de mostrar que a criança não está sozinha e será protegida se contar”, esclarece a autora.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fotos: Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.