Com proibição da caça, população de baleias jubarte sobe de 450 para 25 mil!

Clique e ouça:

A proibição em larga escala da caça e da predação humana contra as baleias tem apresentado resultados incríveis nos últimos anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com um novo estudo conduzido pela Escola de Ciências Aquáticas e Pesca da Universidade de Washington, nos EUA, a população de baleias jubarte – que estavam em extinção – saltou de 450 espécimes para mais de 25 mil somente no Oceano Atlântico Sul.

A pesquisa tem abrangência internacional, pois contou com dados de instituições do mundo todo e foi feito em co-autoria pelos pesquisadores Grant Adams, John Best e André Punt.

Segundo o Senso 2019 do Projeto Baleia Jubarte, uma ONG que existe desde 1988 e sobrevoa o Oceano Atlântico para fazer a contagem dos mamíferos, elas saltaram de 400 espécimes na década de 1960 para mais de 17 mil em 2019, no litoral brasileiro.

população baleias jubarte aumenta

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Preservação das baleias

O número de baleias jubarte se multiplicou graças a medidas de proteção implementadas há 60 anos, quando os cientistas perceberam que as populações estavam em declínio.

Leia tambémDiego, a tartaruga de 100 anos que teve 800 filhotes e salvou sua espécie da extinção

Na década de 1980, a Comissão Internacional da Baleia emitiu uma alerta de repressão a caça, oferecendo mais salvaguardas a elas. O resultado é que essa nova estimativa de 25 mil animais está próxima dos números que existiam antes da época em que a caça era permitida no Atlântico.

população baleias jubarte aumenta

“Fomos agradavelmente surpreendidos pelo retorno. Estudos anteriores não sugeriram que as baleias jubarte nessa região estavam indo bem”, disse o pesquisador John Best.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Pai e filho criam 51 mil colônias de colmeias para salvar as abelhas da extinção

“As populações de animais selvagens podem se recuperar da exploração se o manejo adequado for aplicado”, complementou. “Felizmente, foi.”

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Fonte: SNB/Fotos: Reprodução/Royal Society Open Science

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,074,367FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,447SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Confeiteira é humilhada por cobrar taxa de entrega de R$2 e recebe apoio de internautas

A confeiteira Ângela Oliveira foi humilhada por uma cliente que se recusou a pagar a taxa de entrega do seu bolo de pote. Na troca...

Policial compra bolo de aniversário para jovem que chorava por terem esquecido a data

O que você faria se todo mundo que você conhecesse esquecesse de seu aniversário? Esta situação, hipotética para muitos, aconteceu com um garoto tailandês....

Após 8 anos presos em gaiolas, leões de circo são resgatados e pisam na grama pela primeira vez

Não é de hoje que percebemos uma mudança radical nos cuidados aos animais de circo. O público tem cobrado mais responsabilidade com espaço, alimentação...

Sogro anda de mãos dadas com genro para ajudá-lo a superar medo de sair na rua com o namorado

Fran guarda algumas memórias ruins de um passado recente, quando ele sofreu preconceito por ser homossexual. O jovem foi agredido fisicamente, além de ter passado...

Internautas impedem falência de camisaria de idoso e vaquinha arrecada mais de R$50 mil em menos de 24h

Genteee, conseguimos! Batemos a meta da vaquinha pro Seu Pedroso não perder sua pequena camisaria, que ele tem há 75 anos. A história do vovô...

Instagram

Com proibição da caça, população de baleias jubarte sobe de 450 para 25 mil! 13