Com proibição da caça, população de baleias jubarte sobe de 450 para 25 mil!

A proibição em larga escala da caça e da predação humana contra as baleias tem apresentado resultados incríveis nos últimos anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com um novo estudo conduzido pela Escola de Ciências Aquáticas e Pesca da Universidade de Washington, nos EUA, a população de baleias jubarte – que estavam em extinção – saltou de 450 espécimes para mais de 25 mil somente no Oceano Atlântico Sul.

A pesquisa tem abrangência internacional, pois contou com dados de instituições do mundo todo e foi feito em co-autoria pelos pesquisadores Grant Adams, John Best e André Punt.

Segundo o Senso 2019 do Projeto Baleia Jubarte, uma ONG que existe desde 1988 e sobrevoa o Oceano Atlântico para fazer a contagem dos mamíferos, elas saltaram de 400 espécimes na década de 1960 para mais de 17 mil em 2019, no litoral brasileiro.

população baleias jubarte aumenta

Preservação das baleias

O número de baleias jubarte se multiplicou graças a medidas de proteção implementadas há 60 anos, quando os cientistas perceberam que as populações estavam em declínio.

Leia tambémDiego, a tartaruga de 100 anos que teve 800 filhotes e salvou sua espécie da extinção

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na década de 1980, a Comissão Internacional da Baleia emitiu uma alerta de repressão a caça, oferecendo mais salvaguardas a elas. O resultado é que essa nova estimativa de 25 mil animais está próxima dos números que existiam antes da época em que a caça era permitida no Atlântico.

população baleias jubarte aumenta

“Fomos agradavelmente surpreendidos pelo retorno. Estudos anteriores não sugeriram que as baleias jubarte nessa região estavam indo bem”, disse o pesquisador John Best.

Leia também: Pai e filho criam 51 mil colônias de colmeias para salvar as abelhas da extinção

“As populações de animais selvagens podem se recuperar da exploração se o manejo adequado for aplicado”, complementou. “Felizmente, foi.”

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Fonte: SNB/Fotos: Reprodução/Royal Society Open Science

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

984,898FãsCurtir
1,731,005SeguidoresSeguir
8,540SeguidoresSeguir
11,100InscritosInscrever

+ Lidas

Bióloga que salvou Arara Azul da extinção vira personagem da Turma da Mônica

Na última terça-feira (11), foi celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Para comemorar a data, a Mauricio de Sousa Produções...

Ortobom doa 500 colchões para vítimas de chuva em Raposos (MG)

A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a mais afetada pelas fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nas últimas semanas. Um exemplo é...

Juiz vai até a casa de idosa para lhe conceder aposentadoria

Um  caso incomum aconteceu há alguns meses, onde um juiz foi até a casa de uma senhora de 100 anos para conceder aposentadoria a ela. O...

Mulher que sofre de ansiedade agradece a compreensão do seu namorado: “Há pessoas melhores que remédio”

Porque respeito e compreensão são fundamentais em qualquer relacionamento.

Mãe diz para filha chamar melhor amiga para noite do pijama e ela trouxe: uma senhora de 68 anos

Quando somos crianças, sempre temos um amigo ou uma melhor amiga que nos identificamos mais, não? E, mesmo que essa amizade não dure pra...

Instagram