Brasil terá banco de células-tronco compatível com 90% da população

Um trabalho liderado pela Universidade de São Paulo (USP) permitirá em breve que o Brasil ganhe um banco de células-tronco induzidas, amplo o bastante para cobrir as necessidades de 90% da população do país (isto é, 189 milhões de brasileiros).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os pesquisadores analisaram o perfil genético para o sistema imunológico de quase quatro milhões de pessoas com informações do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), já tendo identificado pessoas ideais para a coleta das células.

As células-tronco induzidas são retiradas de indivíduos adultos e manipuladas por técnicas genéticas específicas que as tornam pluripotentes, isto é, que se transformam em qualquer tecido do corpo humano.

banco de células-tronco do brasil usp

Trabalho com células-tronco beneficiará pessoas do mundo todo

A professora Lygia da Veiga Pereira tem coordenado esse trabalho. Ela é chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE), da USP. Pereira conta que, além de induzidas à pluripotência, “as células-tronco da coleção que está sendo criada serão compatíveis com a maioria dos brasileiros, pois vêm de indivíduos que possuem um tipo de sistema imunológico mais comum”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia tambémUSP descobre molécula que reduz tumor e evita metástase do câncer de ovário

Desde 2016, o Brasil é parceiro da Aliança Global para Terapias com Células-Tronco Pluripotentes Induzidas.

O objetivo da aliança é trabalhar para que essas terapias sejam aplicadas em benefício de pacientes de todo o mundo. Assim, o banco brasileiro de células-tronco induzidas integrará um banco global para atender pessoas das mais variadas nacionalidades e culturas.

Educação, esporte e arte são fundamentais para a inclusão social de grupos vulneráveis, concorda? Conheça então três projetos que defendem essas causas, escolha a sua favorita, apoie e concorra a um super prêmio de R$ 1 milhão da promoção “Ganhou, Causou”, da Nestlé. Clique aqui e saiba como participar!

Fonte: USP/Fotos: Wikimedia Commons/CC

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,638,607SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Coronavírus: moradores de rua são abrigados em casas e escolas de Maceió (AL)

A Arquidiocese de Maceió (AL) e a prefeitura da capital alagoana estão trabalhando em conjunto para assegurar vaga a pelo menos 240 moradores em...

Brinquedo escondido em sabonete melhorou em 70% hábitos de higiene nas crianças

Para chegar ao brinquedo, elas precisam usar o sabão lavando as mãos. Assim as crianças aprendem e criam esse importante hábito higiênico.

Hospital Estadual da Criança realiza desejos de pacientes no Rio de Janeiro

Dezenas de crianças internadas no HEC - Hospital Estadual da Criança, no bairro Vila Valqueire, zona oeste do Rio, enfrentam longos períodos de internação...

Carteiro cumpre último desejo de cachorra falecida que conhecera em sua rota pela cidade

Uma pastora alemã chamada Gretchen faleceu recentemente, mas encontrou a pessoa perfeita para garantir que seu legado de amor continue vivo. Gretchen foi adotada em 2013 de...

Pai passa 2 anos construindo estrada para filhos irem com segurança à escola

Essa é uma daquelas notícias que nos trazem uma dose de amor instantaneamente! Na Índia, um pai passou mais de 2 anos construindo uma...

Instagram