Início ETC Saúde Brasil terá banco de células-tronco compatível com 90% da população

Brasil terá banco de células-tronco compatível com 90% da população

Um trabalho liderado pela Universidade de São Paulo (USP) permitirá em breve que o Brasil ganhe um banco de células-tronco induzidas, amplo o bastante para cobrir as necessidades de 90% da população do país (isto é, 189 milhões de brasileiros).

Os pesquisadores analisaram o perfil genético para o sistema imunológico de quase quatro milhões de pessoas com informações do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), já tendo identificado pessoas ideais para a coleta das células.

As células-tronco induzidas são retiradas de indivíduos adultos e manipuladas por técnicas genéticas específicas que as tornam pluripotentes, isto é, que se transformam em qualquer tecido do corpo humano.

banco de células-tronco do brasil usp

Trabalho com células-tronco beneficiará pessoas do mundo todo

A professora Lygia da Veiga Pereira tem coordenado esse trabalho. Ela é chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE), da USP. Pereira conta que, além de induzidas à pluripotência, “as células-tronco da coleção que está sendo criada serão compatíveis com a maioria dos brasileiros, pois vêm de indivíduos que possuem um tipo de sistema imunológico mais comum”.

Leia tambémUSP descobre molécula que reduz tumor e evita metástase do câncer de ovário

Desde 2016, o Brasil é parceiro da Aliança Global para Terapias com Células-Tronco Pluripotentes Induzidas.

O objetivo da aliança é trabalhar para que essas terapias sejam aplicadas em benefício de pacientes de todo o mundo. Assim, o banco brasileiro de células-tronco induzidas integrará um banco global para atender pessoas das mais variadas nacionalidades e culturas.

Educação, esporte e arte são fundamentais para a inclusão social de grupos vulneráveis, concorda? Conheça então três projetos que defendem essas causas, escolha a sua favorita, apoie e concorra a um super prêmio de R$ 1 milhão da promoção “Ganhou, Causou”, da Nestlé. Clique aqui e saiba como participar!

Fonte: USP/Fotos: Wikimedia Commons/CC

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

980,201FãsCurtir
1,669,987SeguidoresSeguir
8,194SeguidoresSeguir
10,900InscritosInscrever

+ Lidas

Médico faz desenhos em curativos de crianças após cirurgias

O cirurgião pediátrico Robert Parry sempre tira um momento após uma cirurgia para garantir que uma cicatriz não seja a única lembrança duradoura do...

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Fotógrafo capta momento em que esquilo cheira flor amarela e imagem viraliza

As fotos foram publicadas no Instagram e Facebook há quase dois meses, mas só agora viralizaram na internet.

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Aluno usa dinheiro que ganhou de aniversário para pagar ida de amigo a excursão

Um gesto de amizade envolvendo dois estudantes da escola Francisco Murilo Pinto em Bragança Paulista (SP) tem comovido milhares de pessoas na internet.

Instagram