Brasil terá banco de células-tronco compatível com 90% da população

Um trabalho liderado pela Universidade de São Paulo (USP) permitirá em breve que o Brasil ganhe um banco de células-tronco induzidas, amplo o bastante para cobrir as necessidades de 90% da população do país (isto é, 189 milhões de brasileiros).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os pesquisadores analisaram o perfil genético para o sistema imunológico de quase quatro milhões de pessoas com informações do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), já tendo identificado pessoas ideais para a coleta das células.

As células-tronco induzidas são retiradas de indivíduos adultos e manipuladas por técnicas genéticas específicas que as tornam pluripotentes, isto é, que se transformam em qualquer tecido do corpo humano.

banco de células-tronco do brasil usp

Trabalho com células-tronco beneficiará pessoas do mundo todo

A professora Lygia da Veiga Pereira tem coordenado esse trabalho. Ela é chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE), da USP. Pereira conta que, além de induzidas à pluripotência, “as células-tronco da coleção que está sendo criada serão compatíveis com a maioria dos brasileiros, pois vêm de indivíduos que possuem um tipo de sistema imunológico mais comum”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia tambémUSP descobre molécula que reduz tumor e evita metástase do câncer de ovário

Desde 2016, o Brasil é parceiro da Aliança Global para Terapias com Células-Tronco Pluripotentes Induzidas.

O objetivo da aliança é trabalhar para que essas terapias sejam aplicadas em benefício de pacientes de todo o mundo. Assim, o banco brasileiro de células-tronco induzidas integrará um banco global para atender pessoas das mais variadas nacionalidades e culturas.

Educação, esporte e arte são fundamentais para a inclusão social de grupos vulneráveis, concorda? Conheça então três projetos que defendem essas causas, escolha a sua favorita, apoie e concorra a um super prêmio de R$ 1 milhão da promoção “Ganhou, Causou”, da Nestlé. Clique aqui e saiba como participar!

Fonte: USP/Fotos: Wikimedia Commons/CC

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,822,141SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Menino nada por uma hora contra a correnteza para pedir ajuda e salvar família

Chase Poust, 7, foi capaz de nadar por uma hora contra a corrente para buscar ajuda em terra firme e salvar seu pai, Steven,...

Mulher trans adota bebê que foi abandonado depois que recebeu sangue dela

Os pais abandonaram a criança com medo de que ela se tornasse "um deles".

SOS Manaus: vaquinha do Razões já arrecadou quase R$ 400 mil em menos de 24 horas

2020 acabou, mas a pandemia ainda não foi embora. Em Manaus, região norte do Brasil, a situação está cada vez mais tensa. Com os...

A verdadeira Beleza do Natal é a capacidade de despertar os melhores sentimentos

Alguma coisa especial acontece nesta época do ano, pois começamos a repensar tudo que fizemos durante o ano e relembrar nossas atitudes com as...

Na Índia, existe uma matéria escolar que ensina crianças a terem compaixão pelos animais

A natureza aflora em nós, desde a pouca idade, um encantador universo de descobertas e autoconhecimento. Na Índia, essa ideia é levada a sério...

Instagram