Dezenas de banhistas empurram baleias encalhadas de volta para o mar

Um dia na praia se transformou em um dramático esforço de resgate para os banhistas que aproveitavam a praia East Beach, em Simon Island, na Geórgia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na noite desta terça-feira (16), por volta das 18h, um grupo de baleias-piloto encalhou na praia. Dezenas de pessoas correram para ajudá-las, tentando empurrar os animais de uma tonelada (cada) para águas profundas.

Um vídeo gravado pela banhista Dixie McCoy no momento em que o resgate começou, mostra o bando de baleias agitando-se impotente em águas rasas, enquanto os banhistas e uma equipe especial de resgate tenta empurrar as criaturas.

Enquanto isso, outras pessoas jogam água sobre elas para ganhar algum tempo.

Banhistas salvam baleias encalhadas em praia e ajudam elas a retornarem à água

“É tão triste que elas vão morrer se não receberem ajuda”, diz McCoy no vídeo. “Precisamos de anjos aqui hoje.”

Leia também: Moradores de Búzios passam um dia inteiro retirando baleia encalhada na areia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Graças à proatividade e ação rápida dos banhistas, a maioria das baleias foi devolvida ao mar com sucesso.

Banhistas salvam baleias encalhadas em praia e ajudam elas a retornarem à água

Infelizmente, duas delas, que pareciam “doentes e incapacitadas”, de acordo com o biólogo Clay George, do Departamento de Recursos Naturais, não puderam ser resgatadas.

Alguns nadadores profissionais continuaram a nadar mais profundamente com as baleias, empurrando-as pelo píer da ilha de St. Simon.

Banhistas salvam baleias encalhadas em praia e ajudam elas a retornarem à água

“Isso foi incrível”, diz McCoy no vídeo. “Uma visão que nunca pensei que veria em toda a vida.”

O biólogo Clay George acrescentou que as baleias-piloto viajam em grandes grupos e são criaturas muito amigáveis ​​e sociais. Então, quando uma delas fica para trás, o grupo se recusa a ir embora.

Banhistas salvam baleias encalhadas em praia e ajudam elas a retornarem à água

Para que isso não acontecesse, as autoridades do Departamento de Recursos Naturais fizeram uma frente com barcos que afastaram os animais para longe.

Banhistas salvam baleias encalhadas em praia e ajudam elas a retornarem à água

“As baleias-piloto são as espécies mais comumente envolvidas em encalhamentos em massa”, afirma George, dada a natureza altamente sociável da espécie.

Leia também: Esta incrível baleia salvou bióloga de um ataque de tubarão

Elas podem pesar mais de uma tonelada, tornando-as grandes o suficiente para causar ferimentos graves a alguém tentando ajudá-las sem experiência prévia.

Banhistas salvam baleias encalhadas em praia e ajudam elas a retornarem à água

Em um post no Facebook, o Departamento de Recursos Naturais e o Corpo de Bombeiros de Glynn County agradeceram aos banhistas presentes na praia que ajudaram a salvar os animais encalhados.

“Neste momento, gostaríamos de felicitar os muitos voluntários e socorristas que se uniram para ajudar o grande número de baleias que encalharam esta tarde na Ilha de St. Simons”, diz o post.

“Esta tem sido uma ocorrência incomum, mas eventos como esses podem realmente mostrar o nível de cuidado e apoio de nossa comunidade. Obrigado a todos que ajudaram aqueles que mais precisavam numa hora tão escura.”

Confira o vídeo do resgate:

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Daily Mail UK/Fotos: Reprodução/Dixie V. McCoy

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

987,764FãsCurtir
1,764,214SeguidoresSeguir
8,645SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovem cria escola de lona para alunos carentes em Tocantins e internautas criam vaquinha

Com alguns tecidos, plásticos e madeiras que encontra no lixão, jovem construiu a sua escolinha de reforço. Mas quando chove, ele perde tudo.

Pitbull resgatado de “rinha” não para de sorrir no novo lar

Publicamos no final do ano passado o resgate de 33 pitbulls de uma “rinha” em Itu (SP). O estado dos cães era muito triste. Hoje,...

Menino vende desenhos no portão de casa para ajudar a família e comprar telas

Kayque coloca seus desenhos à venda no portão de casa por R$1,50 para conseguir dinheiro para as telas e para ajudar a família.

Cadeirante que faz entregas em SP sonha ter cadeira motorizada e internautas criam vaquinha

Conheçam o Luciano Oliveira, 44 anos, cadeirante que ficou conhecido por trabalhar como entregador de comida por aplicativo.

Ortobom doa 500 colchões para vítimas de chuva em Raposos (MG)

A Região Metropolitana de Belo Horizonte foi a mais afetada pelas fortes chuvas que caíram em Minas Gerais nas últimas semanas. Um exemplo é...

Instagram