Projetos levam banho e cuidados a pessoas em situação de rua em todo o país

Alguém, alguma vez, teve a brilhante ideia de levar mais dignidade para as pessoas em situação de rua em forma de banhos e cuidados. Essa iniciativa foi se espalhando e hoje são dezenas de projetos assim em todo o Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Muitos dos projetos são desenvolvidos em ônibus com banheiros que se deslocam por vários lugares das cidades. Além do banho, as pessoas beneficiadas também recebem cuidados de saúde e ganham roupas e cobertores, na maioria das vezes.

Para manter esse trabalho incrível, boa parte dos projetos é realizada por meio de doações. Alguns deles são desenvolvidos pela iniciativa pública e outros pela iniciativa privada. Nós listamos abaixo várias dessas ações para você ficar sabendo onde existe o serviço e como ajudar.

Ah, e se você conhece algum trabalho parecido que não está listado, por favor nos informe para ajudar a divulgar ainda mais essa boa ação.

Distrito Federal tem Alma Lavada e Banho do Bem

A gente começa pelo Distrito Federal, onde dois projetos super bacanas levam mais dignidade para essas pessoas. O Banho do Bem é um busão que, além de banhos, leva roupas, calçados, alimentos e itens de higiene pessoal para os moradores da Rodoviária do Plano todos os domingos. O projeto já é realizado há dois anos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Foto: Divulgação

O Alma Lavada funciona de forma parecida, mas é itinerante, leva serviços para várias áreas de Brasília. O projeto também oferece comida, roupas, serviços de saúde e de beleza e até arte e cultura para as pessoas em situação de rua.

Foto: Divulgação

Rio de Janeiro tem Banho da Alegria

O trabalho bonito de levar mais dignidade para as pessoas que vivem nas ruas também é realizado no Rio de Janeiro pelo pessoal do Banho da Alegria. O projeto foi criado em 2017 e começou apenas com a ideia do chuveiro itinerante, mas hoje tem várias parcerias e leva também um verdadeiro mutirão da cidadania, oferecendo diferentes serviços e atividades lúdicas aos que mais precisam.

São Paulo tem projeto pioneiro de lavanderia

Além de se preocupar com o banho das pessoas, o projeto Lavanderia lava as roupas dessas pessoas. O projeto busca agora construir uma sede onde também poderá oferecer outros serviços, como cursos de capacitação profissional.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Lucas Caldeira, do Entrega por SP, coordena o projeto Lavanderia. Foto: Antônio Milena/Veja SP

Em Praia Grande, no Litoral Sul, o Amigos do Banho também desenvolve a ação em uma carroceria improvisada, com banhos quentes e a entrega de refeições. A iniciativa é realizada desde o ano passado.

Goiás tem enxurrada de projetos

O estado de Goiás é um dos que mais têm iniciativas nesse sentido. O Águas Vivas é realizado pela ONG Farol da Terra. De Goiânia, os voluntários saem levando serviços em um ônibus para vários locais da região metropolitana. O ônibus tem três banheiros e dois consultórios odontológicos, onde os moradores em situação de rua recebem atendimentos de dentistas.

O projeto Solidaire realiza várias ações sociais, entre elas, o banho itinerante para pessoas em condição de rua. Os mutirões acontecem em Goiânia e em Vila Velha.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leita também: Ônibus-chuveiro leva banho de autoestima para moradores de rua na Alemanha

Também em Goiânia tem o Banho do Bem, que além de tudo isso, conta com uma equipe de enfermeiras que cuida das pessoas machucadas na rua.

O Banho Faz Bem desenvolve o mesmo trabalho na cidade de Rio Verde, com dois banheiros em um trailer adaptado em uma carroceria. Os voluntários também doam roupas, comida, serviços de saúde, higiene e beleza e um montão de afeto.

Moradores de Minas Gerais recebem Banho de Amor e Banho Solidário

Belo Horizonte tem duas iniciativas que ajudam a dar um dia melhor às pessoas que vivem nas ruas. O Banho de Amor foi criado para levar banho, roupas, comida, atendimento odontológico e também muito amor para as pessoas beneficiadas. Os voluntários são treinados para entregar o melhor de si, para além da doação física e material. Eles dedicam tempo de conversa e escuta às pessoas em situação de rua.

Foto: Divulgação

O Banho Solidário de BH tem uma proposta parecida. Os voluntários doam parte do seu tempo para atender e escutar as pessoas. O banho funciona como um atrativo para que esses moradores possam receber mais cuidados ainda. Os voluntários também tiveram uma super sacada, que é a venda de produtos para reverter em recursos para o projeto. Então, no perfil do Banho Solidário você pode comprar camisas, canecas e até pão e ajudar a dar mais conforto para um montão de gente que não tem onde morar.

Paraíba tem Banho de Água Viva e Banho de Cuidados

No Nordeste Brasileiro, projetos como esses também se multiplicam. Na capital paraibana, João Pessoa, o Banho de Água Viva tem mais de 250 voluntários que levam não apenas banho, mas também alimentos, roupas, cuidados em higiene, cortes de cabelo e barba e atividades educativas para as crianças.

Em Campina Grande, segunda maior cidade do estado, o Banho de Cuidados é financiado pelo Poder Público Municipal e leva banho com água aquecida para os moradores de rua, além de encaminhá-los para casas de acolhimento e para programas sociais.

Rio Grande do Norte tem Chuveiro Solidário e Alma Lavada

Na capital potiguar, Natal, dois projetos fazem a diferença na vida das pessoas em situação de rua. O primeiro é o Alma Lavada Natal, fundado há 3 anos, que realiza as ações todas as terças-feiras.

O Alma Lavada para mim é muito importante porque eu tomo banho, corto o cabelo, faço minha barba, que não tenho condição de fazer em um salão, e ainda saio perfumado, cheiroso. Ganho lençol, camisa, bermuda e cueca. Eu agradeço muito a essas pessoas“, foi o que relatou o Jailton, um dos beneficiados.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Alma Lavada Natal (@almalavadanatal) em

O outro projeto é o Chuveiro Solidário, que além de oferecer os banhos para as pessoas da rua, realiza bazar e outros eventos para arrecadar doações em prol dos moradores. O trabalho é voluntário e também é mantido por meio de doações.

Moradores de Pernambuco recebem Banho de Cidadania

Foto: Divulgação

O projeto de Recife é um dos mais recentes, foi iniciado este ano. O Banho de Cidadania é um trailer adaptado em uma carroceria que foi construído por um grupo de amigos com doações de voluntários. “Nós levamos algo que é básico, que é necessário a qualquer ser humano, que é a higiene pessoal“, disse o voluntário Thiago Cunha.

Banho Solidário também é realizado em Ponta Grossa, Ilhéus, Vitória da Conquista, Aracaju e Cuiabá

O nome Banho Solidário é o mais utilizado para batizar o projeto pelas cidades do país. O Banho Solidário de Ponta Grossa-RS é mantido pela Prefeitura Municipal. As pessoas ganham banho quente para ajudar a atravessar as baixas temperaturas.

Na Bahia, o Banho Solidário de Ilhéus já acontece há três anos e os voluntários tentam agora construir uma sede para armazenar os materiais das ações e, principalmente, o veículo que tem os chuveiros itinerantes. Também na Bahia, o Banho Solidário de Vitória da Conquista, idealizado por um empresário, leva mais conforto para as pessoas.

Em Aracaju, Sergipe, o Banho Solidário Aju completou um ano e já contemplou centenas de pessoas. Além do banho, da entrega de roupas e da oferta de cuidados, os voluntários têm serviço de enfermagem para os moradores de rua com problemas de saúde.

Já em Cuiabá, no Mato Grosso, o Banho Solidário começou em 2017 e tem levado bastante assistência a pessoas imigrantes de outros países, como os venezuelanos.

Em Itajaí é realizado projeto social Ir ao Povo

Em Santa Catarina, na cidade de Itajaí, a iniciativa Ir ao Povo é realizada uma vez por semana. Jovens da igreja católica se reúnem, conseguem doações e levam carro com chuveiros itinerantes e vários serviços para os que mais precisam.

Projetos se multiplicam por todo o país

Além de todos esses exemplos que mostramos, ainda fomos informados de projetos bem parecidos em cidades como Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS) e Vila Velha (ES). Mas nós sabemos que há muitas outras iniciativas que levam mais dignidade para essas pessoas no país. Que esses projetos possam continuar banhando as pessoas que mais precisam de muita atenção e cuidado. 💦🚿🧼

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.
  • Envie sua história aqui.

Fotos: Reprodução/Instagram

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

Relacionados

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,020,205FãsCurtir
2,150,148SeguidoresSeguir
11,472SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Jovens e agricultores se unem e abrem bibliotecas na zona rural da Paraíba

Eu já estou apaixonado por essa história antes mesmo de começar a contar pra vocês. Esse é um exemplo de que a união entre...

Guy Fieri arrecada US$ 22 milhões para funcionários de restaurantes desempregados

Guy Fieri é uma verdadeira celebridade nos Estados Unidos, onde além de ser empresário e dono de uma grande rede de restaurantes, também é...

Após alagamento, vaquinha arrecada R$117 mil e idosos ganharão um lar novo (BA)

Os velhinhos da Casa de Idosos Giuseppe Aras, em Itabela (BA), vão ganhar um lar novo! O asilo onde os 34 idosos moravam ficou alagado...

Pescadores salvam 5 tartarugas marinhas presas em rede de pesca

Na praia de Araranguá, em Santa Catarina, o que tinha tudo para ser apenas mais um dia normal para alguns pescadores, transformou-se em uma...

Cachorrinha é adotada por Corpo de Bombeiros após ser agredida e abandonada

A história da cachorrinha Ashley é a prova viva de que, ao mesmo tempo que existem pessoas ignorando os direitos dos animais, outras maravilhosas...

Instagram